Minha conta
    Antes do Homem de Ferro, Robert Downey Jr. quase foi vilão da Marvel – e teria mudado TUDO no MCU
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Robert Downey Jr. ficou marcado pelo papel de Homem de Ferro no Universo Cinematográfico Marvel, mas quase interpretou um vilão da Marvel.

    Robert Downey Jr. ficou marcado no papel de Tony Stark / Homem de Ferro no Universo Cinematográfico Marvel, se tornando um dos principais nomes da franquia até sua despedida em Vingadores: Ultimato (2019). Mas as coisas poderiam ter sido bem diferentes, pois o ator foi considerado como vilão em Quarteto Fantástico (2005).

    Por que a escolha de Robert Downey Jr. como Homem de Ferro foi o maior risco do MCU?

    Em comemoração ao aniversário de 15 anos de Homem de Ferro (2008), o diretor Jon Favreau e o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, relembraram o filme em um vídeo especial. Em determinado momento, Favreau diz que Feige e Marvel já conheciam bem Robert Downey Jr. por ele ter sido procurado para o papel de vilão em outro filme

    "Lembro que Robert veio para uma [audição] geral, e lembro que todos vocês já o conheceram para, tipo, Doutor Destino, ou algo assim, em outro projeto... talvez, Quarteto Fantástico", disse Jon Favreau, com Kevin Feige concordando logo em seguida.

    Robert Downey Jr. quase foi o vilão Doutor Destino em Quarteto Fantástico

    Antes do lançamento de Homem de Ferro (2008), Robert Downey Jr. teve uma reunião com a Marvel para interpretar o vilão Victor Von Doom / Doutor Destino no filme Quarteto Fantástico (2005), que na época tinha Kevin Feige como seu produtor executivo. Mas o papel ficou com Julian McMahon, para a sorte do Universo Cinematográfico Marvel.

    Como o próprio Jon Favreau relembra, o fato que Marvel e Kevin Feige já conheciam o ator desde Quarteto Fantástico foi importante para que ele tenha sido escolhido posteriormente como Homem de Ferro. E, mais do que isso, o filme foi fundamental para a construção do Universo Cinematográfico Marvel como conhecemos atualmente. Sem Robert Downey Jr. como Homem de Ferro, as coisas poderiam ter sido bem diferentes para a franquia.

    "Aquele tom que você e Robert descobriram naquele filme se tornou o modelo para o que o MCU se tornou", admite Feige no vídeo. "Em filmes posteriores [...] houve dias sombrios e eu dizia a Robert: 'Não estaríamos nessa confusão se não fosse por você'. Ou seja, não teríamos um estúdio se não fosse por ele". O atual presidente da Marvel Studios ainda crava que "essa é provavelmente uma das maiores decisões da história de Hollywood".

    Homem de Ferro
    Homem de Ferro
    Data de lançamento 30 de abril de 2008 | 2h 06min
    Criador(es): Jon Favreau
    Com Robert Downey Jr., Terrence Howard, Gwyneth Paltrow
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Disney +

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top