Minha conta
    O que é Avatar? Qual é o significado do título da franquia de James Cameron?
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Avatar foi lançado em 2009, apresentando ao público o planeta Pandora, e depois de 13 anos o público retorna à esse universo em Avatar: O Caminho da Água.

    Avatar (2009), comandado por James Cameron, é a maior bilheteria da história do cinema, onde o público foi apresentado ao planeta Pandora, e finalmente sua sequência foi lançada, Avatar: O Caminho da Água. Mas o que significa o termo "Avatar"? Pensando nisso, vamos explicar a origem do título da franquia de ação e aventura em Hollywood.

    O que é Avatar? Entenda o significado do título da franquia de James Cameron

    20th Century Studios / Disney

    Em entrevista à revista Time, James Cameron comentou sobre o significado do termo "Avatar" usado na produção. "É uma encarnação de um dos deuses hindus assumindo uma forma de carne. Neste filme, o que isso significa é que a tecnologia humana no futuro é capaz de injetar a inteligência humana em um corpo localizado remotamente, um corpo biológico. Não é um avatar no sentido de apenas existir como uns e zeros no ciberespaço. Na verdade, é um corpo físico. O personagem principal, Jake, interpretado por Sam Worthington, tem sua existência humana e sua existência de avatar. Ele será mostrado usando fotografia de ação ao vivo em 3D e imagens geradas por computador", disse.

    As origens da palavra Avatar vêm da língua sânscrita em textos hindus sagrados e significa "reencarnação". Levando isso em conta, James Cameron chegou a comentar que o título do filme era uma referência subconsciente à Índia. "Eu simplesmente amei tudo, a mitologia, todo o panteão hindu, parece tão rico e vívido. Eu não queria fazer referência tão próxima à religião hindu, mas a associação subconsciente foi interessante e espero não ter ofendido ninguém ao fazê-lo", disse o cineasta sobre as inspirações para o título da franquia.

    No primeiro filme, Jake Sully (Sam Worthington) ficou paraplégico após um combate na Terra. Ele é selecionado para o programa Avatar e viaja a Pandora, uma lua extraterrestre, onde encontra diversas formas de vida. O local é lar dos Na'Vi, seres humanoides que possuem maior capacidade física que os humanos, com três metros de altura, pele azulada e vivem em paz com a natureza. Os humanos desejam explorar a lua, de forma a encontrar metais valiosos, o que faz com que os Na'Vi aperfeiçoem suas habilidades guerreiras. Incapazes de respirar o ar do planeta, os humanos criam seres híbridos chamados de Avatar, controlados através de uma tecnologia que permite que seus pensamentos sejam aplicados no corpo do Avatar. Desta forma, Jake pode voltar à ativa, percorrendo as florestas de Pandora e liderando soldados. Até conhecer Neytiri (Zoe Saldana), uma feroz Na'Vi que serve de tutora para sua ambientação na civilização alienígena.

    Avatar: O Caminho da Água chega aos cinemas brasileiros em 15 de dezembro.

    Avatar: O Caminho da Água
    Avatar: O Caminho da Água
    Data de lançamento 15 de dezembro de 2022 | 3h 12min
    Criador(es): James Cameron
    Com Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver
    Imprensa
    3,2
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Disney +

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top