“Uma abominação”: Este filme de ação levou 7 anos para ser feito, mas foi um desastre tão grande que mal chegou aos cinemas
Rafael Felizardo
-Redator | Crítico
Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

Uma adaptação aguardada resultou em uma grande tragédia cinematográfica.

Em um mundo pós apocalíptico, uma boa parcela da civilização é dominada por oito corporações poderosas que assumiram o controle total. Juntas, elas são conhecidas como Punho de Ferro. A principal delas é a Tekken, controlada pelo lendário, Heihachi Mishima, e seu filho, Kazuya. Para manter o domínio sobre as massas, eles patrocinam um torneio de artes marciais onde os lutadores terão que se enfrentar até a morte e assim conquistar a fama.

Para quem não sabe do que se trata, essa é a sinopse de Tekken, um filme de artes marciais lançado em 2009. Na tela, acompanhamos a adaptação de um aclamado jogo de videogame - mas infelizmente o longa-metragem não foi tão bem aceito assim.

Com direção assinada por Dwight H. Little, no elenco, nomes como Jon Foo, Kelly Overton, Cary-Hiroyuki Tagawa e Ian Anthony Dale estão presentes. Como dito anteriormente, Tekken foi amplamente detonado pela crítica durante o lançamento, amargando também baixa bilheteria.

Tão cult quanto O Exterminador do Futuro e Alien: 35 anos depois, esta ficção científica fracassou em seu retorno ao cinema

UMA ADAPTAÇÃO CONTURBADA

Embora Tekken já tivesse sido adaptado anteriormente em formato de anime, o filme de 2009 configurou a primeira vez em que a franquia se tornou um live-action. As expectativas, portanto, eram grandes, mas a produção contou com mais problemas do que o esperado.

Para se ter ideia, a Namco, companhia dona dos direitos, anunciou a adaptação primeiramente em 2002, e embora a intenção inicial fosse lançá-la em 2005, o projeto foi engavetado e ressuscitado apenas em 2007, quando um diretor foi encontrado para assumir o comando.

Dwight Little, que já tinha experiência em filmes de artes marciais, conhecia Tekken porque seus filhos gostavam do videogame de luta, aceitando o desafio de ficar atrás das câmeras apesar de não conhecer muito bem a história. O resultado foi uma catástrofe com impressionante 0% de aprovação no Rotten Tomatoes, criticado inclusive pelos fãs: “Uma abominação”.

Além disso, a produção foi rodada com um orçamento de 30 milhões de dólares, mas o resultado não conseguiu ser levado aos principais centros cinematográficos mundiais. Tekken foi lançado no Japão, Cingapura e Filipinas, e com uma péssima bilheteria, países da Europa e Estados Unidos recusaram-se a distribuí-lo.

Para quem quiser conferir com os próprios olhos, vale ressaltar que o título pode ser encontrado para aluguel no Prime Video.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados