Minha conta
    Para ver hoje na MUBI: O suspense erótico que elevou a carreira de Sharon Stone – mas também virou um fardo em sua vida
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Sucesso absoluto, o filme transformou a atriz em um dos maiores sexy simbols dos anos 1990

    Já chegou ao catálogo da MUBI o suspense erótico Instinto Selvagem (1992), do cineasta holandês Paul Verhoeven (Benedetta). Você pode nunca ter visto ou mesmo não ter vivido os anos 1990, época em que nem se pensava em coordenadores de intimidade em set, mas com certeza já assistiu alguma produção que faça referência a uma cena muito específica do filme estrelado por Sharon Stone e Michael Douglas.

    Estamos falando da lendária cruzada de pernas de Stone, em que a personagem se exibe sem calcinha, durante um interrogatório. A cena polêmica entrou para o imaginário masculino da época, e transformou definitivamente a carreira da atriz, então com 34 anos. Mas em uma indústria machista, o que é contado como uma história de “sucesso”, na verdade, também pode ser considerada uma história de violência e muitas perdas pessoais.

    Existia consentimento em Hollywood?

    Universal Pictures

    Ainda hoje, mais de 30 anos depois, existe uma batalha de narrativas acerca da famosa cena. Sharon Stone já declarou que não tinha dado seu consentimento para ser gravada daquele ângulo. E que só concordou em não usar roupa íntima, por ter tido a garantia de que não seria possível ver nada. Paul Verhoeven, o diretor de Instinto Selvagem, discorda.

    Sharon mente [...] Qualquer atriz sabe o que será visto se você lhe pedir que tire a roupa íntima e apontar a câmera nessa direção.

    A preocupação da atriz era genuína. A exposição extrema de seu corpo na tela, poderia ter acabado com sua carreira. Por muito menos, Demi Moore, anos mais tarde, foi do céu ao inferno após uma decisão ruim. Quando a estrela de Ghost - O Outro Lado da Vida (1990) apostou em protagonizar o longa Striptease (1996), as portas de grandes produções se fecharam para a atriz.

    Todavia, com Sharon, aconteceu o extremo oposto: ela se tornou um dos maiores sexy simbols da década de 1990, o que deu segurança para a atriz poder exigir salários mais altos, que pudessem ser minimamente compatíveis com o de seus parceiros de cena homens. Ser hipersexualizada foi o preço que Sharon Stone pagou para conseguir seu lugar na indústria - e foi um preço alto.

    Universal Pictures

    Instinto Selvagem não teria sido a primeira nem a última experiência da atriz com desrespeito em set. É conhecido, pelas palavras do próprio Sylvester Stallone, que durante um encontro on-line no site Ain’t It Cool em 2006, declarou que embebedou Stone, para convencê-la a fazer uma cena de sexo em O Especialista (1994). Ao ouvir da colega de cena, o desconforto em se expor mais uma vez, Stallone teria declarado “Vá ficar de saco cheio [de tirar a roupa] no filme de outro".

    Para o intérprete de Rambo, por Sharon Stone ter feitos outros filmes com cenas de nudez anteriormente, não tinha o direito de não querer tirar a roupa novamente. O resultado é uma das cenas de sexo mais desconfortáveis do cinema.

    Outra declaração forte da atriz diz respeito à sequência de Instinto Selvagem, de 2006. Ela afirmou que o diretor (Michael Caton-Jones) a obrigava a sentar-se em seu colo todos os dias, e se ela negasse, ele se recusava a prosseguir com as gravações. Durante a onda do #MeeToo, movimento que denunciou casos de abuso e assédio em Hollywood, Stone se uniu aos protestos e comemorou os avançou alcançados pelas mulheres, para que nenhuma outra atriz precise se calar diante do machismo da indústria.

    Instinto Selvagem está disponível na MUBI.

    Instinto Selvagem
    Instinto Selvagem
    Data de lançamento 12 de junho de 1992 | 2h 10min
    Criador(es): Paul Verhoeven
    Com George Dzundza, Jeanne Tripplehorn, Denis Arndt
    Usuários
    4,0
    Assista agora

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top