"Você já assistiu X-Men?": Dublador da nova série da Marvel rebate críticas a personagem não-binário
Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

X-Men '97 já se tornou uma das maiores estreias animadas do Disney+.

Como antecipamos nas primeiras impressões da produção, X-Men '97 é um retorno aos dias de ouro dos mutantes da Marvel. Sequência da série exibida durante os anos 1990, o projeto tem dado o que falar por sua narrativa ágil, pelas batalhas emocionantes e por algumas decisões da equipe com o retorno de amados personagens.

JP Karliak empresta sua voz a Morfo na produção original, papel originalmente de Ron Rubin. Antes mesmo da série estrear no Disney+, as informações de que elu seria uma pessoa não-binária causou certa comoção nas redes sociais.

Questionado sobre a possível surpresa sobre essas reações, o dublador foi direto:

"Não [fiquei surpreso]”, disse. “Sou um ativista queer. Dirijo uma organização sem fins lucrativos que defende a representação queer. Também co-fundei uma organização de registro eleitoral. Sei o que está acontecendo no mundo, especialmente politicamente, então não, não me surpreendeu nem um pouco".

"Acho que o que apreciei foi a quantidade de contrarreação que houve , com pessoas como 'Você assistiu os X-Men? Você sabe por que eles foram criados e sobre o que são? Você se esqueceu disso?' Isso foi reconfortante", destacou ele relembrando que os X-Men sempre foram uma alegoria sobre preconceitos.

X-Men '97: Quem é Morfo e como ele está vivo na nova série da Marvel?

Ele acrescentou: “Eu realmente não me ofendi com nada que alguém publicou, por mais que eles tenham tentado. Houve um artigo que me chamou de ativista queer radical e listou a insidiosa declaração de missão da minha organização [Queer Vox] - literalmente o que estava no site. Eu estava tipo 'Fatos. Sem mentiras aqui, obrigado pela promoção!'"

Sobre o personagem, Karliak completa: “Duas coisas sobre isso – uma, até onde eu sei, nunca diremos a palavra ‘não-binário’ porque ninguém disse a palavra ‘não-binário’ nos anos 90 ”, disse ele.

Sucesso de X-Men '97 pode levar Marvel para outro universo além do MCU

"Não é que não existisse; simplesmente não era de forma alguma um termo convencional na época. A compreensão de Morph sobre quem é poderia equivaler ao que uma pessoa moderna diria que é não-binário, mas ele simplesmente não tem a terminologia para isso. Ao mesmo tempo, 'elu' não era um conceito em termos de usá-lo como pronome. "

Qual é a história de X-Men ‘97?

A trama acompanha os acontecimentos posteriores ao capítulo final da saga anterior, no qual um moribundo Charles Xavier se diz orgulhoso dos X-Men antes de ser levado por Lilandra Neramani. Desta vez, na ausência do Professor X, quem comandará a equipe é ninguém menos do que Magneto.

Já renovada para a segunda temporada, X-Men ‘97 terá 10 episódios neste primeiro ano. Com exibição semanal, os capítulos inéditos chegam ao Disney+ sempre às quartas-feiras.

facebook Tweet
Links relacionados