A Rebelião
    2,3
    Você assistiu A Rebelião ?

Babe Diego
    Babe Diego

Enviada em 4 de abril de 2024
    Pode parecer só um clichê antigo, mas todos temos a necessidade de expressar o que contemos. Falar de ideias ou sentimentos ou ideologias que habitam nossa cabeça e que julgamos essenciais para certas questões amplamente difundidas. Quando a gente observa o enredo de A Rebelião ficamos intrigados, mas a forma como nos é comunicada a ideia central do filme não é eficaz. Fica a impressão de que eles poderiam ter feito melhor e que a história não atingiu seu potencial ideal. Porque comunicar noções num filme nao deve ser algo implícito, a simplicidade pode trazer resultados fabulosos e alcançar os objetivos traçados. O efeito de uma obra de arte mais fácil de assimilar não pode ser medido. É incontestável. Mas temos que concordar que os aliens nunca mereceriam nada menos do que aquele final devastador. Bendita as professoras de histórias, os alunos de medicina, os ex-militares etc etc etc Lutar define o futuro (e tudo indica que os roteiros).
    Gurujan
    Gurujan

Enviada em 7 de julho de 2023
    O filme é uma metáfora. Os alienígenas são esses seres desumanos ou não humanos que vivem ocultos nas trevas, os poderosos que controlam tudo e quase todos com a cooperação da imensa maioria da população alienada de si mesma. Não há saída possível senão através da libertação de cada indivíduo da prisão de si mesmo e do condicionamento social. Para a população alienada pouco importa quem domina desde que possa usufruir do que almeja o indivíduo médio comum numa sociedade de produção, consumo e lazer. Para estes indivíduos este é o único propósito da vida e a única liberdade que almejam.
    Daniel Wachholz
    Daniel Wachholz

Enviada em 21 de março de 2023
    Ao contrário do que a crítica em destaque afirma, o filme tem um tema central muito consistente e que fundamenta toda a ação/mistério do filme. O título do filme em inglês dá o norte para interpretá-lo: "Captive State", ou "Estado Cativo", um estado escravo e que escraviza.

O pano de fundo – a conquista da Terra pelos alienígenas e subjugação da humanidade por completo, serve de fundamento para uma analogia perfeita da formação de ditaduras dos séculos XX e XIX, da implantação de regimes tirânicos e do recrudescimento dos controles sociais por meio do aparato repressivo do Estado, com a utilização de tecnologias aos moldes dos controles chineses. Esse ponto é, inclusive, reforçado pelo próprio diretor.

Há um pouco de tudo ali, mas é o modelo russo o que dá maior substância ao desenvolvimento da trama. Os felizes colaboracionistas, que ficam cada vez mais ricos enquanto o povo é escravizado (o embrião das atuais oligarquias russas, que surgiram a partir de orgulhosos delatores e colaboradores do partido comunista), os policiais que aderem à repressão por apenas estarem "cumprindo ordens" etc. Há uma cena em que uma mulher é pinçada da multidão por agentes do Estado paisanos vestindo balaclavas. Essa cena é tipicamente russa e vídeos reais similares podem ser encontrados na internet com facilidade.

Outros pontos reforçam a analogia com as ditaduras e tiranias dos séculos XX e XXI: os rebeldes são obrigados a achar jeitos de escapar dos controles autoritários, literalmente "voltando às catacumbas"; um culto clandestino é interrompido pela ação social, numa clara alusão à perseguição das religiões (aqui o alvo é a China) etc. Não é sem sentido que um ponto de encontro dos rebeldes é justamente em uma igreja.

O final do filme é uma representação do sistema Gulag: os prisioneiros são encaminhados para o confinamento usando a embarcação alienígena (trens), levando-os para fora da visão dos outros (no início do filme a cena não chama maior atenção). Os campos de concentração russos do sistema Gulag ficam muito distantes dos centros urbanos. A última cena não precisa mostrar mais do que mostrou – é claro o que aconteceu.

O filme tem um ritmo um pouco lento, mas entrega muito mais do que promete. Ao vê-lo com os olhos abertos para as questões de liberdade e tirania, o filme mostra toda a riqueza que parece escondida.
    Tamarafalcao13
    Tamarafalcao13

Enviada em 13 de janeiro de 2023
    spoiler:
    al Direto ao ponto.Realmente e infelizmente a trama se faz confusa...de fato.Não vi uma alma se quer afimar, que realmente entendeu ou li, uma boa suposição/análise/teoria da história e principalmente do seu fim...
    Meu entendimento do filme resumidamente foi:
    Acredito que o policial era um agente duplo com interesse a ser promovido a comissário para acessar a base subterrânea.ponto.O filme não deu maiores informações q isso.
    O irmão mais velho deixou o planeta terra não entendi pq nem como claramente... e o irmão mais novo foi recrutado pelo policial pra q e qd ???
    Todos demais se suicidaram na trama ou aceitaram a morte para não comprometer um plano maior para futuro.E esse foi apenas o início de uma rebelião...
    Valeu!!?
    Pablo Michael
    Pablo Michael

Enviada em 25 de outubro de 2021
    Lixo de filme que faz vc se arrepender amargamente de ter perdido quase 2hs de vida. Dificilmente perco ainda mais tempo vindo aqui reclamar mas esse merece
    Evelyn Stefani
    Evelyn Stefani

Enviada em 23 de agosto de 2021
    Muito ruim, sem pé nem cabeça do começo ao fim......................................................
    Herbert Silva
    Herbert Silva

Enviada em 1 de agosto de 2021
    Um dos piores filmes que já assisti. Sem pé e nem cabeça. Não tem nenhum sentido. Quando você pensa que está começando a entender, acontece alguma coisa que não tem explicação e você volta a não entender nada.
    Sonia Bonanho
    Sonia Bonanho

Enviada em 26 de julho de 2021
    Não é uma super produção, mas a trama é boa, os atores são excelentes. O filme é inteligente, tem muita tensão, requer muita atenção a trama! O final não chega a ser surpreendente para quem ficou atento aos sinais.
    Mozart Wallace
    Mozart Wallace

Enviada em 19 de junho de 2021
    Gostar desse filme vai depender da expectativa, quando vi o nome do filme e a sinopse, esperava algo bem diferente.
    Quem tentar assistir o filme buscando ação ou aventura vai se frustrar, o filme tem uma história simples de entender e não tem ritmo acelerado ou empolgante, o foco não é na qualidade gráfica dos ETs ou nas cenas marcantes, é a situação que os personagens estão passando e a forma que planejaram sair dela mesmo sendo inferiores e sem muitos recursos.
    Dei 4 estrelas porque não é uma super produção, mas é um filme bem feito, curioso e honesto, com uma boa conclusão, vale a pena assistir, é a prova de que não é preciso um mega orçamento pra ter um ótimo filme.
    Se você é o tipo de pessoa que só assiste produções tops, com o aval dos críticos, esgote suas opções antes de assistir esse filme, no meu ponto de vista é uma boa assistir apesar de não ter tanto destaque.
    Jorge Soruco
    Jorge Soruco

Enviada em 13 de abril de 2021
    Apesar de achar um tanto escuro, o enredo foi bem elaborado.
    Boas atuações. Em especial do veterano John Goodman.
    Um bom divertimento com certeza.