Minha conta
    Atriz de Jogos Vorazes expõe ter sofrido abuso sexual durante as filmagens da saga
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Jena Malone, que deu vida a Johanna Mason na franquia, publicou um relato no Instagram explicando como a agressão afetou sua saúde mental e como se curou.

    Jena Malone, intérprete de Johanna Mason em Jogos Vorazes, revelou ter sido abusada sexualmente por alguém com quem trabalhou na aclamada franquia baseada nos livros de Suzanne Collins. Na terça-feira (28/02), a atriz de 38 anos publicou um relato comovente em sua conta no Instagram, explicando como esse episódio violento afetou sua saúde mental e como buscou a cura por meio da "justiça restaurativa" – isto é, quando as vítimas se comunicam com o agressor para explicar o impacto de sua ação.

    Para os que não se lembram, Johanna é uma personagem que aparece pela primeira vez em Jogos Vorazes - Em Chamas (2013), o segundo dos quatro filmes. Na trama, ela é originária do Distrito 7 e ganhou a 71ª edição do torneio. Quatro anos após o triunfo, seu caminho se cruza com o de Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) e Peeta Mellark (Josh Hutcherson) ao ser selecionada para o 3º Massacre Quaternário.

    Lionsgate
    Jenna Malone como Johanna em cena de Jogos Vorazes - Em Chamas.

    Quando o longa foi lançado, Jena tinha 28 anos, mas foi somente uma década depois que conseguiu tornar pública a violação que sofreu nos bastidores. No post, que inclui uma imagem sua no que parecer ser uma plantação de trigo, a atriz começa contando que o registro foi feito no fim das gravações de Em Chamas. Eles estavam filmando em uma propriedade no interior da França, e na saída Jena pediu que o motorista a deixasse naquele campo para que pudesse chorar e capturar o momento.

    "Mesmo que esse tempo em Paris tenha sido extremamente difícil para mim – estava passando por um término ruim e também fui abusada sexualmente por alguém com quem trabalhei –, fiquei muito grata pelo projeto, pelas pessoas de quem me tornei próxima e pelo papel incrível que consegui desempenhar", escreveu Jena na legenda.

    E continua: "Uma mistura turbulenta de emoções que só agora estou aprendendo a resolver. Eu gostaria que não estivesse ligada a um evento tão traumático para mim, mas esta é a verdadeira selvageria da vida, eu acho. Como manter o caos com a beleza. Trabalhei muito para me curar e aprender por meio da justiça restaurativa, para fazer as pazes com a pessoa que me violou e fazer as pazes comigo mesma."

    "Tem sido difícil falar sobre Jogos Vorazes e Johanna Mason sem sentir a pontada desse momento, mas estou pronta para passar por ele e recuperar a alegria e a realização que senti. Muito amor para todos os sobreviventes por aí. O processo é lento e não-linear. Quero dizer que estou aqui para quem precisar conversar, desabafar ou abrir espaços não-comunicados dentro de si mesmo", completou Jena.

    A publicação já soma quase mil comentários, entre eles o de Willow Shields, que encarnou a irmã de Katniss, Primrose Everdeen, na saga. A atriz de 22 anos escreveu: "Esta postagem me deixou sem palavras. Eu entendo e espero que, embora o processo seja tão lento, você esteja bem."

    Vale destacar que Jena reprisou o papel de Johanna nos dois últimos filmes, A Esperança - Parte 1 (2014) e A Esperança - O Final (2015).

    Jogos Vorazes - Em Chamas
    Jogos Vorazes - Em Chamas
    Criador(es): Francis Lawrence
    Com Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth
    Data de lançamento 15 de novembro de 2013
    Assista agora

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top