Enquanto Somos Jovens
    Bom
    Enquanto Somos Jovens

San Francisco way of life (hipster)

por Renato Hermsdorff

E seu sétimo longa-metragem, o diretor norte-americano Noah Baumbach retoma o tema do amadurecimento/ envelhecimento, terreno que já demostrava domínio - sobretudo em seu filme anterior, o hit cult da estação Frances Ha (2012) -, com uma nova história da qual é também o autor.

Enquanto Somos Jovens narra o encontro de um casal quarentão (vivido por Ben Stiller e Naomi Watts) com outro, jovem (o onipresente Adam Driver e Amanda Seyfried, que estava em todas até dois anos atrás). Josh (Stiller) é um diretor de documentário e Cornelia (Watts), uma produtora de cinema, enquanto Jamie (Driver) é um aspirante a documentarista e Darby (Seyfried) faz sorvetes caseiros.

A grande sacada dessa comédia é trabalhar a quebra de um paradigma. Os mais velhos são os típicos cidadãos da cidade grande, conectados, "antenados" – e sem filhos, ao contrário dos amigos mais próximos, da mesma idade, o que é motivo de conflito um tanto quanto óbvio.

Por outro lado, o casal jovem pende para o lado analógico, de recusa tecnológica, de valorização do vintage, da fita K-7 e do "sorvete caseiro", ou seja, hipsters em sua potência mais elevada. Um retrato muito fiel e bem-humorado do "San Francisco way of life" dos nossos tempos.

A condução do filme leva a situações tão divertidas quanto clichês (embora o roteiro tome um caminho um tanto quanto rocambolesco para sua resolução), o que, em comparação (inevitável) com o filme anterior do diretor, põe While We're Young (no original) em um patamar mais comercial/palatável. Mas, ainda assim, Baumbach entrega uma comédia (bem) acima da média.

Filme visto no 39º Festival Internacional de Cinema de Toronto, em setembro de 2014.