Minha conta
    Como Paulo Gustavo mudou a história do cinema nacional?

    O ator faleceu há 2 anos, vítima de COVID-19, e prova, mais uma vez, que não era apenas o rei da comédia.

    Paulo Gustavo morreu dia 4 de maio de 2021, vítima de COVID-19. Para além de números e estatísticas, o astro de Minha Mãe é Uma Peça deixa um legado importantíssimo para o cinema, teatro, comédia e para a arte brasileira no geral.

    Ao longo dos 17 anos de carreira, o ator se tornou um ícone do humor, acumulando milhares de fãs ao redor do país. Com temas importantes que fizeram parte de sua história de vida como a bandeira LGBT, Paulo Gustavo mudou a forma como o cinema nacional era visto pelo grande público.

    Em 2013, após muito sucesso nos palcos com o espetáculo Minha Mãe é Uma Peça, o comediante levou sua principal criação para as telonas: Dona Hermínia. Rapidamente, a personagem era amada como a "mãe do Brasil" e, claro, se tornou a mais popular do cinema.

    Os números foram gigantes - mais de 25 milhões de pessoas assistiram à franquia nas telonas - assim como Paulo Gustavo, um dos maiores artistas da atualidade. Um ator abertamente homossexual em um país machista e conservador que quebrou barreiras ao entrar na casa de milhares de pessoas levando gargalhada e leveza.

    E não foi apenas com a Dona Hermínia que o comediante engrandeceu o audiovisual brasileiro. Inteligente e com ritmo afiado para a comédia, Paulo Gustavo estrelou o programa 220V, que lhe abriu portas para a TV e mais tarde se tornou especial de fim de ano na Globo (posto cobiçado na emissora), a sitcom Vai que Cola, que ganhou adaptações para o cinema e a série A Vila - isso sem contar seus inúmeros projetos na internet e nos palcos.

    Assim como nomes como Leandro Hassum e Ingrid Guimarães, Paulo Gustavo se firmou como uma grande referência da comédia ao protagonizar os principais filmes do gênero no cinema nacional no século XXI.

    Paulo Gustavo levou milhões de pessoas ao cinema

    Minha Mãe é Uma Peça é uma criação de Paulo Gustavo, baseado em sua própria vida pessoal ao lado de sua mãe, Déa Lúcia. Ao se caracterizar de mulher e viver a matriarca, o ator leva, de maneira exagerada, traços cômicos da relação entre mãe e filho que serviram de identificação para o público.

    Neurótica, em crise de meia idade e sempre intensa com seus sentimentos, Dona Hermínia cativou os espectadores e se tornou um sucesso indiscutível no cinema nacional.

    Minha Mãe é Uma Peça - O Filme estreou em 2013 e conquistou 4.582.788 de pessoas, mais tarde, Minha Mãe É Uma Peça 2 batia recordes e levou 9.307.612 às salas de cinema. Minha Mãe é Uma Peça 3, o último da franquia, é ainda mais significativo para o cinema em diversos aspectos, principalmente por girar em torno de um casamento entre dois homens e ter discurso contra a homofobia. Fora isso, os números são impressionantes: acumulou 11.608.254 de espectadores e se tornou o segundo filme nacional mais assistido da história do cinema no Brasil.

    Em seus outros projetos nas telonas, ainda que não fosse o protagonista, Paulo também arrastou fãs. Minha Vida em Marte, estrelado pelo astro ao lado Mônica Martelli, foi assistido por mais de 5 milhões de pessoas e Os Homens São de Marte... E É Pra Lá que Eu Vou levou mais de 1 milhão de pessoas ao cinema.

    Enquanto Vai Que Cola - O Filme, que traz Paulo como o inesquecível Valdomiro, alcançou o número de 3.307.837 de espectadores. Os números são históricos e Paulo Gustavo também é.

    Obrigada por trazer tanta leveza, humor e gargalhadas em tempos tão duros, Paulo Gustavo. Obrigada por inspirar milhões de pessoas e revolucionar a arte que, no fim das contas, também é a vida.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top