Oito amigos vão ao shopping Providence Place para construir um apartamento secreto em um canto escondido da garagem. Eles trazem móveis, usam a eletricidade do shopping e até contrabandeiam 2 toneladas de cimento para construir um muro.
Essa poderia ser a premissa de um filme no estilo Onde Mora o Coração – drama em que uma adolescente grávida, interpretada por Natalie Portman, mora em um Walmart? – mas na verdade aconteceu em 2003, quando esse grupo incomum se mudou para um shopping e ficou lá por quatro anos sem que ninguém os encontrasse.
A história é contada no documentário Secret Mall Apartment, que estreou no festival SXSW 2024 e deixou o público encantado. O filme é dirigido por Jeremy Workman, que aparece como produtor ao lado de Jesse Eisenberg. O ator é muito envolvido no mundo dos documentários e alguns anos antes havia produzido The World Before Your Feet, sobre Matt Green, um homem que se propôs a andar por todas as ruas de Nova York.
SXSW
Mais do que uma piada, o que esses oito moradores do shopping pretendiam era, de acordo com a sinopse oficial, "uma expressão pessoal de desafio contra a gentrificação local, um clube para coordenar instituições de caridade artísticas e, por fim, um 'f*da-se' de 70 metros quadrados para o shopping".
O shopping os expulsou de suas casas, a resposta deles foi se mudar
"No Natal de 2003, comerciais de rádio do shopping Providence Place apresentavam uma voz feminina entusiasmada falando sobre como seria ótimo morar no shopping", explica Michael Townsend, uma das pessoas que conduziu esse curioso experimento, em seu site. "O tema central dos comerciais era que o shopping não só oferecia uma rica experiência de compras, mas também tinha tudo o que alguém precisava para sobreviver e levar uma vida saudável".
Já fazia quatro anos que o shopping havia sido inaugurado, e o distrito histórico onde Townsend vivia estava ameaçado pelas mesmas pessoas que o haviam inaugurado. Em meio aos protestos, e de acordo com o The Sun, moradores foram forçados a deixar a área para dar lugar ao estacionamento de um supermercado. Foi quando Townsend ouviu o anúncio e se lembrou de um espaço abandonado no Providence Place.
Foi assim que um grupo de artistas se mudou para morar no shopping. Eles construíram uma parede de blocos de cimento e uma porta de serviço para manter o loft escondido, enquanto lá dentro viviam uma vida normal, aproveitando a luz ou os banheiros no espaço que havia roubado suas casas. Eles viviam por até três semanas dentro daquele complexo, enquanto em outras ocasiões eles iam e vinham. Eles tinham planos de construir uma cozinha e um segundo quarto, mas foram descobertos.
SXSW
O documentário Secret Mall Apartment captura a vida desse grupo de jovens no início dos anos 2000. "O filme transcende habilmente sua empolgação inicial ao ilustrar precisamente por que esse grupo de mentes criativas tinha sentimentos tão fortes sobre seu condomínio clandestino. O diretor Jeremy Workman tece uma narrativa mais ampla que, por vezes, se torna inesperadamente comovente. Sim, o apartamento secreto era um projeto vivo e pulsante. Mas também era um lugar para as pessoas se reunirem e planejarem juntas um trabalho mais envolvente e importante", escreve o The Daily Beast em sua crítica.
Esse caso curioso causou comoção quando foi revelado em 2007 e deixou muitas reflexões entre os moradores locais. Townsend escapou por pouco da prisão, mas está proibido de voltar a entrar no shopping.