Minha conta
    Sangrento, amargo e à frente de seu tempo: Este terror divertido para maiores fracassou de forma totalmente injusta
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    A estrela de Mamma Mia!, Amanda Seyfried, e a atriz de Transformers, Megan Fox, são melhores amigas cujo relacionamento chega a um fim brutal após um show fatal: a sátira de terror Garota Infernal merece ser reavaliada!

    A história do cinema oferece inúmeras mulheres que se vingam dos homens ou lutam contra o patriarcado. Mas, nos últimos anos, surgiu uma nova onda de filmes que abordam o assunto, como o angustiante Bela Vingança. Embora o thriller tenha tido uma resposta positiva imediata, um filme mostra inequivocamente o quanto o movimento #MeToo ajudou a sensibilizar grande parte do público para essa complexa questão:

    Garota Infernal foi considerado uma decepção financeira em 2009 e recebeu uma recepção mista ou negativa dos críticos. Nesse meio tempo, foi redescoberto como um pioneiro do horror feminista moderno, igualmente cômico e afiado.

    Não importa se você ainda não conhece Garota Infernal, se sempre gostou dele ou se pertence àqueles que o descartaram como uma tentativa de impulsionar a estrela de Transformers, Megan Fox: Vale a pena dar uma olhada (novamente) nessa diversão sangrenta e mordaz de terror - no streaming: Garota Infernal está atualmente disponível por meio de assinatura no Star+.

    Garota Infernal
    Garota Infernal
    Data de lançamento 23 de outubro de 2009 | 1h 45min
    Criador(es): Karyn Kusama
    Com Megan Fox, Amanda Seyfried, Johnny Simmons
    Usuários
    3,3
    Assista agora em Star +

    A propósito: se estiver procurando por uma dupla incomum, você pode assistir a Garota Infernal junto com a estreia da roteirista responsável, Diablo Cody! O drama adolescente Juno também está disponível no streaming: Prime Video, Mubi ou HBO Max.

    GAROTA INFERNAL: DEMONÍACO, SANGRENTO E UM HUMOR ÁCIDO

    À primeira vista, parece inconcebível que Jennifer (Megan Fox) e Anita (Amanda Seyfried) possam gostar uma da outra. Mas as adolescentes de uma pequena cidade dos EUA são melhores amigas desde a infância! O fato de Jennifer ser uma líder de torcida provocante e Anita uma tímida leitora é um problema para quem está de fora, mas não para a dupla inseparável. Mas quando Jennifer convence sua melhor amiga a assistir a um show de rock indie em um bar local, as coisas começam a mudar entre elas:

    Primeiro, ocorre um incêndio na pequena cabana e, em seguida, Jennifer, distraída, sai com os roqueiros contra o conselho de Anita. Quando as amigas se reencontram, Jennifer está diferente. Primeiramente, Anita fica irritada, depois assustada - e então se inicia uma série de assassinatos na região...

    Uma jovem é levada para sua van por uma banda e, um evento traumático depois, nunca mais é a mesma. Sua melhor amiga não sabe exatamente o que aconteceu, mas consegue juntar uma coisa com a outra - e ter que observar aqueles ao seu redor adorarem os músicos abusivos e os tratarem como heróis: o roteiro de Diablo Cody para Garota Infernal nunca foi sutil e nunca quis ser sutil. Mas, como o debate #MeToo está tentando ajustar as antenas da sociedade para que os sinais de alerta em relação à agressão sexual sejam mais bem reconhecidos, o estilo ousado do filme se tornou ainda mais um alerta.

    12 filmes inspiradores baseados em histórias reais de mulheres: Elas superaram o sexismo

    Em contraste com Bela Vingança, por exemplo, que usa ocasionalmente o humor, mas é, em geral, um filme dramático e cortante, Garota Infernal é um terror bem-humorado. Além disso, exibe com orgulho o estilo sarcástico de Cody: O diálogo é repleto de gírias adolescentes dos anos 2000, exageradas e alegres, e a forma que muitos personagens são apresentados é totalmente caricatural. Nesse tom, a representação de um crime tão horrível quanto lamentavelmente comum estaria fora de lugar - assim, Jennifer é atraída para um ritual ocultista que deu errado.

    Isso permite que Cody aponte com impaciência a ausência de ação na luta contra homens abusivos, mas, ao mesmo tempo, conte um horror demoníaco sombrio: Jennifer se torna a anti-heroína possuída e espalhafatosa que, graças ao desempenho autodepreciativo de Megan Fox, por um lado, não queremos que ela dizime seu vilarejo natal com uma carnalidade literal. Por outro lado, ela é uma vilã muito eficaz, já que, com seu caráter distorcido por um ritual satânico, tem como alvo especial os homens próximos ao coração de sua melhor amiga.

    Esse é outro ponto forte de Garota Infernal: apesar do humor e do diálogo rápido de Cody e do exagero cintilante com que a diretora Karyn Kusama encena a postura e a estética dos adolescentes dos anos 2000, o filme lida com vários horrores ao mesmo tempo. Além da tensão e do horror na forma de homens que veem as mulheres como alvos ambulantes, há também uma dinâmica no filme que vem principalmente de suas protagonistas femininas.

    20th Century Fox

    MELHORES INIMIGAS

    Embora Jennifer e Anita se sintam próximas, a amizade delas tem um viés: Anita usa roupas discretas a pedido de Jennifer. Jennifer provoca sua melhor amiga incessantemente e a corteja com carinho, mas é Anita quem é vista como "carente". E quando a curiosidade sexual que gira entre as duas é brevemente explorada, é a impetuosa Jennifer que persuade Anita, que está desprevenida, a não pensar com clareza.

    Falar de uma amizade feminina íntima, mas não completa, com conotações queer e entrelaçá-la com uma comédia de terror sobre masculinidade tóxica poderia ter dado muito errado. Mas as habilidades de observação de Cody e a capacidade sem esforço de Kusama de equilibrar as tonalidades em termos de direção garantem que Garota Infernal evite qualquer tropeço.

    20th Century Fox

    O fato de que o flerte de Fox é justaposto a uma Seyfried comprometida é essencial para o sucesso do filme: Fox proporciona uma diversão ambígua e perversa, enquanto Seyfried cria um contrapeso de simplicidade, frustração e impetuosidade juvenil discretamente contida.

    Ela faz de Anita a heroína do cinema "cotidiano", que ao mesmo tempo tem permissão para descarregar todas as suas frustrações na história de fundo com ênfase inesperada. A realização de desejos, a repreensão e o exagero imprudente do subtexto ao texto andam de mãos dadas em Garota Infernal de uma forma comum e pontual.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top