Minha conta
    Netflix salva animação esnobada pela Disney - e o teaser revela um dos motivos
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Adaptação de graphic novel best-seller do New York Times, Nimona chega ao streaming em breve.

    A venda da 21st Century Fox pela Disney foi um dos momentos mais importantes da indústria de entretenimento dos últimos anos. Pela "bagatela" de US$ 71 bilhões, a Disney se tornou detentora de todas as divisões e subsidiárias da empresa.

    Além de franquias conhecidas, como Avatar, Alien, Planeta dos Macacos e Os Simpsons, estúdios e até emissoras foram adquiridas. A Blue Sky Studios, marca conhecida por produzir A Era do Gelo, foi uma das empresas obtidas no processo.

    Durante alguns anos, a casa do Mickey Mouse ainda chegou a continuar certos projetos do estúdio, como é o caso da expansão da franquia de Manny, Scrat, Sid e Diego. No entanto, há dois anos, a Disney oficializou o fechamento da Blue Sky Studios. Com isso, alguns projetos em andamento foram cancelados, como é o caso de Nimona.

    Aranhaverso 2: Diretores comparam animação com Star Wars e garantem "um bom gancho" para sequência

    Adaptação de uma graphic novel best-seller do New York Times, premiado com um Eisner Award e finalista do National Book Award. Escrita por ND Stevenson, de She-Ha e as Princesas do Poder, a animação acompanha a personagem-título, uma metamorfa sem limites nem papas na língua, cujo maior sonho é ser comparsa de Lorde Ballister Coração-Negro, o maior vilão que já existiu. Mas ela não sabia que seu herói possuía escrúpulos. Menos ainda uma deliberada missão.

    Na época, muitos fãs que ficaram entusiasmados com o filme animado se decepcionaram pelo cancelamento, ainda mais pelo fato de que a empresa poderia transferir a produção para outra área do estúdio. A adaptação cinematográfica estava em desenvolvimento desde 2015 e, para a alegria dos fãs, foi salva pela Netflix.

    "Nimona sempre foi uma pequena história corajosa que simplesmente não parava. Ela é uma lutadora ... mas ela também tem algumas pessoas realmente incríveis lutando por ela", disse o criador ao confirmar que o longa seria lançado pelo streaming.

    A fusão de Aranhaverso com Frozen: Disney abraça estilo de animação inovador em filme que celebra 100 anos do estúdio

    Uma das questões que também não permitiram que o projeto fosse para a frente dentro da Disney, segundo ex-funcionários da Blue Sky, era o fato da narrativa ter personagens LGBTQIAP+. Ao Business Insider, eles ainda afirmaram que a empresa desaprovava elementos queer da trama, incluindo um beijo entre pessoas do mesmo sexo.

    "Precisamos de mais histórias queer, mas também precisamos chamar a atenção para o quão nefasto é quando você não conta histórias queer", disse um funcionário ao Insider. “Quando a maior empresa de entretenimento do mundo cria conteúdo para crianças e censura sistematicamente o conteúdo queer, eles estão empurrando as crianças queer para lugares obscuros”.

    Funcionários da Pixar acusam Disney de censurar afeto gay em filmes; entenda o caso

    A Netflix é conhecida por aprovar inúmeros projetos que dispõem boas e positivas óticas a relacionamentos LGBTQIAP+, seja em séries teen ou até mesmo animações. A própria Disney tem incluído, aos poucos, representações em seus desenhos. No entanto, a velocidade dessa representatividade ainda esbarra em diversos obstáculos.

    O primeiro teaser do projeto foi divulgado na manhã de hoje (18). Com pouco mais de um minuto, o registro apresenta a heroína-título como uma metamorfa rebelde pronta para causar muitas confusões "em um reino de conto de fadas". Apesar das imagens divulgadas anteriormente já anteciparem o estilo de animação, nota-se que os produtores optaram pela união de aspectos 2D e 3D, bem como algumas experimentações mais escrachadas, como pode ser visto nos primeiros segundos da prévia.

    Com estreia prevista para 30 de junho, a primeira exibição do filme acontece duas semanas antes, no Festival de Animação de Annecy.

    Nimona
    Nimona
    Criador(es): Nick Bruno, Troy Quane
    Com Chloë Grace Moretz, Riz Ahmed, Eugene Lee Yang
    Data de lançamento 30 de junho de 2023
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top