Minha conta
    Indesejado em Indiana Jones 5, Shia LaBeouf, que foi a maior estrela de sua geração, hoje luta pela carreira
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Por muitos anos, era impossível imaginar o cinema de grande sucesso sem Shia LaBeouf. Grandes séries de filmes como Indiana Jones e Transformers contaram com ele. Ambas as sequências foram lançadas recentemente sem LaBeouf. E há razões para isso.

    Indiana Jones e a Relíquia do Destino está nos cinemas, mas Shia LaBeouf não faz parte dele. Isso não é um spoiler. Muito antes do lançamento do filme, os fãs e a mídia ficaram se perguntando como a série lidaria com a ausência de seu personagem, Mutt Williams. O envolvimento de LaBeouf na última parte da franquia dificilmente era uma opção. E isso apesar do fato de que Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal o posicionou como um quase sucessor de Harrison Ford em 2008.

    Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal
    Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal
    Data de lançamento 21 de maio de 2008 | 2h 03min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Harrison Ford, Shia LaBeouf, Karen Allen
    Usuários
    4,0
    Assista agora

    O que aconteceu nesse meio tempo? Por que uma série de filmes que contava com o carisma e a popularidade de Shia LaBeouf há 15 anos, agora não está dando espaço para a estrela? Explicamos o complicado caso de Shia LaBeouf em quatro tópicos.

    1. A presença de Shia LaBeouf no cinema de grande sucesso dos anos 2000

    2. As polêmicas de Shia LaBeouf em Hollywood nos anos 2010

    3. Como Hollywood está lidando com o problema de Shia LaBeouf

    4. Como Shia LaBeouf está tentando salvar sua carreira agora

    O cinema de sucesso dos anos 2000 não poderia prescindir de Shia LaBeouf

    Se você viu um blockbuster de Hollywood nos cinemas nos anos 2000, é provável que Shia LaBeouf estivesse envolvido.

    Os primeiros papéis coadjuvantes de Shia LaBeouf:

    Em 2003, ele teve um papel pequeno, mas típico, em As Panteras - Detonando

    Em 2004, ele interpretou um ajudante ao lado de Will Smith em Eu, Robô

    E um grande ajudante em Constantine de 2005 ao lado de Keanu Reeves

    Esses filmes o tornaram interessante para papéis principais em produções ainda mais elaboradas:

    Paramount Pictures

    A partir de 2007: Transformers 1 a 3

    Transformers
    Transformers
    Data de lançamento 20 de julho de 2007 | 2h 24min
    Criador(es): Michael Bay
    Com Shia LaBeouf, Megan Fox, Josh Duhamel
    Usuários
    4,1
    Assista agora

    2008: Indiana Jones 4

    2010: Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme

    Houve também vários sucessos menores, como Paranóia. Nenhum outro ator de sua geração - LaBeouf nasceu em 1986 - pode se orgulhar de um portfólio de papéis que se aproxime da qualidade. Shia LaBeouf foi o protagonista do cinema light pipoca nos anos 2000. Diretores influentes como Michael Bay e Steven Spielberg o apoiaram na fase mais importante de sua carreira. Em suas máquinas de dinheiro, LaBeouf interpretou um personagem desajustado nervoso e tagarela, mas de alguma forma legal, que se eleva a herói. Ele era um ator extremamente divertido e feito para esse tipo de filme.

    Mas LaBeouf deixou os sucessos de bilheteria para trás no início/meados de 2010 e queimou parcialmente suas pontes para o cinema comercial. Em 2016, ele disse que seu patrono Steven Spielberg era "menos diretor e mais uma maldita empresa". LaBeouf pediu desculpas, mas a mensagem foi transmitida. Ele trabalhou com cineastas independentes como Andrea Arnold (Docinho da América) e provou sua adequação como ator em Ninfomaníaca, entre outros, e se reinventou longe de Hollywood. A franquia Transformers continuou sem ele.

    Por quatro filmes, LaBeouf não desempenhou um papel no mundo dos Autobots. E Indiana Jones agora traz de volta o ainda mais velho Harrison Ford para (desta vez realmente) a última vez. Questionado pela Variety, o diretor James Mangold explicou que a ausência de Shia LaBeouf se deu por falta de espaço.

