Evidências do Amor
    Legal
    Evidências do Amor

Comédia romântica de Sandy e Fábio Porchat vai te conquistar por mistura entre humor e fantasia, não pelo romance

por Diego Souza Carlos

Assim como qualquer movimento cinematográfico, comédias românticas tiveram diferentes auges ao longo dos últimos anos. Com ícones de cada geração, dos quais podemos citar Dirty Dancing, Nunca Fui Beijada, Como Se Fosse a Primeira Vez, O Amor Não Tira Férias e Questão de Tempo, o gênero está em curso de retomada no calendário anual de Hollywood. Entre tantas formas de retratar o amor de maneira leve e inovadora, Evidências do Amor chega aos cinemas como um misto de referências tipicamente brasileiras sem deixar de abraçar algumas cartilhas da indústria.

Estrelada por Fábio Porchat e Sandy, a trama tem seu início em uma noite qualquer, quando Marco e Laura se conhecem em um karaokê e cantam juntos a música Evidências. Desde então, eles se apaixonaram e formaram um casal que parecia perfeito, até o momento do “sim”. Sem entender o que aconteceu, agora, toda vez que essa música toca, Marco vai viajar nas suas lembranças com Laura para encarar o passado.

Além da dupla principal, o longa ainda conta com Evelyn Castro, Larissa Luz, Fernanda Paes Leme e Samya Pascotto no elenco. Na direção está Pedro Antonio Paes, conhecido por seu trabalho em Um Tio Quase Perfeito, Altas Expectativas e To Ryca! 2. Ele assume o roteiro ao lado de Alvaro Campos (Alice e Só) e Luanna Guimarães (Esposa de Aluguel).

E nessa loucura…

Warner Bros. Discovery

A ideia de trazer clássicos da música brasileira para a dramaturgia não é necessariamente nova. Nos últimos anos, adaptações de faixas do Renato Russo foram lançadas nos cinemas, como Somos Tão Jovens, Eduardo e Mônica e Faroeste Caboclo. Aqui, o conceito muda, deixando a canção como ponto de partida (e permanência) da história entre um casal que viveu um romance intenso, mas não se trata de uma adaptação.

Para aqueles que não são tão fãs da canção, uma boa e uma má notícia: ela está ligada à toda a narrativa de Pedro Antônio, mas há também uma homenagem a outros grandes hits nacionais. Rico em composições, o país sempre teve um catálogo de alta qualidade. Ainda assim, o excesso de algumas canções no imaginário brasileiro deixa muita gente antipática em relação a certos títulos, o que torna a premissa do filme no mínimo curiosa.

Como utilizar uma faixa extremamente replicada em karaokês, estações de rádios, viagens de família, casamentos e festas de aniversário como fio condutor de um filme sem deixar o público criar aversão à mesma? Parte da resposta está na pluralidade de versões apresentadas e em sua poderosa letra, mas ainda assim, há quem saia da sala de cinema precisando de detox de Evidências após o projeto.

Embora essa questão deixe algumas pessoas distantes da sala de cinema, ela tem lados interessantes: toda a estrutura do filme aponta para a forma como a vida de milhares de pessoas estão entrelaçadas a essas canções brasileiras - algo que é explorado no desfecho do filme de maneira criativa.

Negando as aparências e disfarçando as evidências

Warner Bros. Discovery

Um dos grandes méritos de Evidências do Amor está na comédia. Todas as cenas entre Fábio Porchat e Evelyn Castro são tomadas por um ótimo timing, fruto dos anos de amizade e parceria no Porta dos Fundos, é claro. Ligados à espontaneidade do quadro de esquetes do Youtube, a relação entre eles é fluida, auxiliada por um roteiro que parece reconhecer as qualidades da dupla.

Enquanto os dois se destacam no humor, Sandy fica encarregada das passagens mais dramáticas e cotidianas de sua personagem. Neste retorno aos cinemas, a atriz e cantora tem um pouco de dificuldade em entrar em sintonia com os demais, sendo um bocado ofuscada por seu parceiro de cena. Apesar dessas questões, ela dispõe de carisma em passagens voltadas à construção do romance (as cenas da dança na cozinha e da mímica em frente à lareira são uma graça!).

Com inúmeros cenários, o longa dispõe de uma ótima fotografia, que consegue exaltar o caráter urbano da história, e uma direção criativa que não tem receio de abusar dos elementos visuais de fantasia. As viagens ao passado de Marco partem de uma mistura de efeitos práticos e efeitos especiais, nas quais o resultado fica satisfatório alinhado à recorrente atuação escrachada de Porchat.

Pra que viver fingindo se eu não posso enganar meu coração?

Warner Bros. Discovery

Ao fazer o link entre musicalidade e as múltiplas possibilidades do amar, Evidências do Amor se configura como uma comédia romântica leve e esperta. Apegada a diversos elementos atuais, com piadas que referenciam acontecimentos e memes contemporâneos, a narrativa também é um reflexo de seu tempo: há relacionamentos homoafetivos retratados com naturalidade, os recursos tecnológicos são mencionados de maneira orgânica e o relacionamento de Marco e Laura segue questionamentos do nosso tempo.

Embora seja um prato cheio para quem está atento às tendências das redes sociais, o longa também é um projeto para outra audiência: aquela que viu Sandy crescer ou tem Evidências como uma das grandes músicas da vida. Utilizando outras canções para se conectar ainda mais com o público, um trunfo carinhoso direcionado àqueles que estão na estrada do amor há mais tempo, o longa consegue se conectar com diferentes públicos.

Sempre bem-vindos no cinema brasileiro, os elementos de fantasia estão cada vez mais evidentes na produção nacional. Aqui, os roteiristas e o diretor fundem elementos de viagem no tempo de diferentes obras. Há um quê de Antes que o Café Esfrie, livro de Toshikazu Kawaguchi, com pitadas de Questão de Tempo e Te Amarei Para Sempre, ainda que - spoiler! - Marco não possa mudar o que já viveu.

Warner Bros. Discovery

Essa escolha em deixá-lo como espectador da própria vida também tem dois lados: dá ao protagonista a chance de aprender com os seus erros sem poder mudar o passado, mas também gera um certo cansaço do público em viver a mesma experiência do personagem repetidas vezes (e provavelmente notar bem antes que ele errou muito nesse relacionamento com Laura).

A partir do momento em que diversas novas questões entram em foco, o interesse pelo casal pode se perder ao longo do projeto, deixando o público se debruçar muito mais sobre as possibilidades do amor em si do que no destino de Mauro e Laura juntos. Utilizando também recursos metalinguísticos com direito a referências a grandes obras do cinema, como A Origem e O Silêncio dos Inocentes, Evidências do Amor funciona mais como aventura fantástica com toques de romance do que como comédia romântica - e com uma vasta gama de tópicos levantados, há mais de uma oportunidade de conexão com o público.