Minha conta
    Pantanal: Como termina a novela de 1990 escrita por Benedito Ruy Barbosa?

    A trama foi exibida em 1990 pela Rede Manchete; versão de Bruno Luperi chega ao fim em outubro de 2022

    Por ser um remake, Pantanal pode ou não seguir à risca os acontecimentos da história original escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida em 1990. Um exemplo é o casamento de Jove (Jesuíta Barbosa) e Juma (Alanis Guillen), com muitas semelhanças à cerimônia da primeira versão da novela, mas com toques mais modernos para a história. Por isso, fica a curiosidade: como terminou Pantanal há 32 anos?

    Pantanal (2022)
    Pantanal (2022)
    Data de lançamento 2022-03-28
    Séries : Pantanal (2022)
    Com Marcos Palmeira, Alanis Guillen, Jesuíta Barbosa
    Usuários
    3,4
    Assista agora

    No 216º e último capítulo, Jove, interpretado por Marcos Winter, atende ao pedido do pai e assume os negócios da família com a ajuda de Tadeu, interpretado na época por Marcos Palmeira – que atualmente dá vida a José Leôncio na história de Bruno Luperi. Zé Lucas, reconhecido como filho do fazendeiro, também toca os negócios do pai.

    Um dos finais felizes é o de Jove e Juma (Cristiana Oliveira). Após os atritos devidos às diferenças socioculturais, o casal termina junto e ainda tem uma filha, Maria Marruá Leôncio. Um fato curioso é que o bebê da versão de 1990 é interpretado por uma atriz muito reconhecida atualmente: Leandra Leal, cuja mãe, Ângela Leal, deu vida à Maria Bruaca na época.

    Pantanal: Qual é a verdadeira história de Tenório? Passado macabro do vilão vem à tona

    Outro desfecho romântico foi o de José Leôncio (Cláudio Marzo) e Filó (Jussara Freire). No fim da novela, os dois se casam, mas não têm muito tempo para aproveitar o matrimônio. No dia seguinte à cerimônia, José Leôncio sente fortes dores no peito e acaba morrendo. Antes de falecer, ele tem uma visão com seu pai, Joventino Leôncio, encarnado na imagem do Velho do Rio (interpretado pelo próprio Cláudio Marzo).

    A última cena da novela de 1990 traz José Leôncio e seus netos caminhando pela fazenda no pantanal. O fazendeiro acaba assumindo o posto de Velho do Rio, que era de seu pai. Como era costume, o autor da novela deixou uma mensagem final para os telespectadores.

    “O homem é o único animal que cospe na água em que bebe. O homem é o único animal que mata para não comer. O homem é o único animal que corta a árvore que lhe dá sombra e frutos. Por isso, está se condenando à morte. Palavras do Velho do Rio, meu pai.”

    Madeleine morre na novela original?

    Como não encontram o corpo de Madeleine (Karine Telles) após o acidente de avião sofrido pela personagem, muitos telespectadores levantaram a teoria de que ela sobreviveu à tragédia. Essa especulação também aconteceu com a novela de 1990, uma vez que a madame vivida por Ítala Nandi também sofre um acidente de avião e morre.

    O acontecimento, porém, não estava previsto por Benedito Ruy Barbosa. Na época, Ítala Nandi pediu para deixar a produção para se dedicar a outro trabalho no cinema. Para atender ao desejo da atriz, o autor decidiu então decidiu matar sua personagem. Por isso, é provável que Bruno Luperi siga os passos do avô e Madeleine siga no campo do além.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top