    Por que Shia LaBeouf não é mais procurado em Hollywood

    Netflix

    Normalmente, ambas as produções iam correr para ter uma estrela herdada como Shia LaBeouf, a quem o público-alvo atribui uma nostalgia comercialmente valiosa. Pela mesma razão, a série Obi-Wan trouxe de volta Hayden Christensen, que interpretou Anakin Skywalker nos prelúdios de Star Wars. Mas nem os líderes dos Transformers nem os de Indiana Jones abordaram Shia LaBeouf. E há várias boas razões para isso.

    LaBeouf disse que passou muito tempo na reabilitação. Por vários anos, ele regularmente produziu manchetes com explosões públicas e acusações contra si mesmo:

    Não Se Preocupe, Querida: Shia LaBeouf foi demitido para segurança de Florence Pugh, diz Olivia Wilde

    Em 2013, ele foi acusado de plágio. Ele se desculpou com o que agora está se tornando estranho, um pedido de desculpas aparentemente plagiado, como relatou a Wired .

    Em 2017, ele foi preso por intoxicação e perturbação da paz pública, informou o Hollywood Reporter. Ele se desculpou e foi para o tratamento.

    Um caso de 2020 mantém o judiciário ocupado até hoje. A ex-namorada de LaBeouf, a cantora FKA Twigs, o acusou de agressão sexual, abuso sexual e infligir sofrimento emocional intencionalmente, informou a Entertainment Weekly. Em 2021, ele entrou em tratamento e deu uma pausa na carreira, escreveu a Variety. FKA Twigs entrou com uma ação alegando, entre outras coisas, que LaBeouf a sufocou várias vezes. LaBeouf negou todas as acusações, mas admitiu seu comportamento agressivo e abuso de álcool. "Eu machuquei essa mulher" , disse ele em um podcast em 2022.

    Essas alegações tiveram um impacto significativo na carreira de LaBeouf. Ele interpretou o protagonista masculino ao lado de Vanessa Kirby no drama Pieces of Woman. A Netflix, que lançou o aclamado filme, o excluiu da campanha do Oscar. Se LaBeouf realmente perdeu seu papel principal no caótico filme de ficção científica Não Se Preocupe, Querida porque a co-estrela Florence Pugh se sentiu desconfortável com ele ainda não foi determinado de forma conclusiva. Não Se Preocupe, Querida teria sido a última produção de LaBeouf para um grande estúdio de Hollywood.

    Como as séries de sucesso atuais lidam com os personagens de Shia LaBeouf

    Transformers se desfez do personagem Sam Witwicky de Shia LaBeouf com uma meia frase melhor: seu personagem está aparentemente morto. A franquia tentou um cruzamento peculiar em sua parcela final, O Despertar das Feras, ao invés de trazer Shia LaBeouf de volta.

    Indiana Jones 5 tratou Mutt Williams de LaBeouf com um pouco mais de cuidado: seu personagem também está morto nessa franquia, mas a perda é uma força motriz na história final do personagem principal e não apenas uma nota lateral.

    Atriz de Indiana Jones se decepcionou com papel no 5º filme de Harrison Ford: “O filme mudou completamente!”

    O resto do legado de LaBeouf

    Seu personagem aparecerá na planejada sequência de Constantine (seu personagem morreu, mas voltou como um anjo em uma cena dos créditos finais)? Ou em uma sequência não tão improvável de Eu, Robô? Melhor não. No cinema de grande sucesso onde cresceu, Shia LaBeouf já não é bem-vindo.

    O que Shia LaBeouf está fazendo hoje?

    O cinema independente continua a gostar de LaBeouf. Estrelas que caíram em descrédito, como Mel Gibson, Kevin Spacey e Johnny Depp, também mudam de papéis nesse universo, desejando retomar a carreira. Os palcos são menores, a atenção naturalmente menor e os orçamentos mais apertados. LaBeouf estrelou o drama de Abel Ferrara, Padre Pio, que estreou no Festival de Cinema de Veneza em 2022.

    Uma exceção

    Megalopolis, do diretor de O Poderoso Chefão, Francis Ford Coppola. O filme custará US$ 120 milhões, que Coppola pagará do próprio bolso, escreve a Variety. Estas são quase dimensões de Transformers. Shia LaBeouf assume papel coadjuvante no megaprojeto. Há rumores na indústria de que ele está se preparando para seu retorno.

    *Traduzido do texto original de Henrik Busch, do site parceiro MoviePilot

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top