Minha conta
    "Eu me senti enganado": Indicado 2 vezes ao Oscar, Djimon Hounsou revela conturbada relação com Hollywood
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Ator está em cartaz com Shazam! Fúria dos Deuses.

    Em cartaz com Shazam! Fúria dos Deuses, Djimon Hounsou concedeu uma importante entrevista ao The Guardian falando sobre a sua complexa relação com Hollywood. Indicado duas vezes ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, por Terra de Sonhos e Diamante de Sangue, respectivamente, o artista se tornou o primeiro ator negro africano a ser indicado à honraria.

    Apesar do prestígio aparente, Djimon foi subjugado pela Academia no longa de 2006, já que Leonardo DiCaprio concorreu na categoria de Melhor Ator, apesar da narrativa ser focada no personagem de Hounsou.

    “Eu me senti seriamente enganado”, diz ele. “Hoje, falamos tanto sobre o Oscar ser tão branco, mas lembro que houve uma época em que eu não tinha apoio nenhum: nenhum apoio do meu próprio povo, nenhum apoio da mídia, da própria indústria. Parecia: 'Você deveria estar feliz por ter sido indicado' e é isso."

    Diretora de A Mulher Rei se manifesta após filme ser esnobado no Oscar 2023: "Ficar quieta é aceitar"

    Ao veículo, o astro ainda relembra sua frustração com os papéis que recebeu ao longo da carreira. Ele interpretou um escravo pelo menos três vezes no período de cinco anos - em Amistad, Gladiador e Honra & Coragem - As Quatro Plumas. “Ainda estou lutando para tentar ganhar um dólar!” ele diz. “Eu subi no negócio com algumas pessoas que estão absolutamente bem de vida e têm muito pouco dos meus elogios. Então me sinto enganado, tremendamente enganado, em termos financeiros e também em termos de carga de trabalho."

    Ele continua: “Eu fui a estúdios para reuniões e eles diziam: 'Uau, sentimos que você acabou de sair do barco e depois voltou [depois do Amistad]. Não sabíamos que você estava aqui como um verdadeiro ator. Quando você ouve coisas assim, pode ver que a visão que algumas pessoas têm de você, ou do que você representa, é muito limitadora. Mas é o que é. Cabe a mim redimir isso.”

    Além desse tipo de escalação, Djimon interpretou diversos ajudantes e capangas de grandes franquias de ação e super-heróis, com personagens na Marvel, na DC, em Kingsman e também em Velozes e Furiosos. “Ainda tenho que provar por que preciso ser pago”, ele concorda. “Eles sempre vêm até mim com uma bola baixa completa: 'Temos apenas isso para o papel, mas amamos muito você e realmente achamos que você pode trazer muito.'”

    Diretor de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo critica racismo em Hollywood: “Gritavam absurdos no set”

    O ator cita um discurso da recém-vencedora do Grammy, a estrela de A Mulher Rei: “Viola Davis disse lindamente: ela ganhou um Oscar, ela ganhou um Emmy, ela ganhou um Tony e ela ainda não pode ser paga. Filme após filme, é uma luta. Ainda não encontrei o filme que me pagou de forma justa.”

    “De todos eles, o universo DC tem um nível de respeito”, diz ele. “Não havia muito para o papel no começo e eu fiz e foi divertido. Mas na segunda vez foi um pouco mais respeitoso.” Ele finaliza: “De vez em quando, eles mesmos fazem questão de dizer: 'Devíamos dar mais a ele, está um pouco desvalorizado'. Acho que eles mesmos reconhecem isso”, afirma. “É a luta que tenho que superar!”

    Shazam! Fúria dos Deuses
    Shazam! Fúria dos Deuses
    Data de lançamento 16 de março de 2023 | 2h 10min
    Criador(es): David F. Sandberg
    Com Zachary Levi, Asher Angel, Jack Dylan Grazer
    Imprensa
    2,9
    Usuários
    3,2
    Adorocinema
    3,0
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top