Fuja
    Você assistiu Fuja ?

Daniel D.
    Daniel D.

Enviada em 26 de fevereiro de 2024
    Excelente filme de suspense, qualquer coisa sobre o filme já entregaria um possível final, tendo em vista que vai soltando aos poucos a história.. acredito faltar cenas de suspense mais assustadoras pra ganhar uma nota melhor, porém o filme é bom e vale a pena.
    Kleber Viveiros.
    Kleber Viveiros.

Enviada em 29 de novembro de 2023
    gente eu amei o plot twits desse filme! sarah é monstra e aqui não foi diferente, e a atuação da até então principiante kiera é incrível, essa menina vai longe!
    Mariano Soltys
    Mariano Soltys

Enviada em 21 de março de 2023
    Filme Fuja e a dependência materna do vulnerável

O filme Run, ou no Brasil Fuja, mostra uma menina cadeirante vivendo com sua mãe, tomando remédios e tendo o sonho de entrar na universidade, esperando o tão desejado envelope do correio. Ocorre que aos poucos começa a perceber manipulação da mãe, seja com os medicamentos estranhos que recebe para tomar, seja pelo cárcere privado que a limita de ter o contato com o mundo. A simbiose com a mãe passa a se romper, quando percebe tomar um medicamento que causa paralisia das pernas. Noutro momento ela fica limitada por não ter internet, e assim telefonar para estranhos a fim de pedir socorro ou ajuda.

O curioso que a atriz é cadeirante, e assim mostra uma verdadeira inclusão no cinema, o que podemos apenas presenciar agora em versão streaming. Também mostra a grande capacidade e normalidade de todos, sejam eles limitados intelectualmente, sejam fisicamente. O Estatuto do Deficiente já ampliava os direitos e liberdade de todos, mas não foi muito divulgado ou recebido pela sociedade. Direitos como o de negociar, casar, etc, são ainda vistos como proibidos por parte de quem convive com alguma limitação, pela sociedade. No caso do filme a mãe tenta de toda a forma limitar a filha, não a deixando viver a vida, ter a vontade de viver a que falava Schopenhauer. O vulnerável acaba se limitando, não tanto por si mesmo, mas por parte do que a sociedade faz dele. Os preconceitos, tema inclusive de recente ENEM, mostram o quanto se é difícil mudar o ponto de vista das pessoas. Tentou-se acabar com a APAE, ainda se tentou criar escolas especiais de outras formas, excluir os vulneráveis, e isso tudo mostra uma sociedade bem confusa com a inclusão de todos. Na escola faltam segundo professores, intérpretes de LIBRAS etc, e isso mostra o quanto ainda se é dificultada a vida de cadeirantes e outros.

No filme fica por fim o mistério se a menina podia mesmo caminhar ou não, uma vez que não aparece no final caminhando com grande progresso. O melhor que é todos temos fugas existenciais, e somos de algum modo limitados por alguém.

Mariano Soltys, professor e advogado - autor de livro Filmes e Filosofia
    Gabriela Dias
    Gabriela Dias

Enviada em 9 de junho de 2022
    Fuja é um filme que utiliza o mistério e a tensão para atrair a atenção do telespectador.

O longa narra a história de Chloe Sheman ( Kiera Allen) que nasceu com diversos problemas de saúde e de sua mãe( Sarah Paulson) que apresenta uma preocupação excessiva quando Chloe começa a se preparar para a entrada na faculdade, logo uma série de sinais faz com que a jovem comece a suspeitar dos cuidados de sua mãe.
    A narrativa do filme se inicia com uma forma clara e bem cabível da rotina de Chloe, e como ela depende de sua mãe para os afazeres externos, logo a personagem tem uma situação claustrofóbica.
    O 1° e o 2° ato do filme, se concentra em uma série de cenas ágeis e misteriosas acerca do cuidado excessivo da mãe e sua relação com Chloe. O longa acerta em aproximar o telespectador com a história e tensão de Chloe, que acaba se tornando mortal e com segredos obscuros da sua mãe.
    Vale destacar que as atuações estão muito boas, mas o som e a trilha sonora funcionam em momentos de tensão e horror que acabam se enquadrando em movimentos do filme, o roteiro do filme é básico mas contido e também transmite ao telespectador tudo o que ele precisa saber, sem explicação externas.
    O filme se destaca em ser contido e em contar uma boa história, com obsessões, segredos, frustrações, perigos, que ao chegar no 3° ato se torna bem corrido, ao ponto de esquecerem de alguns fatores externos, mas a tensão e o mistério do longa o transforma em um interessante thriller.
    Diego Jorge
    Diego Jorge

Enviada em 31 de março de 2022
    Bom! O filme é um suspense/terror muito digno! Com atuações brilhantes e uma trama perturbadora, o longa prende o telespectador do início ao fim e termina de maneira a fechar as pontas soltas! Vale a pena!
    oigorj
    oigorj

Enviada em 29 de janeiro de 2022
    é difícil encontrar um filme original na netflix que seja realmente bom, esse é um belo exemplo. o filme consegue te prender logo nos minutos iniciais
    Ricardo Gazetta
    Ricardo Gazetta

Enviada em 21 de janeiro de 2022
    Previsível, mas ainda assim um bom entretenimento! A atuação das duas atrizes vale a sessão! No mais, queria não ter que ser obrigado a escrever 100 caracteres!
    Victor467
    Victor467

Enviada em 2 de novembro de 2021
    Gostei muito do filme!Me deu tensão em algumas partes,filme muito interessante.Na minha opinião é o melhor filme de terror da Netflix.
    Daniel RFN
    Daniel RFN

Enviada em 26 de setembro de 2021
    O filme é muito bom, prende a atenção do começo ao fim, então pra quem busca um bom filme de suspense, pode ser uma boa opção.
    Enviada em 31 de julho de 2021
    Não é tão diferente e nem se destaca em nada em relação a filmes do mesmo gênero. Mas me prendeu bastante e tem uma boa qualidade de atuações. Bom!