A Vida Secreta de Walter Mitty
    Muito bom
    A Vida Secreta de Walter Mitty

Filme com coração

por Lucas Salgado

Aquela máxima de que uma mentira contada várias vezes se torna verdade pode ser usada para tratarmos de Ben Stiller. Convencionou-se que ele é um péssimo ator, mas isso está muito longe da realidade. Ainda que não tenha ido tão longe nos papéis dramáticos como Jim Carrey, Stiller já mostrou inúmeras vezes possuir talento, e não só na frente das câmeras. Sim, ele fez bombas como Quero Ficar com PollyUma Noite no MuseuAntes Só do que Mal Casado, mas também se saiu bem em produções como Quem Vai Ficar Com Mary?O Solteirão.

Ele também já se mostrou um excelente diretor, realizando obras divertidíssimas como ZoolanderTrovão Tropical. Agora, Stiller reúne o que tem de melhor como ator e diretor e realiza o cativante, divertido e inteligente A Vida Secreta de Walter Mitty.

Walter Mitty (Stiller) é um sujeito sonhador que é responsável pelo departamento de arquivo e revelação da tradicional revista Life, que deixará de ter uma versão impressa para ter apenas conteúdo online. Ele recebe um pacote com negativos de um famoso fotógrafo, com a indicação de uma foto para utilizar na última capa da revista. Mas tem um problema, tal foto não está no pacote e ele é obrigado a procurar pelo misterioso fotógrafo, que não tem telefone e vive por lugares perigosos em busca de grandes imagens.

O personagem tem interesse na colega de trabalho Cheryl (Kristen Wiig), mas não tem coragem de tomar qualquer iniciativa. Ele acaba se aproximando dela diante da necessidade de procurar pela foto e ela acaba sendo um ponto de partida para o fogo que andava apagado dentro dele, o que fica claro na belíssima cena musical que toca "A Space Oddity", clássico de David Bowie.

Walter é um personagem complexo, um cara de vida pacata e de emprego ordinário, mas completamente dedicado à família e ao trabalho. Ele sonha em conhecer o mundo e ter uma relação de cinema, mas isso fica na imaginação, que é ilustrada de forma fantasiosa pelo filme. Ele não tem histórias nem para completar o cadastro em um site de relacionamento, mas a aventura para achar a tal fotografia muda isso e mostra que o protagonista apenas esperava a oportunidade para desabrochar.

As cenas de sonho vão desaparecendo ao longo do filme e o melhor é que o espectador nem sente falta delas. A identificação do público com o protagonista é de fácil alcance. Trata-se de uma pessoa normal que se encontra em uma situação de apatia.

O longa conta com um ótimo design de produção. No início, temos o confronto claro no universo cinza do personagem com as cores de seus sonhos. Ao final, a situação é um pouco diferente. Os efeitos visuais, os cenários e a fotografia são outros grandes méritos do filme.

Shirley MacLaineKathryn HahnPatton Oswalt surgem em ótimas participações. Mas quem brilha mesmo, além de Stiller, é Sean Penn. O ator tem um ponta curtíssima como o fotógrafo Sean O'Connell, mas consegue capturar com perfeição o espírito de alguém que vive de "capturar o espírito" das pessoas e das coisas. Quem não vai muito bem é Adam Scott. O ator de Parks and Recreation vive o desinteressante chefe de Walter e não passa a força ou a graça que o antagonista merecia. É simplesmente chato.

As quase duas horas de duração pesam um pouco, mas nada que atrapalhe muito o filme, que possui muito, mas muito coração. É difícil não se emocionar com a jornada de Walter, até chegar em uma bela solução final.

• Filipe Freitas
      eu, , eu quero ver