Minha conta
    10 melhores filmes de terror de 2022: Jenna Ortega aparece em dois destaques da lista do AdoroCinema
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    2022 rendeu ótimos filmes de terror, incluindo O Telefone Preto, Noites Brutais e Não! Não Olhe!, então confira as escolhas dos melhores pelo AdoroCinema.

    2022 foi um ano bastante especial para os fãs de terror, com novas produções inovadoras, retornos / continuações de franquias queridas pelo público, além de boas surpresas para os amantes do gênero. Por isso, não é nada fácil montar uma lista com os melhores filmes de terror de um ano repleto de coisas interessantes, mas aqui estão alguns mais marcantes!

    Noites Brutais

    20th Century Studios

    Noites Brutais (com título original de Barbarian) é tranquilamente uma das maiores surpresas de terror do ano. Misturando elementos de comédia com uma trama sombria (e brutal, como diz o título nacional), o filme estrelado por Georgina Campbell, Bill Skarsgård e Justin Long puxa o tapete do público a todo instante com acontecimentos inesperados que nos tiram da zona de conforto – como um bom terror tem que ser. Por aqui, Noites Brutais chegou diretamente no serviço de streaming e está disponível no Star+.

    X: A Marca da Morte

    A24

    Estrelado por Mia Goth e Jenna Ortega, X: A Marca da Morte chama atenção pela subversão de elementos clássicos do gênero slasher, com forte inspiração na estética setentista de O Massacre da Serra Elétrica, então não poderiam faltar muitas cenas sangrentas de morte – além de comentários interessantes sobre repressão e libertação sexual no subgênero. O filme de Ti West marcou o começo de uma nova trilogia com Goth, o prelúdio Pearl (ainda não lançado no Brasil) e a sequência MaXXXine (que estreia em 2023).

    O Telefone Preto

    Universal Pictures

    Baseado em um conto escrito por Joe Hill (filho do mestre Stephen King), O Telefone Preto marca o retorno do diretor Scott Derrickson ao cinema de terror e apresenta uma história simples, mas reflexiva, de terror sobrenatural, que discute sobre experiências traumáticas na infância. O filme se destaca bastante pela criação de tensão e claustrofobia, além da apresentação de um vilão misterioso, assustador e cruel interpretado por Ethan Hawke.

    Não! Não Olhe!

    Universal Pictures

    Jordan Peele se tornou um dos maiores nomes do cinema de terror atual após Corra! e Nós, e Não! Não Olhe! é mais uma prova do talento do cineasta em criar clássicos instantâneos. Maior evento cinematográfico de sua carreira até o momento, ele apresenta um espetáculo visual imersivo, com mais uma história cheia de camadas que discute medo do desconhecido, sociedade do espetáculo e apagamento de pessoas negras na indústria.

    Crimes do Futuro

    MUBI

    Conhecido pelas suas obras provocativas, David Cronenberg retorna ao horror corporal em Crimes do Futuro, filme que se passa em um futuro distópico não tão distante e sua premissa discute sobre temas familiares de outras produções famosas do diretor, como arte, relação do corpo humano com dor e prazer, vida e humanidade, sem esquecer é claro de muitas cenas que causam desconforto no público, afinal "cirurgia é o novo sexo". É Cronenberg em sua melhor forma, resinificando temáticas presentes em suas histórias.

    O Predador: A Caçada

    20th Century Studios

    Outra surpresa positiva de terror é O Predador: A Caçada, novo capítulo da franquia Predador que ninguém dava nada mas está aqui na lista de melhores do ano. Revitalizando uma das muitas franquias de terror em esgotamento de ideias, o filme é um prelúdio ambientado há 300 anos na Nação Comanche que se destaca pelas cenas de ação bem elaboradas em uma trama de sobrevivência visceral, que ainda tem como pontos fortes sua representação de povos originários (no elenco e na trama), como a guerreira indígena protagonista, além de um predador com visual assustador e habilidades ainda mais brutais.

    Pânico

    Paramount Pictures

    Quinto filme da franquia e primeiro sem o comando de Wes Craven, Pânico de 2022 apresenta uma nova geração de personagens, incluindo Jenna Ortega como Tara Carpenter, e os coloca ao lado de clássicos como Dewey Riley (David Arquette), Sidney Prescott (Neve Campbell) e Gale Weathers (Courteney Cox). Mesmo não sendo tão inovador quanto os capítulos anteriores, o filme de Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett mantém a acidez da franquia e sua metalinguagem em comentários sobre a cultura tóxica de fãs na internet e sua própria existência quanto sequência. No final de tudo, ainda temos uma das aparições mais sangrentas de Ghostface em filmes Pânico.

    Até os Ossos

    United Artists Releasing

    Luca Guadagnino e Timothée Chalamet retomam sua parceria de Me Chame Pelo Seu Nome em Até os Ossos, uma história de amor provocativa e visceral que se apresenta como um terror canibal. O filme de Guadagnino equilibra perfeitamente um romance sobre identidade, autoconhecimento e pertencimento com elementos de terror visceral caracterizados pelo canibalismo dos personagens de Chalamet e Taylor Russell.

    O Menu

    Searchlight Pictures

    Sátiras sobre a elite e seus comportamentos estão em alta, como podemos ver em The White Lotus e Glass Onion: Um Mistério Knives Out. Estrelado por Anya Taylor-Joy, Nicholas Hoult e Ralph Fiennes, O Menu usa do ambiente gastronômico elitista para traçar comentários sociais sobre classes e sobre a experiência com a arte, em uma narrativa que progressivamente se torna mais inesperada, desconfortável e assustadora.

    Nanny

    Amazon Studios

    Estreia da roteirista e diretora Nikyatu Jusu na direção, Nanny coloca a atriz Anna Diop em um terror atmosférico que combina comentários sociais pelos pesadelos da experiência da protagonista como imigrante senegalesa nos Estados Unidos, com o crescente horror sobrenatural conforme ela tenta construir uma nova vida como babá. Nanny chegou aqui no Brasil diretamente no serviço de streaming e está disponível no Prime Video.

    Menções honrosas

    Como falei anteriormente, 2022 foi um ano recheado de excelentes produções de terror, então não poderia deixar de fazer uma menção honrosa para outros filmes que se destacaram no gênero – mas acabaram ficando de fora da lista dos melhores do ano. Sorria, Piggy, Morte Morte Morte, Fresh e, claro, o polêmico, violento e sangrento Terrifier 2, são todas produções que também merecem ser assistidas pelos fãs de terror. E para você, quais foram os melhores filmes de terror em 2022? Que 2023 seja ainda melhor!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top