Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Leonardo DiCaprio

    Estado civil

    Atividades Ator, Produtor, Produtor Executivo mais
    Nome de nascimento

    Leonardo Wilhelm DiCaprio

    Nacionalidade Americano
    Nascimento 11 de novembro de 1974 (Hollywood, Califórnia, EUA)
    Idade 45 anos

    Biografia

    Leonardo DiCaprio foi encorajado a explorar seu lado artístico ainda na primeira infância, quando com cinco anos de idade começou a participar de comerciais e programas educativos. Após ter dificuldades para encontrar um agente (um empresário chegou a sugerir que ele mudasse de nome), DiCaprio estreou no cinema no filme de terror de baixo orçamento Criaturas 3 (1991). Sua performance chamou a atenção dos produtores da série Growing Pains e a projeção na TV o levou a viver seu primeiro grande papel na sétima arte, o adolescente rebelde Toby em O Despertar de Um Homem (1993). Aos 18 anos de idade, o jovem ator contracenou com Robert De Niro e Ellen Barkin. A atuação do então novato impressionou os críticos num filme que conta a história de um adolescente e seu padrastro abusivo. No mesmo ano, ao lado de Johnny Depp, DiCaprio interpretou um garoto com problemas mentais no drama Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador (1993). O filme retratava uma família problemáticas com algumas doses de comédia e foi um sucesso de público e crítica, rendendo diversos prêmios menores para DiCaprio e suas primeiras indicações ao Oscar e Globo de Ouro.

    Após conquistar a reputação de ator talentoso, DiCaprio se envolveu com mais projetos ambiciosos, como Diário de um Adolescente (1993), em que interpreta um promissor atleta juvenil que se envolve com drogas e prostituição, e Rápida e Mortal (1994), faroeste com Sharon Stone, Gene Hackman e Russell Crowe. O inquestionável estrelato mundial veio nos anos seguintes. Ele protagonizou ao lado de Claire Danes a adaptação de Baz Luhrmann da clássica peça de Shakespeare em uma versão moderna no romance Romeu + Julieta (1996). O filme teve uma boa recepção do público, especialmente entre os jovens, conquistando indicações e prêmios no MTV Movie Awards, BAFTA e Oscar (indicado na categoria Melhor Direção de Arte).

    Porém, todo a repercussão de Romeu + Julieta foi sublimada pelo massivo sucesso mundial de Titanic. Vivendo mais uma trágica história de amor, DiCaprio interpretou um homem pobre de 20 anos que embarca no Titanic e se apaixona por uma mulher da classe A, interpretada por Kate Winslet. O filme de James Cameron se tornou o filme de maior bilheteria de todos os tempos, sendo superado em 2010, pelo trabalho seguinte de Cameron (Avatar), além de ter conquistado 11 estatuetas no Oscar de 1998. O
    filme transformou Leonardo DiCaprio em uma celebridade de primeiro escalão, repleto de fãs ao redor do mundo (o momento chegou a ser chamado de "Leo-Mania"). "Eu nunca mais vou conseguir chegar a esse nível de popularidade e isso não é algo que eu vou tentar conquistar novamente", afirmou o ator sobre este fenômeno de fama colossal.

    Em sua carreira pós-Titanic, Caprio fez uma pequena ponta em Celebridades (1998), filme de Woody Allen que ironicamente satiriza a cultura hollywoodiana, e estrelou O Homem da Máscara de Ferro (1998) e A Praia (2000), de Danny Boyle. Nenhum desses filmes foi um grande sucesso, tanto com a crítica quanto com o público.

    Depois da virada do século, Leonardo DiCaprio recuperou o prestígio com a crítica ao protagonizar Prenda-me Se For Capaz, filme de Steven Spielberg que une drama e comédia para contar a história do falsário Frank Abagnale Jr. Em seguida, DiCaprio se uniu a mais um diretor de renome e iniciou uma longa e frutífera parceria com Martin Scorsese. Ao todo, os dois uniram forças criativas em Gangues de Nova York (2002), O Aviador (2004), Os Infiltrados (2006), Ilha do Medo (2010) e Os Lobos de Wall Street (2013). Ao todo, os filmes da dupla Scorsese-DiCaprio faturaram quase US$ 1 bilhão (sem contar com a bilheteria do ainda inédito Os Lobos de Wall Street). Do ponto de vista crítico, os quatro primeiros filmes dessa colaboração receberam 26 indicações ao Oscar, faturando 9 estatuetas no total, inclusive a de Melhor Diretor e Melhor Filme (Os Infiltrados), prêmios até então inéditos na carreira de Scorsese.

    Depois de ser indicado por Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador e O Aviador, DiCaprio conquistou sua terceira indicação ao Oscar de Melhor Ator pelo trabalho em Diamante de Sangue (2006). Além disso, DiCaprio manteve a tradição de trabalhar com diretores consagrados, como Ridley Scott, em Rede de Mentiras (2008); Sam Mendes, em Foi Apenas um Sonho (2008), onde voltou a contracenar com Kate Winslet; Clint Eastwood, em J. Edgar (2011); Christopher Nolan, na bem sucedida ficção científica A Origem (2010); e Quentin Tarantino, no faroeste estilizado Django Livre (2012).

