Cruella
    Bom
    Cruella

Causando caos, mas com muito estilo

por Katiúscia Vianna

Bem antes da atual moda de remakes de animações clássicas, a Disney já tinha um live-action famoso: Os 101 Dálmatas, onde Glenn Close imortalizou sua versão de Cruella De Vil nos anos 90. Logo, quando anunciaram o prelúdio Cruella, surgiu uma expectativa ainda maior sobre quem iria interpretar tal personagem. Afinal, as comparações seriam inevitáveis, certo? Errado! Emma Stone surge com uma versão completamente diferente da icônica vilã, mas ainda assim maravilhosa.

Cruella acompanha o início da jornada da personagem-título, desde quando ainda era Estella, uma criança rebelde, até virar uma jovem adulta criativa, que vive de pequenos golpes ao lado de Jasper (Joel Fry) e Horácio (Paul Walter Hauser). Porém, ela tem um talento nato para a moda, algo que chama a atenção da poderosa Baronesa Von Hellman (Emma Thompson), dona de um império e sem nenhum caráter. Mas Estella nem imaginava que teria uma conexão com sua nova chefe, culminando numa série de eventos (e uma guerra fashionista) que farão a protagonista abraçar seu lado perverso e virar Cruella.

Cruella se torna a nova anti-heroína do cinema

A direção fica sob a responsabilidade de Craig Gillespie (do ótimo Eu, Tonya); que surge com uma proposta inusitada, mas previsível: Cruella deixa de ser uma vilã e, basicamente, se torna um anti-heroína. Ela não deixa de ser babaca, porém não tem mais aquela obsessão de matar cãezinhos... Algo que sempre foi meio pesado para o universo mágico da Disney. Aliás, os cachorros tem presença fundamental para a nova história — que até brinca com essa questão de forma bem bacana, apesar do CGI usado nos bichinhos nem sempre funcionar.

O roteiro de Dana FoxTony McNamara (que trabalhou com Stone em A Favorita) joga de maneira segura, para poder conquistar todos os públicos. Para isso, investe na outra principal característica da protagonista: a genialidade fashion. É a partir dessa guerra com a Baronesa que o filme (com mais de duas horas de duração!) atinge seu auge; criando uma história de vingança que vai entreter o público, mesmo que desconstrua um pouco de Cruella De Vil.

Mesmo com erros de roteiro, Cruella é absurdamente fashion

Apesar do roteiro fraco, Gillespie tem a honrosa tarefa de equilibrar todos os destaques da produção, sem deixar que um ofusque o brilho do outro. Para começar, o filme é um deslumbre para os olhos e ouvidos: se o design de produção recriar a Londres punk rock dos anos 70, a trilha sonora parece um álbum de melhores hits da década e não decepciona: de Nina Simone a Queen, passando por "One Way or Another" e "These Boots Are Made for Walkin'".

Porém, o longa é fundado mesmo em duas qualidades. O primeiro grande trunfo do filme é saber abraçar a moda. Os figurinos de Cruella e Baronesa são impecáveis obras de arte, que representam bem o contraste entre as duas rivais e ajudam a contar essa história. Dá vontade de ter todos aqueles looks no armário de casa... Eu usaria aquelas roupas absurdas até pra fazer compras no mercadinho da esquina, se tivesse a chance. Ponto positivo para a figurinista Jenny Beavan!

Emma Stone e Emma Thompson são grandes rivais em Cruella

Já a segunda questão é que o filme não funcionaria sem suas Emmas. Stone traz uma versão nova de Cruella. Ela até pode ser mais vulnerável, porém não deixa de ser intrigante. Dá para ver que ela está se divertindo com o caos provocado nas telas e não tem medo de se jogar no excesso para trazer a alma da personagem. Sem falar que a gente sabe que ela tem timing cômico desde A Mentira... E Thompson constrói uma odiosa inimiga a altura da protagonista, colocando a Baronesa no hall da fama das vilãs Disney.

Logo, Cruella não é um filme perfeito, mas cumpre bem sua função de criar algo novo com uma personagem já estabelecida. Brinca com as possibilidades do passado da vilã, só que ainda traz referências ao universo de 101 Dálmatas — vide as presenças de Anita (Kirby Howell-Baptiste) e Roger (Kayvan Novak), por exemplo. Mas se você gosta de moda, música boa, ou é daqueles que adora passar pano pra vilão de ficção... Como não se apaixonar?

• Flavio Raimundo Barrios
      Assisti e gostei muito,nota 1000!
    • RYANNA
      EU ACHEI SIMPLISMENTE MARAVILHOSO!!!! superou as expectativas, e a cena pós crédito dando início a família dos 101 dálmatas foi genial!!! Fora as Emas foram incríveis!!!
    • julia
      Não é um filme perfeito? Por favor né, será que filmes perfeitos são filmes de 3d, tiros e aliens só ou oque? eu vou ser sincera nao dava nada por esse filme e pela capa, achei que era alguma coisa de moda de adolescentes deprimidos kk MAS O FILME É perfeito. A trilha sonora, os personagens e suas histórias, enquandramentos, filamgem, camera.Esses filme é sim perfeito do inicio ao fim.a historia emociona, achei que ela tinha morrido no incendiona hora q ela vai a fonte depois no final achie q o filme ia acabar alio filme é sim muito surpreendenteé diferente é bom demais esse filmeta nota 10, 1000
    • Kleber Pimenta
      gostei muito do filme, bem ambientado, as Emmas estão de parabens, me surpreendi muito .
    • Sergio Rodrigues
      Como fizeram com a Malévola, contar uma história vista pelo ângulo da vilã, faz a gente torcer por ela, roteiro com receita básica, nada demais, mas eu achei genial a forma que mostraram essa origem da personagem, e a Emma Stone, impecável, ambientação, figurino e trilha sonora são um super show a parte, fora a homenagem escancarada ao melhor do punk rock... Vale a pena assistir, mais um dos filmes da Disney que saiu da categoria infantil.
    • Jackson A L
      É um filme que cumpre bem o seu papel: de entreter. O roteiro não é aquele espetáculo, porém dá um literalmente um show na trilha sonora e no figurino (praticamente um Diabo veste Prada na versão Cruella). Afinal, são 80 looks alternados entre as Emmas (Stone e Thompson). A ambientação retratada dos anos 70 também ficou fidedigna!!!
    • Jacqueline Ackerman
      cara, é bom d+ e o plot twist tbm kkkk
    • Éderson L.
      Adorei este filme! Muito bom.
    • Alan Bitencourt
      Eu estou interessando em assistir esse filme.