Minha conta
    Enola Holmes 2: Você sabia que o filme de Millie Bobby Brown é inspirado numa história real?
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    A sequência do filme Netflix com a estrela de Stranger Things traça muitos paralelos com fatos históricos.

    Enola Holmes, produção Netflix baseada na obra de Nancy Springer, autora de “Os Mistérios de Enola Holmes”, fez sua estreia na plataforma em 2020 trazendo Millie Bobby Brown, a estrela de Stranger Things, na pele da protagonista destemida e irmã do lendário Sherlock (Henry Cavill). A sequência do longa acaba de chegar à Netflix, e em Enola Holmes 2, após os desdobramentos do primeiro filme, vemos a protagonista finalmente podendo ser considerada uma detetive "de verdade", tal como seu irmão. Mas, ao ser chamada para investigar o desaparecimento de uma menina, ela descobre que há muito mais em jogo.

    Enola Holmes 2
    Enola Holmes 2
    Data de lançamento 4 de novembro de 2022 | 2h 09min
    Criador(es): Harry Bradbeer
    Com Millie Bobby Brown, Henry Cavill, Helena Bonham Carter
    Usuários
    3,9
    Adorocinema
    3,0
    Assistir em streaming

    Apesar de ser uma ficção, esta sequência apresenta alguns elementos que fazem referência à fatos históricos, e pessoas que existiram na vida real. Ajudando a estruturar a trama que busca falar sobre sororidade e a luta das mulheres por seus direitos, e se passando em uma Londres do século XIX, uma referência muito forte é feita a chamada greve das Matchgirls de 1888.

    Mas o que foi a Greve das Matchgirls?

    A Greve das Matchgirls foi uma greve feminista geral, organizada por trabalhadoras de uma fábrica de fósforo em Londres, em 1888. A paralisação da fábrica de fósforos Bryant & May foi liderada por Sarah Chapman, que na trama é vivida por Hannah Dodd.

    Além de mais de 14 horas de jornada, as mulheres (muitas meninas e adolescentes) protestaram contra as condições insalubres de trabalho, pois tinham que conviver com um fósforo branco tóxico, que contaminava os alimentos e tinha o potencial de causar deformidades no maxilar e até danos cerebrais.

    A greve das Matchgirls durou várias semanas até que os executivos da Bryant & May finalmente cederam à pressão das mulheres trabalhadoras e as condições de trabalho foram melhoradas. Faz todo o sentido, para contar a história de uma jovem corajosa como Enola Holmes, lembrar de outras tantas meninas e mulheres destemidas da vida real, não é mesmo?

    Enola Holmes 2 já está disponível na Netflix.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top