Eu Sou Carlos Imperial
    Muito bom
    Eu Sou Carlos Imperial

Artista refletido

por Lucas Salgado

O apresentador, compositor, diretor e ator Carlos Imperial é uma figura icônica e polêmica da cultura brasileira muito ativa entre as décadas de 60 e 80, com uma personalidade impossível de se imaginar nos dias de hoje. Amoral, escrachado, radical, nada politicamente correto, ele não passaria perto da televisão nacional nos dias de hoje. Mas ainda há espeço para ele nos cinemas, como comprova este excelente documentário Eu Sou Carlos Imperial.

Responsáveis pelo extraordinário doc Uma Noite em 67Renato Terra e Ricardo Calil se jogaram no mundo de Imperial e conseguiram levar para a tela exatamente aquilo que ele representava, o lado bom e o ruim, sem poupar o documentado e o público. Por causa disso, o longa acabou recebendo classificação 18 anos, pois conta com cenas fortes de pornochanchadas estreladas por ele nos anos 80.

O filme traça um panorama amplo da carreira do artista, unindo imagens de arquivo e depoimentos, sem nunca parecer formulaico ou quadrado. Conta com um personagem tão fascinante e absurdo que também funciona quase como comédia, afinal algumas atitudes de Imperial são quase que alienígenas, como assumir a autoria de canções de domínio público que não tinham autores definidos,

De certa forma, o documentário também apresenta uma função escapista de natureza quase antropológica. É curioso ver o público se divertindo e admirando uma conduta tão imoral e antiética.

Eu Sou Carlos Imperial aborda várias fases da carreira do personagem, na rádio, na TV, no cinema, na política e por aí vai. Também traz uma entrevista grande feita com ele já nos anos 90, pouco antes de sua morte aos 56 anos.

Carlos Imperial revelou diversos nomes da música brasileira, como Erasmo Carlos, Roberto Carlos, Elis Regina, Tim Maia e companhia. O espectador vai gostar de descobrir histórias por trais de tais ídolos, como também ouvi-los em depoimentos.

O documentário é importante para manter em evidência um personagem significativo da nossa cultura. Concordando ou não com suas atitudes, teve importância inquestionável em um grande período cultural do país.