Minha conta
    Steven Spielberg filmou esta sequência de guerra de forma tão realista que uma linha direta para veteranos de guerra teve que ser aberta
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Aclamado por público e crítica, O Resgate do Soldado Ryan ativou certos gatilhos em ex-soldados.

    Em 1998, Steven Spielberg estreou um de seus maiores clássicos: O Resgate do Soldado Ryan. Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial e estrelado por Tom Hanks, embora os projetos do cineasta sempre tenham sido recebidos com grande expectativa, este, em especial, gerou certo temor.

    Para muitos espectadores, o longa-metragem não mexeu com nenhum aspecto mais pessoal, mas a experiência para quem esteve no campo de batalha foi bem diferente; principalmente por contar com momentos, como dito pelo próprio Spielberg, gravados com grande realismo e precisão - lembra da icônica cena do desembarque na região da Normandia?

    Para se ter ideia, o veterano de guerra, John Raaen, sobrevivente do que ficou conhecido como “Dia D”, contou à revista TIME após assistir ao filme:

    Todos ficaram atordoados. Eu também. Eu não ia falar com ninguém. Isso trouxe de volta tantas memórias que minha mente estava repassando todas as coisas que aconteceram.

    Além dele, relatos mostram que diversos outros veteranos que assistiram ao longa experimentaram intensas situações de estresse pós-traumático, levando o Departamento de Assuntos de Veteranos dos Estados Unidos a criar um telefone de ajuda.

    Deborah Richter, uma terapeuta do Portland Veterans Center, na época, disse que os filmes de guerra quase sempre provocam emoções intensas nos ex-combatentes, apresentando experiências a respeito de dor, luto, sofrimento e morte que muitas pessoas desconhecem."É o gatilho definitivo de experiências pós-traumáticas".

    Menos de duas semanas após o lançamento do longa, a linha recebeu mais de 170 ligações.

    O Resgate do Soldado Ryan arrecadou mais de US$ 482 milhões em todo o mundo, sendo considerado um dos grandes clássicos do audiovisual e recebendo 11 indicações ao Oscar. A produção saiu vencedora em cinco categorias: Melhor Fotografia, Melhor Som, Melhor Edição de Som, Melhor Edição e Melhor Diretor.

    O Resgate do Soldado Ryan
    O Resgate do Soldado Ryan
    Data de lançamento 11 de setembro de 1998 | 2h 43min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Ryan Hurst, Tom Hanks, Tom Sizemore
    Usuários
    4,7
    Assista agora
    Eddie Redmayne e Felicity Jones quase morreram gravando esse drama baseado em fatos reais — e foi o filme mais visto no Prime Video

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top