Minha conta
    Para ver hoje no streaming: Esta comédia tem uma das melhores cenas do cinema nacional e muita gente ainda não assistiu
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    O filme é considerado pela redação do AdoroCinema como um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

    Há 16 anos, sob a direção e roteiro de Jorge Furtado, estreava nos cinemas brasileiros uma comédia que ficaria marcada na nossa cultura como um dos melhores filmes brasileiros, segundo a redação do AdoroCinema. Saneamento Básico - O Filme, conta com nomes de peso em seu elenco (apenas Fernanda Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga, Lázaro Ramos... pouca coisa, né?) e apresenta muito do que o cinema nacional tem de melhor.

    Qual é a história de Saneamento Básico, O Filme?

    Os moradores de Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos localizada na serra gaúcha, reúnem-se para tomar providências a respeito da construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Para isso, eles elegem uma comissão, que fica responsável por fazer o pedido junto à sub-prefeitura.

    A secretária da prefeitura reconhece a necessidade da obra, mas informa que não terá verba para realizá-la até o final do ano, mas dispõe de quase R$ 10 mil para a produção de um vídeo. Este dinheiro foi dado pelo Governo Federal e, se não for usado, será devolvido em breve - surge então a ideia de usar a quantia para realizar a obra e rodar um vídeo sobre a própria obra, que teria o apoio da prefeitura.

    O problema é que para conseguir o dinheiro, o grupo precisa apresentar um roteiro e um projeto do vídeo, além de haver a exigência que a produção seja uma obra de ficção. Desta forma os moradores se reúnem para elaborar um filme, que seria estrelado por um mostro que vive nas obras de construção de uma fossa.

    A cena icônica

    Columbia Pictures

    Mesmo mais de uma década após seu lançamento, uma cena em especial sempre retorna e viraliza nas redes, seja para alimentar a nostalgia, ou para pegar de surpresa a geração que não conhece o filme.

    Durante o processo de filmagem da produção encabeçada pelos personagens, Silene (Camila Pitanga) e dois "operários" (Lúcio Mauro Filho e Zéu Britto) entregam com quase nenhuma desenvoltura, uma cena que deveria ser de suspense, mas se torna divertidíssima através do diálogo entre os atores.

    De forma cômica, a cena consegue satirizar o processo de se fazer cinema quando se tem um baixo orçamento. No twitter, a própria Camila Pitanga relembra:

    Nada mais satisfatório para os apaixonados por cinema do que assistir uma obra que fale sobre o fazer cinematográfico e que, ainda de forma não tão sutil assim, critique as dificuldades e desafios de se alcançar financiamento para colocar suas ideias em prática, em uma realidade que muitas das vezes, falta de tudo. Até o básico.

    Com a proximidade da data conhecida como Dia do Cinema Brasileiro, que tal rever ou conhecer esse filme que ganhou nota máxima na Crítica do AdoroCinema?

    Saneamento Básico - O Filme está disponível no Globoplay.

    Saneamento Básico, O Filme
    Saneamento Básico, O Filme
    Data de lançamento 20 de julho de 2007 | 1h 52min
    Criador(es): Jorge Furtado
    Com Fernanda Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga
    Usuários
    4,0
    Adorocinema
    5,0
    Assista agora

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top