Minha conta
    Oscar: Além de RRR, confira 3 filmes indianos que fizeram história na premiação
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    A canção Naatu Naatu desbancou Lady Gaga e Rihanna, e conquistou o público.

    Quando o apresentador da 95° edição do Oscar, Jimmy Kimmel, surgiucercado de dançarinos reproduzindo os passos de Naatu Naatu, musica original do filme RRR: Revolta, Rebelião, Revolução, já se percebia o quanto a música tinha cativado um lugar especial na premiação deste ano.

    E levou prêmio. A dupla de compositores indianos Chandrabose e M. M. Keeravani ganhou o Oscar de Melhor Canção Original, e inovou ao agradecer pela vitória cantando. A música disputava com Hold My Hand de Lady Gaga para Top Gun: Maverick, Lift Me Up, de Rihanna para Pantera Negra: Wakanda Para Sempre e até mesmo This Is a Life, de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo - longa que ganhou 7 dos 11 Oscars aos quais estava indicado.

    RRR, todavia, não chegou a ter chance de ser indicado na Categoria de Melhor Filme Internacional, simplesmente porque a Índia escolheu outro representante, que acabou não sendo selecionado (cada país pode indicar somente um filme).

    Para quem não sabe, o filme pode ser considerada um produção de Tollywood: indústria cinematográfica da região de Telangana que usa o idioma telugo. Ou seja, é uma produção de fora do circuito de Bollywood, de Mumbai, que produz filmes no idioma híndi. Já o selecionado da Índia para a edição de 2023 foi The Last Film Show, escrito no idioma Gujarati.

    Divulgação
    RRR: Revolta, Rebelião, Revolução

    Mesmo contando com uma indústria cinematográfica gigantesca, foram poucas as vezes em que a Índia viu seus representantes saírem do Oscar com boas indicações nas categorias principais, ou até mesmo com uma estatueta em mãos. Mas, neste ano, além dos músicos de RRR, The Elephant Whisperers também ganhou o Oscar de Melhor Documentário em Curta-Metragem.

    Ao relembrar produções indianas que ganharam o Oscar, é muito comum Quem Quer Ser Um Milionário? ser citado. O filme marcante protagonizado por Dev Patel recebeu 10 indicações ao Oscar de 2009, levando 8 estatuetas para casa. Mas, apesar do longa dirigido por Danny Boyle ser ambientado na Índia, é anglo-americano.

    Assim como RRR, confira outras produções indianas que também marcaram o Oscar:

    Mãe Índia (1958)

    Reprodução
    Lagaan (2002)

    Mãe Índia (1958) foi a primeira indicação do país na categoria de Melhor Filme Internacional. O filme é dirigido por Mehboob Khan e conta a história de um mulher que, para realizar o casamento do filho, pega um empréstimo com Sukihala em troca de parte da colheita.

    A dívida afeta severamente toda a família, incluindo o jovem casal Radha e Shamu. Após um acidente de trabalho, Shamu considera-se inválido e abandona a vila, deixando sua esposa sozinha com dois filhos.

    Salaam Bombay! (1989)

    Outro título indiano relevante é Salaam Bombay! (1989), também indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Dirigido por Mira Nair, o longa apresenta um grupo de crianças de rua tentando sobreviver nas ruas de Mumbai, em meio a bicos e problemas com a polícia.

    O principal personagem é o menino Krishna, que foi abandonado por sua mãe no no circo Apollo, só podendo voltar para casa quando conseguir juntar 500 rúpias, para pagar a bicicleta quebrada do irmão. Ao lado de traficantes e prostituas nas ruas de Mumbai, ele tenta de tudo para conseguir o dinheiro e poder voltar para casa.

    Lagaan: Once Upon a Time in India (2002)

    Lagaan: Once Upon a Time in India (2002) também garantiu uma indicação a Melhor Filme Internacional. No filme, quando o capitão britânico Andrew Russell anuncia que o Lagaan (imposto) vai dobrar de preço, todos da cidadezinha indiana decidem se opor ao homem. Em resposta, o capitão os desafia a um jogo de cricket, desconhecido pelos colonos.

    Agora, todos querem ver o jogo, para o qual os indianos serão ajudados por ninguém menos que Elizabeth, a irmã do capitão Rusell. O filme é dirigido por Ashutosh Gowariker.

    Desde a premiação de 2002, a Índia não conseguiu outras indicações para as categorias principais da premiação. Quem sabe após RRR conquistar o público e a Academia, poderemos prestigiar mais produções indianas recebendo o devido reconhecimento.

    RRR: Revolta, Rebelião, Revolução
    RRR: Revolta, Rebelião, Revolução
    Data de lançamento 18 de outubro de 2022 | 3h 07min
    Criador(es): S.S. Rajamouli
    Com Alia Bhatt, Ray Stevenson, Alison Doody
    Usuários
    4,1
    Assistir em streaming

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top