Minha conta
    Curso forma profissionais que garantem cenas de sexo respeitosas entre atores; entenda o que faz um coordenador de intimidade
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    O curso foi criado pela coordenadora de intimidade de Normal People e I May Destroy You.

    Há espectadores que se perguntam como são feitas as cenas de sexo na televisão e nos cinemas. Outros que acreditam que jamais conseguiriam ser atores ao ver sequências sensuais nas telas. Afinal, haja intimidade para ter um contato tão íntimo com um colega de trabalho em um set repleto de pessoas.

    Para isso, existem os coordenadores de intimidade e, entre eles, uma das mais renomadas: Ita O'Brien. A pioneira britânica trabalhou com séries de sucesso como Normal People, I May Destroy You e Sex Education e, agora, está espalhando seu conhecimento. A profissional está lançando o que está sendo chamado de "a primeira formação mundial em prática de intimidade".

    Ita O'Brien, junto com a Academia de Artes Teatrais de Mountview, em Londres, vai ministrar um curso de dois anos sobre intimidade no set. Ao longo das disciplinas, os estudantes vão conhecer técnicas de sexo seguro e respeitoso entre atores durante as filmagens e a origem da profissão — que foi rotulada e considerada como crucial recentemente.

    Sex Education
    Sex Education
    Data de lançamento 2019-01-11 | min
    Séries : Sex Education
    Com Asa Butterfield, Gillian Anderson, Ncuti Gatwa
    Usuários
    4,5
    Assistir em streaming

    “A prática da intimidade é uma profissão jovem e, embora a consciência de sua existência tenha crescido consideravelmente nos últimos anos, falta uma compreensão profunda da boa prática", afirmou Ita O'Brien, ao anunciar o curso em parceria com a University of East Anglia, que terá início em setembro.

    Para garantir o desenvolvimento de uma profissão que possa crescer orgulhosamente com excelência, precisamos ser capazes de treinar indivíduos talentosos que possam navegar pela jornada física e emocional de cada ator e entregar com responsabilidade e segurança o conteúdo íntimo conforme imaginado pelo diretor, a narrativa e cada personagem.

    Qual é a responsabilidade de um coordenador de intimidade?

    Um coordenador de intimidade é como um coreógrafo que "desenha" e ensaia com os atores todas as sequências de sexo no roteiro — já que no texto, na maioria das vezes, não há descrição precisa de como será executada a cena. Mais do que isso, o profissional é responsável por tornar estas gravações mais seguras e confortáveis, principalmente para atrizes, considerando o histórico de abuso recorrente em filmagens de conteúdos mais sensuais.

    Em entrevista à Esquire, em 2020, Paapa Essiedu, que trabalhou com Ita O'Brien em I May Destroy You, fez uma boa descrição da função: “Sinceramente, não consigo imaginar um mundo onde você faz cenas que exigem esse nível de intimidade sem um coordenador de intimidade. Para mim, é uma loucura. Você nunca filmaria O Tigre e o Dragão sem alguém no set cujo trabalho é garantir que você não corte a cabeça de alguém. Acho que os coordenadores de intimidade são cruciais da mesma forma.”

    Ita O'Brien já trabalhou para empresas como Netflix, HBO e BBC — inclusive, esta última tornou obrigatória a presença de coordenadores de intimidade em seus programas de TV.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top