Um Estranho no Ninho
    Você assistiu Um Estranho no Ninho ?

Enviada em 24 de junho de 2013
    "Nas palavras de R.P. McMurphy: "O que dois caras legais como nós fazemos aqui?" A Instituição é como o mundo em que vivemos, alienados, vivendo como o gado, criados para um dia irmos ao matadouro. Até surgir um líder, alguém que nos inspire e que nos faça acreditar. E que lutemos até o fim, pois não há sacrifício sem derramamento de sangue."
    Willian M.
    Willian M.

Enviada em 9 de abril de 2015
    Determinado dia, viu um seriado no canal Curta chamado Filmes que marcaram época, neste episódio falavam sobre o filme Estranho no Ninho. Neste documentário, fiquei sabendo de várias curiosidades sobre o filme, de como ele foi filmado, sobre a produção, contratempos e dentre outros, o que, me motivou muito para assistir.

Dentre algumas curiosidades, fiquei sabendo o local onde filmado, num hospício real e alguns dos figurantes eram pacientes desse hospício. Que foi difícil achar uma pessoa de descendência indígena daquele tamanho, e do romance que foi adaptado a enfermeira Ratched era muito feia.

Mas isso é só algumas das coisas sobre o filme que fiquei sabendo, o que eu não sabia era que eu iria dar muita risada e ficar muito feliz com o filme. Fiquei triste, bravo, zangado, indignado e muito surpreso, principalmente com o final, inesperado. Acredito que são essas coisas que o tornam um dos melhores filmes já feitos.

Acho que isso torna um filme capaz de superar seu tempo, trazer para quem o assiste uma ou algumas emoções, sejam elas boas ou más. Faz você pensar ou repensar algo, faz você destruir estereótipos, criar outros, mas faz você se mover, nem que seja na cadeira, mas faz.

Dei muita risada com a tal demência de R.P. McMurphy, fiquei triste com choques levados pelos bagunceiros do hospício. Fiquei bravo quando soube que a maioria dos que estavam no sanatório estavam porque queriam estar ali. Fiquei indignado com crueldade da enfermeira Mildred Ratched e fiquei surpreso com o final, mas nem tudo é perfeito ou como nós queremos.

Enfim, você vai se emocionar com Mac e a reviravolta que tenta impor no Hospício e nas amizades construídas entre as grades daquele prédio e vai se surpreender com os amores que surgem. Vale muito assistir.
    Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 16 de outubro de 2016
    Um filme sobre loucura, com loucos, a onde o Jack Nicholson é a pessoa mais normal do filme, sim, isso é possível, “Estranho no ninho” é quase um ensaio sobre a loucura, aqui temos a historia de Randle Patrick McMurphy (Jack Nicholson), um sujeito “normal” que é mandando ao manicômio, e lá convive com loucos fazendo-os redescobrir os prazeres da vida, e vice-versa, temos uma mensagem sobre amizade e a libertação homem sobre as rédeas sociais, além disso, temos ótimas atuações, não apenas Nicholson está fantástico, mas todos estão absurdamente loucos, você assiste o filme ansioso, pois a cada segundo alguém pode fazer uma loucura, loucura essas que acontecem varias vezes no filme, com gritos, barulhos, brigas, tudo sobre o sereno olhar da enfermeira-chefe Ratched (Louise Fletcher),(que no caso, somos nós, os telespectadores), e você presencia isso e fica chocado e incomodado. A fotografia é cinza, sem cor e sem vida, passa todo o clima hospitalar do filme, mas poderia ter um colorido para passar mais o tom de choque ainda, sobre o roteiro, parece que o filme não tem um roteiro, parece que as coisas simplesmente vão acontecendo, na loucura mesmo, e seu ritmo é extremamente lento, parece que o filme não tem um desenvolvimento, muitos vão dormir, outros abandonar, e os que restarem, verão que valeu a pena.
    Júlio C.
    Júlio C.

Enviada em 17 de janeiro de 2015
    Magnífico! É o tipo de filme totalmente envolvente. Você se envolve com os personagens, cria expectativas. E o final é surpreendente, inesperado, entretanto adequado. Mescla de drama com comédia, ri bastante e também me fez refletir um pouco sobre a situação em que vivem tanto os internos quanto o pessoal que trabalha com eles. Sem falar da estupenda atuação de Jack Nicholson. Recomendo!

Enviada em 8 de outubro de 2019
    Um dos melhores filmes da história do cinema! Um roteiro perfeito em sua total construção, parte técnica excelente, com uma fotografia e direção de arte excepcional, o que falar do elenco? simplesmente fantástico, com nomes importantes como Jack Nicholson aqui agraciado com o óscar de melhor ator, Louise Fletcher também vencedora na categoria de melhor atriz, Christopher Lloyd, Vincent Schiavelli e Danny DeVito. Um estranho no ninho ganhou o óscar nas 4 principais categorias. Um filme eterno.
    Carlos P.
    Carlos P.

Enviada em 20 de dezembro de 2021
    Não é à toa que o filme tem esse status, considerado talvez um dos grandes filmes da história. Te deixa perplexo em diversas ocasiões. É difícil dizer qual o sentimento que você tem quando termina o filme. Uma aula de roteiro, com atuações brilhantes.
    Cid V
    Cid V

Enviada em 13 de junho de 2019
    R.P. McMurphy (Nicholson) é enviado de uma penitênciaria para um sanatório de doentes mentais. Seu espírito rebelde faz com que entre em conflito com a rígida enfermeira Ratched (Fletcher).

Mais em: https://magiadoreal.blogspot.com/2019/06/filme-do-dia-um-estranho-no-ninho-1975.html
    Vinipassos
    Vinipassos

Enviada em 5 de abril de 2014
    Loucura não é caracterizada por atitudes grotescas e nojentas, o próprio McMurphy dá a entender isso, e esse pensamento foi meu argumento nesse filme.
    Um Estranho no Ninho mostra que distúrbios mentais, apesar de serem uma doença, podem ser vistos como a beleza, sinceridade, felicidade, brincadeiras, serem livres de verdade, mesmo que o ambiente em que estejam seja contraditório a isto. McMuphy interpretado pelo incrível Jack Nicholson vive com eles, como um deles e se apaixona, dá um novo tom a suas vidas, algo mais agitado, vivo, sendo pessoais normais. O elenco é excelente, personagens incríveis, expressões faciais marcantes e um retrato real de como são tratados tais pessoas e como elas se sentem.
    O tratamento que McMurphy recebe é desesperador, a doença ao invés de ser tratada, é evoluída até o pior estado mental e físico possível.
    Daniel T
    Daniel T

Enviada em 18 de outubro de 2019
    Só é bem avaliado aqui por causa do Jack Nicholson, mas o filme em si é bem chato. Nenhum diálogo inteligente, nenhuma surpresa, nenhum drama. Só meia dúzia de homens dentro de um hospício jogando cartas e conversando com uma enfermeira.
    Lucas V.
    Lucas V.

Enviada em 19 de julho de 2014
    5 Estrelas para esse filme é pouco.
    Jack Nicholson sendo Jack Nicholson.
    Todos os Oscar que esse filme ganhou foi merecido.