Minha conta
    A maior revelação de Star Wars estava escondida no nome de Darth Vader o tempo todo?
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Darth Vader é maior vilão de Star Wars e, para alguns, seu nome significa "pai". Mas George Lucas realmente planejou tudo isso quando criou o personagem?

    Envolto em uma longa capa preta, com sua armadura imponente e pesada, escondido sob uma máscara sombria e sempre precedido por um respirador sinistro, Darth Vader é indiscutivelmente um dos vilões mais famosos da história do cinema.

    Star Wars
    Star Wars
    Data de lançamento 30 de janeiro de 1978 | 2h 01min
    Criador(es): George Lucas
    Com Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher
    Usuários
    4,6
    Assista agora em Disney +

    Desde a cena introdutória do primeiro longa-metragem de Star Wars (Episódio IV – Uma Nova Esperança) dirigido por George Lucas em 1977, ele imediatamente impressionou o público ao pisar nos corredores de um navio rebelde e estrangular um de seus adversários sem a menor dificuldade. Deixando claro o tamanho da ameaça que encontraríamos.

    Mas foi no segundo filme O Império Contra-Ataca (1980), três anos depois, que o personagem realmente teve um dos momentos de maior destaque. No final de uma sequência que permanece memorável por várias gerações até hoje, descobrimos que Darth Vader não era outro senão o pai de Luke Skywalker (Mark Hamill), o jovem herói protagonista da saga – uma das reviravoltas mais icônicas na história da cultura pop.

    Uma revelação que, numa altura em que alguns se questionavam sobre o nome do Lorde Sith, não deixou de ressurgir. Incentivada pelo próprio George Lucas, a mais famosa e credível teoria assim atribuída ao célebre apelido do vilão, Darth Vader na versão original, seria de origem holandesa pois a palavra "vader" significa simplesmente "pai".

    Ou seja, será que desde sua primeira aparição do personagem na franquia, pelo nome, Darth Vader carregava consigo a paternidade de Luke? Parece que não é bem assim...

    Phil Szostak, autor de vários livros relacionados ao universo Star Wars e gerente de arte criativa da Lucasfilm, desmistificou em uma thread em seu Twitter a teoria de que Darth Vader é do alemão (ou holandês) para "Dark Father" em inglês ("Pai sombrio", em tradução), o que seria um indício desde o começo para sua relação com Luke.

    Confira os pontos utilizados para refutar essa famosa teoria:

    • O nome "General Vader/Imperial Commander" aparece em uma lista do início de 1974 de nomes de personagens potenciais por George Lucas
    • A frase "Darth Vader, um general alto e de aparência sombria" aparece em um rascunho de maio de 1974
    • Darth Vader não era o pai de Luke Skywalker até o segundo rascunho de O Império Contra-Ataca de 1 de abril de 1978
    • "Darth" não significa nada em holandês ou alemão

    "Para resumir, o nome 'Vader' apareceu meses antes de ser associado a 'Darth'. E 'Darth Vader' apareceu muito antes de o protagonista ser um adolescente órfão. Então 'pai sombrio' sendo a inspiração ou tradução para 'Darth Vader” não faz muito sentido", concluiu Phil Szostak no Twitter.

    Quanto à invenção do nome Vader, como o próprio George Lucas explica entre as páginas de The Making of Star Wars, "é apenas uma daquelas coisas que surgem do nada".

    “Ele meio que apareceu na minha cabeça, um belo dia ”, diz o cineasta. "Eu tinha muito Darth isso ou Darth aquilo, ou Dark Lord of the Sith em mente. O primeiro nome [do personagem] era na verdade Dark Water. E então eu adicionei muitos nomes, como Vaders, Wilsons, Smiths, e então acabei inventando a combinação de Darth e Vader."

    Considerando todas essas informações, o fato de a palavra "vader" significar "pai" em holandês seria, portanto, pura (e feliz) coincidência. A não ser que George Lucas tenha antecipado o destino de seu personagem desde o início, sem jamais colocá-lo no papel para que o segredo ficasse bem guardado... Mas tal hipótese parece muito improvável.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top