Em Busca da Cerveja Perfeita
    Legal
    Em Busca da Cerveja Perfeita

Comercial disfarçado de filme?

por Sarah Lyra

Desde os primeiros minutos de Em Busca da Cerveja Perfeita, há uma sensação de vídeo comercial da qual o documentário não consegue se livrar durante o restante da projeção. Adotando um formato convencional com depoimentos de especialistas, que explicam em detalhes o processo de produção da cerveja, o diretor Heitor Dhalia consegue criar belíssimas imagens a partir de padrões e texturas encontrados nas fábricas, como barris enfileirados e peças de maquinário. No entanto, o andamento do filme é prejudicado pela falta de clareza acerca de suas pretensões audiovisuais, principalmente porque parece oscilar entre obra cinematográfica e produto institucional, o que impede o desenvolvimento de uma identidade própria.

E não é por conta da escolha de estampar o nome de famosas marcas de cerveja — isso não é um problema no documentário —, mas, principalmente, pelo excesso de imagens de apoio que se resumem a repetições de variadas cervejas atingindo em câmera lenta um copo de vidro enquanto a espuma transborda, ou o clichê de um grupo de pessoas sorrindo ao brindar em torno da bebida gelada. São cenas que, embora bem produzidas, não acrescentam muito à narrativa. É como uma foto ou vídeo de um banco de imagens: esteticamente agradável, bem capturado tecnicamente, mas ao mesmo tempo impessoal, beirando o genérico.

O aspecto mais acertado de Em Busca da Cerveja Perfeita são os eloquentes profissionais selecionados para falar sobre o tema. Eles apresentam aspectos curiosos da indústria e discorrem de maneira apaixonada sobre o universo cervejeiro. No entanto, por mais protagonista que a bebida seja, há um elemento humano em falta no filme. Em um painel composto por 26 entrevistados, é difícil se relacionar com qualquer um deles num nível mais pessoal. As falas dos especialistas são postas de forma acelerada, o que muito contribui para o ritmo dinâmico do documentário, mas mesmo deixando clara a importância da cerveja na vida dessas pessoas, não há qualquer intenção de Dhalia em fazer um recorte mais elaborado e aprofundado das figuras.

Apesar de não apresentar uma motivação clara, o documentário funciona bem em seu caráter informativo. É interessante acompanhar as explicações sobre os ingredientes básicos para a produção de uma cerveja, assim como os cuidados específicos com cada um deles, a fim de obter um resultado pensado e bem controlado. Não coincidentemente, o filme ganha força nos momentos finais, ao explorar de forma mais assertiva os sentimentos de cada personagem em relação à cerveja perfeita. A partir da pergunta posta pelo diretor, os especialistas discorrem sobre um aspecto emocional e pessoal do ato de saborear a bebida, o que transcende o hábito de beber por si só e passa a constituir uma cultura e estilo de vida, mas a iniciativa de Dhalia, aqui, soa mais como um artifício para concluir a trama do que uma percepção criativa.