Democracia em Vertigem
    Bom
    Democracia em Vertigem
    por Bruno Carmelo

• leandro
      Petra Costa é filha de Manoel Costa e da jornalista e socióloga Marília Andrade (Li An). É também neta de Gabriel Donato de Andrade, um dos fundadores da construtora Andrade Gutierrez.Nos anos 1970, seus pais foram militantes de esquerda, ligados ao PCdoB (Partido Comunista do Brasil)
    • Jonas Puke
      Filme excelente, muito bem trabalhado. No começo, a voz um pouco chorosa da Petra faz pensar que ela é ingênua e magoada. Mas com o rolar do filme se percebe o contrário. Sua maturidade e firmeza são reveladas na sua escolha impecável das cenas, do texto, no seu conhecimento dos fatos históricos. Uma maravilha. Parabéns Petra!
    • Marco R. A.
      Chamar a Dilma de presidenta é a mesma coisa que chamar o Bolsonaro de mito. Não está linguisticamente errado, mas demonstra claramente a orientação político-partidária e séria tendência a ser seletivo quanto às verdades em que acredita.
    • Ricardo da Mata
      A maior lenda é dizer que Petra não procurou a objetividade, pois o tempo todo ela mostra as coisas como se fossem verdades. A questão é que ela não tem fundamentação política para conseguir entender o que aconteceu.
    • Jorge Luiz
      Serie verdadeira mesmo é o mecanismo pois eu tenho certeza que foi o Lula que disse ‘estancar a sangria’ da Lava Jato, num “grande acordo, com o Supremo, com tudo” isso sim que é verdade
    • Jorge Luiz
      chamaram a Dilma de presidenta por todo o mandato agora as pessoas se inflama porque o comentarista chama ela de presidenta ridiculo
    • Silvio Luiz de Carvalho Filho
      Se o filme fala de algo com um viés e distorce fatos sim se trata de uma mentira.É claro que você não vai, você acha que apresentar uma foto alterada (no filme não diz que foi alterada) é apresentar a verdade.Quer achar que foi golpe, pode achar é seu direito, todos temos o direito de estar errados e você está fazendo uso do seu.
    • Jorge Alves
      Caro Silvio, Se a pessoa apresenta uma foto alterada e diz que a foto foi alterada, então apresenta o fato sem qualquer distorção, se não dissesse, seria fake. Acredito que você esteja confundindo fatos (elementos objetivos) com a interpretação destes mesmos fatos, que entra no campo da subjetividade. A interpretação de que foi um golpe das elites para tirar o PT do poder é da autora do filme eu concordo e você não, ok. Apesar dessa interpretação pouco simpática para você, não torna o filme mentiroso. O tempo dirá quem tem razão.Deixo aberta a possibilidade de te pedir desculpas, mas não foi desta vez.
    • Silvio Luiz de Carvalho Filho
      Meu comentário com o link está pendente então segue sem o linkA Foto dos militantes mortos, na foto original há uma arma com eles, a própria petra afirmou que alterou a foto digitalmente.O Aécio no inicio do processo era contra o Impeachment, a ideia do PSDB era deixar o governo Sangrar, assim como foi no caso do mensalão.Toda a questão dos movimentos sociais que surgiram nessa época foi tratada como algorítimos das redes sociais, simplesmente apagou o fato da marcha até Brasília para protocolar o processo do impeachment,.Tenta dar a entender que a mulher do Lula morreu por conta de ter sido acusada quando o próprio lula disse sobre o Triplex e algumas assinaturas Tem que ver pois quem cuidava disso era a Dona Marisa.Ao final do documentário fala de alguns fatos que seguiram, como o Moro ter se tornado Ministro, mas não cita por exemplo a prisão do Temer.O Documentário tenta colocar tudo como um golpe e que não há democracia quando o Impeachment é um gatilho previsto na constituição, se em 92 não foi golpe por quê desta vez foi?O Documentário tenta colocar que o PT foi a vítima forçada à se corromper, quando no meio do mensalão o PT acabou com a tripartição do poder comprando o congresso para conseguir tramitar projetos.De resto, eu não acho que quem ficou no poder é honesto, tampouco o PT era.A Foto alterada você pode facilmente achar na internet.
    • Jorge Alves
      Quais são os fatos distorcidos e as fotos adulteradas? Se você apresentar, eu te peço desculpas.
    • Silvio Luiz de Carvalho Filho
      Fatos distorcidos, fotos adulteradas, tentando forçar uma narrativa que não existe.Esse documentário é uma fake news de mais de 2 horas, omitindo diversos fatos e colocando o Lula como herói e vítima, coisa que nem ele nem Dilma são.
    • Jorge Alves
      Agora, só falta você assistir.
    • Jorge Alves
      Parabéns, sinto-me orgulhoso e aliviado em ver alguém narrando a nossa história recente baseando-se em fatos. Trata-se de um documentário com imagens em tempo real, mostrando o lado oprimido, do derrotado, ou melhor, da democracia derrotada. O mal estar que senti na época estão nesse filme, pois retratou o que perdemos e para quem perdemos. Como sempre, nominar a angustia é o melhor remédio para diminuí-la.
    • Jorge Alves
      Esse teu Lixo é melhor documentário da história recente do país. Totalmente baseado em fatos e não em fake news de redes sociais.
    • Jorge Alves
      Mais um que não assistiu, fazer o quê?
    • Laércio R.
      Lixo...
    • Marcio Pereira
      O filme me trouxe uma lembrança de 2016 que se mantém ... como o país está dividido.
    • Jorge Machado
      Acho que o filme mostra muito bem a divisão de classes, aqueles senhores que sempre estiveram no poder defendo uma elite classista, além de retratar a grande influência Americana que sempre existiu na nossa vida, quando JK tentou mudar o panorama, fazendo um Governo democrático com um grande crescimento econômico e principalmente cultural, houve uma Ditadura Militar apoiada pelos EUA, o que faltou neste documentário foi retratar o desastre cultural para o povo Brasileiro deste golpe, as escolas públicas era referência antes da ditadura, e os três pilares do sistema educacional Brasileiros foram punidos, Anísio Teixeira, Paulo Freire e Darcy Ribeiro, tiveram que sair do País, Anísio Teixeira foi morto pela ditadura. O Filme retrata uma corrupção politica entranhada nos três poderes que sempre existiu, mas, coincidentemente quando Governos Democráticos tentaram Governar este País houve Golpe, mostra também a grande influência que a mídia exerce na vida dos Brasileiros, criando falsos ídolos, e a história irá mostrar que este juizeco tinha como único objetivo impedir que Lula voltasse a Governar este País.
    • BRUNO COSTA MARQUES
      A narrativa da Petra é péssima, fraca, muito minguado, o documentário camuflou muitas questões que levaram ao impeachment como se fosse apenas a mídia junto com uma parte da população que foram os responsáveis, o que não é verdade, houve erros muito graves durante a sua gestão, mas valeu assistir por causa das cenas dos bastidores,um ambiente fora do alcance da imprensa em geral num momento tão decisivo para o país.
    • Antonio Inacio
      Faltou ela citar a aproxima do PT com a Venezuela.