Minha conta
    Benedict Cumberbatch pode pagar indenização por ter antepassados donos de escravos; ator já pediu desculpa pelo legado manchado de sua família
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Os ancestrais de Benedict Cumberbatch administraram uma plantação com escravos e uma força-tarefa de Barbados busca reparação pela escravidão.

    O ator Benedict Cumberbatch pode ser condenado pelo passado escravagista de sua família nos Barbados, ilha caribenha localizada na América Central. Os ancestrais de Cumberbatch administraram uma plantação com escravos em Barbados durante os séculos 18 e 19 – fatos históricos terríveis que o ator comentou algumas vezes em sua carreira.

    Uma força-tarefa de Barbados está buscando indenizações dos descendentes de ricos proprietários de escravos, para obter reparações históricas pela escravidão. "Todos os descendentes de proprietários de plantações brancos que se beneficiaram do comércio de escravos devem ser indenizados, incluindo a família Cumberbatch", disse David Denny, secretário-geral do Movimento Caribenho pela Paz e Integração, ao The Telegraph.

    O sétimo bisavô do ator, Abraham Cumberbatch, comprou a plantação Cleland no norte de Barbados em 1728, que abrigou 250 escravos até a abolição da escravatura mais de 100 anos depois, em 1834. De acordo com o The Daily mail, os Cumberbatch fizeram fortuna com a plantação e, depois da abolição da escravidão, a família recebeu uma compensação no valor de 6 mil libras do governo britânico – hoje, aproximadamente 1 milhão de euros.

    Benedict Cumberbatch já falou sobre passado abolicionista de sua família

    Fox Searchlight Pictures

    Indicado duas vezes ao Oscar, Benedict Cumberbatch teve em sua carreira papéis em histórias sobre a escravidão nas telonas, o proprietário de escravos William Ford em 12 Anos de Escravidão (2013), filme vencedor de três Oscars, além de interpretar William Pitt em Jornada pela Liberdade (2006), filme sobre o abolicionista William Wilberforce.

    Cumberbatch nunca escondeu o passado escravocrata de sua família, comentando sobre o assunto algumas vezes. De acordo com o The Daily Mail, o ator viu o papel em Jornada pela Liberdade como uma "espécie de pedido de desculpas" pelo passado de sua família na escravidão. O ator ainda revelou à reportagem que sua mãe, a atriz Wanda Ventham, o aconselhou a não usar seu sobrenome profissionalmente caso isso o tornasse alvo de pedidos de indenização. Ele também comentou sobre seus antepassados em entrevista ao The Telegraph em 2018. "Temos nosso passado – não é preciso ir muito longe para ver o passado escravocrata, fizemos parte de toda a indústria açucareira, o que é chocante".

    Atualmente, Benedict Cumberbatch é uma das principais estrelas do Universo Cinematográfico Marvel, onde ele interpreta Doutor Estranho e fez suas últimas aparições em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Ele também recebeu recentemente um indicação ao Oscar de Melhor Ator por Ataque dos Cães da Netflix, mas perdeu para Will Smith por King Richard: Criando Campeãs.

    12 Anos de Escravidão
    12 Anos de Escravidão
    Data de lançamento 21 de fevereiro de 2014 | 2h 13min
    Criador(es): Steve McQueen (II)
    Com Chiwetel Ejiofor, Michael Fassbender, Benedict Cumberbatch
    Imprensa
    3,9
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    4,5

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top