Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
DANIEL BARRAL
26 seguidores
230 críticas
Seguir usuário
5,0
Enviada em 2 de novembro de 2025
Já é oficialmente o meu filme favorito com Jack Nicholson, ele foi a melhor escolha para interpretar Randall McMurphy em um filme com uma história cheia de qualidade, ótimos personagens, atuação, trilha sonora, fotografia, edição e ritmo muito bem estruturado. Como que eu não vi esse filme antes, é um dos melhores que eu já vi em toda a minha vida. Um clássico do cinema e dos anos 70. E eu amei o final, achei muito bonito e simbólico. Gostei demais, recomendo.
Esse é um filme que consegue apresentar um retrato da realidade, mesmo pra quem, nunca viveu em um hospital psiquiátrico. Também conseguimos dar muitas risadas ao mesmo tempo que nos chocar com a insalubridade do ambiente. Os pacientes são percebidos pelos profissionais, como tendo a capacidade de raciocinar e se posicionar sobre um assunto. Diferentemente da realidade, que muitos pensam ou até pensavam que quem tem um transtorno é completamente louco, o filme apresenta a capacidade dos pacientes de se divertirem, sentir prazer, tomar decisões. Assim como acontece com quem está fora de um hospital psiquiátrico, todos os seres humanos tem períodos de ingenuidade, um certo grau de insanidade, espírito aventureiro, e corre riscos. No fim das contas acabamos percebendo que todas as pessoas tem alguma ou várias características semelhantes às daqueles pacientes. Eu achei muito legal como o protagonista Mc confia nos colegas para conduzir o barco, pescar e ainda conseguiram trazer peixes. É um filme antigo mas que já expressa uma percepção que já temos hoje: Mesmo uma pessoa com transtorno mental pode tomar decisões adequadas, quando recebe acompanhamento profissional. Não gostei do final, mas eu teria ficado mais frustrada com o final se Mc tivesse continuado com uma configuração oposta à inicial. Amei o caos que ele provovou na clínica.
Brutal denúncia dos aparelhos psiquiátricos. O filme é de 75 quando ainda se começava a falar sobre a luta antimanicomial. Filme maravilhoso, fora da curva. Pode botar como um dos melhores da história e ainda tem o Milos Forman na direção. Brilhante!
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade