Minha conta
    É um dos melhores filmes românticos da década e pode ser visto no Mubi: Um melodrama requintado que injustamente perdeu a Palma de Ouro em Cannes
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Agora que o nome do diretor e o Festival de Cannes estão nas notícias, é um bom momento para assisti-lo em streaming pelo Mubi.

    O júri do festival de Cannes é algo realmente impossível de prever. Ainda é surpreendente que Quentin Tarantino seja presidente de um júri, mas não imponha algo como Old Boy em detrimento de um documentário de Michael Moore, ou que Steven Spielberg seja crucial para destacar algo como Azul é a Cor Mais Quente, também muito distante das pretensões de seu próprio cinema e do que supomos ser seu gosto.

    De tempos em tempos, a roupa suja é lavada e algumas coisas são compreendidas. Por exemplo, em 2015, quando a Palma de Ouro do festival francês foi concedida ao drama social Dheepan - O Refúgio, de Jacques Audiard, um trabalho um tanto pequeno que venceu um filme que estava recebendo toda a aclamação. No entanto, Xavier Dolan persuadiu o júri presidido pelos irmãos Coen a seguir outra direção, e até teve a coragem de dizer que se sentia uma pessoa melhor (o que Jake Gyllenhaal não resistiu em rebater com uma crítica) por ter deixado Carol passar.

    Carol
    Carol
    Data de lançamento 14 de janeiro de 2016 | 1h 58min
    Criador(es): Todd Haynes
    Com Cate Blanchett, Rooney Mara, Kyle Chandler
    Imprensa
    4,1
    Usuários
    4,3
    Adorocinema
    5,0
    Assista agora em MUBI

    Aparências que falam alto

    Mas o tempo coloca tudo em seu lugar, na maioria das vezes. Hoje, um filme fundamental de Todd Haynes, que retorna ao festival com May December, é devidamente considerado um dos melhores filmes românticos da última década. Agora que o nome do diretor e o de Cannes estão nas notícias, é uma boa hora para assisti-lo em streaming pelo Mubi.

    Haynes coloca Cate Blanchett e Rooney Mara em outro de seus requintados melodramas, herdeiros de Douglas Sirk, levando-nos à Nova York dos anos 50, onde duas mulheres trocam olhares em uma loja. Uma é uma jovem vendedora, a outra é uma elegante dona de casa que encontra na outra mulher a paixão e a vitalidade que não encontra mais em seu casamento infeliz. A atração entre as duas é inegável, mas o caso delas é de enorme risco, dadas as possíveis consequências que a dona de casa pode sofrer se tudo for exposto.

    Os filmes do diretor geralmente exploram de forma muito interessante pessoas oprimidas por padrões ou rótulos. Pessoas que acham a atmosfera ao seu redor angustiante, até mesmo irrespirável. Um romance LGTBQIA+ na década de 1950, em que os modelos tradicionais de família que supostamente elevariam o país e sua economia são impostos, é o tipo de história que Haynes conta de forma maravilhosa, movendo-se como um peixe na água nesses desconfortos.

    Como a representatividade lésbica nos cinemas evoluiu nas últimas décadas?

    Carol: eletrizante e excelente

    Killer Films/The Weinstein Company/Number 9 Films Ltd.

    No entanto, não se trata de uma história infeliz. Carol é eletrizante por sua sutileza e contenção, criando momentos românticos a partir do atrito, de olhares que se afastam tentando esconder. Pequenos detalhes que falam alto, criando uma magnífica sensação inversa em que a paixão entre esses dois personagens está no ar, mesmo que tudo esteja sendo feito para não exteriorizá-la.

    A elegante narrativa de Haynes é acompanhada por duas excelentes atrizes. Excelentes mesmo, que têm uma química inestimável, além de um grande domínio de seus gestos para moldar seus personagens. Elas as enchem de vida, de dúvidas e de humanidade. De todas as aventuras do diretor no melodrama clássico, essa é a melhor. E também um dos melhores filmes da última década.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top