Minha conta
    Harriet - O Caminho Para a Liberdade na Tela Quente (21/11): Nos anos 1990, executivo queria atriz branca no papel da ativista negra
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Longa recebeu duas indicações ao Oscar.

    A penúltima segunda-feira de novembro terá pelo menos uma atração cinematográfica na grade da TV Globo, já que o período da Sessão da Tarde foi tomado por jogos da Copa do Mundo durante toda essa semana.

    O longa escolhido para a Tela Quente de hoje foi Harriet - O Caminho Para a Liberdade, uma forma de celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado no último domingo, 20 de novembro.

    A trama acompanha a história de Harriet Tubman, ativista política que, durante a Guerra Civil americana, ajudou centenas de escravos a fugirem do sul dos Estados Unidos, logo depois que ela mesma tivesse conseguido escapar da escravidão, no ano de 1849. Suas ações contribuíram fortemente para que a história tomasse um novo direcionamento.

    Teste de Bechdel

    O longa de Kasi Lemmons, de Luke Cage, é um ótimo exemplo de projeto "aprovado" pelo teste de Bechdel, que avalia a representação feminina em obras artísticas. A obra precisa ter 1) pelo menos duas mulheres, 2) que conversem uma com a outra, 3) sobre algum assunto que não seja um homem.

    O que é o Teste de Bechdel? Saiba quais filmes famosos falham na representatividade feminina

    Oscar 2020

    Cynthia Erivo, a protagonista do longa, foi indicada ao Oscar 2020 na categoria de Melhor Atriz. O projeto ainda entrou na disputa de Melhor Canção Original por "Stand Up".

    Além da premiação guiada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o longa ainda ganhou indicações ao Critics' Choice Movie Awards, Globo de Ouro, SAG Awards e Hollywood Film Awards, que concedeu o prêmio de Melhor Atriz Revelação para Erivo.

    Falando em prêmios, a estrela do longa é conhecida por soltar o vozeirão na Broadway. Pelo espetáculo de A Cor Púrpura, ela conquistou vitórias no Emmy, Tony e Grammy.

    Julia Roberts?

    Apesar de ter chegado aos cinemas em 2019, Harriet já é um projeto veterano em Hollywood, com uma produção lenta, porém ininterrupta, por décadas.

    Entre as diversas incursões do roteiro pela indústria, um executivo da Focus Features chegou a sugerir que Julia Roberts interpretasse a personagem principal, uma ativista negra com forte conhecimento histórico. Isso aconteceu em 1994.

    “Me disseram que um chefe de estúdio disse em uma reunião: 'Esse script é fantástico. Vamos trazer Julia Roberts para interpretar Harriet Tubman'", disse o roteirista Gregory Allen Howard em entrevista ao Los Angeles Times. "Quando alguém explicou que Roberts não podia ser Harriet, o executivo respondeu: 'Faz muito tempo. Ninguém vai saber a diferença'", completou.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top