    Primeiras aparições nas telas

    Santa Barbara
    Santa Barbara
    1984
    Roseanne
    Roseanne
    1990
    Growing Pains
    Growing Pains
    1991
    Criaturas 3
    Criaturas 3
    1991

    Seus melhores filmes e séries

    Django Livre
    Django Livre
    2012
    A Origem
    A Origem
    2010
    Titanic
    Titanic
    1997
    Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador
    Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador
    1993

    Carreira em destaque

    43
    Tempo de carreira
    0
    Premiação
    53
    Filmes
    4
    Séries
    0
    Indicação
    0
    Filme

    Gêneros favoritos

    Drama : 46 %
    Suspense : 23 %
    Documentário : 19 %
    Aventura : 12 %

    No AdoroCinema:

    5
    Vídeos
    368
    Imagens
    351
    Notícias
    4,1 K
    Fãs

    Trabalhou bastante com

    Martin Scorsese
    Martin Scorsese
    6 filmes
    Killers of the Flower Moon (2020), O Lobo de Wall Street (2013), Ilha do Medo (2010), Os Infiltrados (2006), O Aviador (2004), Gangues de Nova York (2002)
    Robert De Niro
    Robert De Niro
    4 filmes
    Killers of the Flower Moon (2020), As Filhas de Marvin (1996), As Cento e Uma Noites (1995), O Despertar de um Homem (1993)
    Martin Sheen
    3 filmes
    Os Infiltrados (2006), Prenda-me Se For Capaz (2002), As Cento e Uma Noites (1995)
    John C. Reilly
    3 filmes
    O Aviador (2004), Gangues de Nova York (2002), Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador (1993)
    Comentários
    • Leonardo C.
      Dicaprio é fantástico, ator completo, consegue fazer comedia, drama, ação, suspense todas atuações digna de oscar, segue as melhores dele:O diário de um adolescente A ilha do medoO Aviador Prenda-me se for capaz O Lobo de Wall Street
    • Iago Silva
      Um dos melhores atores de todos os tempos, consegue se encaixar em inúmeros papéis.Nota: 8/10
    • Clebson S.
      DiCaprio e DeNiro são os melhores de todos os tempos!
    • Paulo G.
      pode trazer um Oscar pra ele já rs'
    • Nate
      Um dos meus ator preferido, só faz filmaço! o Oscar não é digno do seu trabalho!!
    • Ivan Sousa
      Diário de um Adolescente.
    • Isaac R.
      amo leo tenho todos seus filmes o cara se reenventa a cada ano muda sempre s cada filme
    • Cleyton Lucas C.
      pra mim é o melhor ator que vi atuar até hoje!!! O primeiro filme que vi dele foi o do diario de um adolescente, no qual fiquei fascinado com sua atuação... depois veio titanic e pensei que ele ia cair naquela de ser só mais um galã... que nada!!! o cara não faz um filme ruim e atua bem em todos eles!!! sou fã incondicional do leo!!!
    • Rafael G.
      Não tenho palavras para expressar o quanto eu admiro o Leo,ele atua tão bem que pra mim ele é um dos melhores atores do mundo,e me surpreende a cada filme.
    • Alexandra ..
      Nem todos vão com a cara de Leonardo DiCaprio,para muitos ele é só o nojentinho dos anos 90,ele tem talento,é só ver o filme em que ele era um retardado mental em Gilbert Grape. Hoje em dia ele parece mais um tiozão bêbado que fica atrás de modelos,nunca achei ele bonito,ele tinha rosto muito afeminado e muito magro e hoje em dia ele está com uma testa enorme parecendo Jack Nicholson.Ele deveria se valorizar mais,se ele tivesse uma imagem melhor com certeza ele conseguiria levar um Oscar
    • Cristiane O.
      Grande ator, excelentes atuações. Merece muito um Oscar.
    • Andrezza ..
      Não é ruim nem bom,só é um ator fútil tentando provar que tem talento.Ele até tem talento que mostrou em Gilbert Grape,mas seu talento é ofuscado por essa futilidade que está em seu rosto,só falta ele escrever na testa "sou mais um bonitinho de Hollywood tentando ganhar um Oscar".
    • bjames
      Incrível a Injustiça que ocorreu no Oscar desse ano.Leo deveria ter levado, foi maravilhosa a entrega dele em O Lobo de Wall Street.Ator nota 10000000000000
    • Gabriel S.
      Leonardo DiCaprio sempre teve cara de mauricinho, viado, directioner, besta,mangolao. . . Mas não e´ de hoje que ele sempre foi um dos atores que mais seencaixa nos sus papeis, e´ o meu ator preferido. Merecia um oscar por OsInfiltrados, e Diamante de Sangue (na minha opinião). ainda mais pelo documentário que ele fez, que foi muito bom.
    • Juddy K.
      O que deveria ser só mais um rostinho bonito, conquistou as telinhas. Ótimo ator, se supera em cada filme que faz, um dos melhores.
    • Thiago Petherson
      O Melhor ator, que ainda está vivo, na história do cinema ...
    • Juddy K.
      Adoro ele, mas de 5 filmes que ele faz em 4 ele morre no final! :/
    • Tiago Rodrigo
      Com ele só filmão....um dos melhores atores que eu já vi.
    • Estevan CM
      Inacreditável, surpreendente e sensacional. Leonardo DiCaprio a cada ano que é uma lenda do cinema. Não é apenas um rosto bonito de Hollywood, é um excelente ator, que merece todo o respeito e brilhantismo, é impossível não assistir um filme com ele, são sempre bons. Sua parceria com Martin Scorsese só faz aumentar sua fama e qualidade. Seu crescimento no cinema é sensacional, ele passou de ator "bonitinho" para um astro e Lenda sim da história do cinema mundial.
    • RENATA C.L.
      Quem diria que aquele ator bonitinho e medíocre destaque em Titanic se tornaria uma lenda do cinema como diz meu amigo Thiago P. abaixo... Simplesmente incrível acompanhar seu crescimento nas telas... Nota 10 para este excelente ator!
    Mostrar comentários
    Back to Top