Minha conta
    Um dos melhores filmes de máfia de todos os tempos teria 6 horas de duração

    Era uma Vez na América (1984), comandado pelo Sergio Leone, é considerado uma das maiores obras-primas do cinema.

    Era uma Vez na América (1984) é considerado uma das maiores obras-primas da história do cinema e está disponível no Amazon Prime Video. O drama gângster comandado pelo aclamado diretor de faroeste Sergio Leone é um épico brutal e deslumbrante com 229 minutos de duração, mas poucas pessoas sabem que a produção foi originalmente programada para ser ainda mais longa, com total duração de 6 horas.

    Os 20 melhores filmes de gângsteres do cinema

    O enredo de Era uma Vez na América se passa na década de 20, onde David Aaronson (Robert De Niro) e Maximillian Bercouicz (James Woods), dois amigos de descendência judaica, crescem juntos cometendo pequenos crimes nas ruas de Nova York. Gradualmente estes crimes assumem proporções maiores e a Máfia judaica passa a ter tanta força que os amigos do passado se tornam rivais. Esta saga percorre desde seus dias de infância, atravessa o apogeu durante a Lei Seca e retrata o reencontro deles após 35 anos.

    Era uma Vez na América foi planejado como um épico de 6 horas

    De acordo com o Den of Geek , o diretor Sergio Leone tinha até 10 horas de material cinematográfico finalizado, que ele reduziu para seis horas. Ele queria o lançamento em duas partes, assim como aconteceu com primeiro filme de O Poderoso Chefão, que foi estendido para uma sequência – e, mais tarde, recebeu um terceiro capítulo. Na concepção original de Leone para o projeto, seriam dois filmes de 180 minutos que seriam exibidos em dias consecutivos. Após a execução inicial, ele planejava editar as duas partes para um lançamento geral que seria realizada como um filme de 4 horas e 29 minutos.

    Os distribuidores de filmes convenceram Leone a lançar um longa-metragem de “Corte do Diretor” com duração de 3 horas e 49 minutos, sem intervalo, que foi a versão exibida no Festival de Cannes de 1984 (Martin Scorsese restaurou a versão original, exibida em Cannes em 2012, mas ainda faltando 18 minutos). Esta versão teve sucesso na Europa, mas o público dos Estados Unidos recebeu um corte menor, com 90 minutos cortados da produção já editada, além de reestruturar o filme, ficando com 2 horas e 19 minutos. 

    Atualmente, a versão mais longa de 229 minutos é considerada a versão definitiva de Era uma Vez na América. Infelizmente ainda não são as 6 horas imaginadas por Sergio Leone, mas quem sabe um dia. 

    Sergio Leone recusou O Poderoso Chefão para fazer Era uma Vez na América 

    Para tirar o épico Era uma Vez na América do papel, Sergio Leone dedicou uma boa parte de sua vida para a produção e, inclusive, recusou a direção do clássico O Poderoso Chefão (1972).

    Francis Ford Coppola realizou um dos maiores filmes de todos os tempos em O Poderoso Chefão, uma adaptação do livro de Mario Puzo, mas na verdade ele não foi a primeira escolha para assumir a cadeira de diretor da produção. Inicialmente, o produtor Robert Evans pensava que o material precisava da condução de um diretor italiano e ofereceu o trabalho para a Leone, que estava terminando o faroeste Quando Explode a Vingança (1971). Ele considerou isso, mas recusou por pensar que o material glorificava demais a máfia, além disso, ele estava começando a desenvolver seu próprio filme policial, uma adaptação de "The Hoods" de Harry Grey, que mais de uma década depois resultaria em Era uma Vez na América.

    Era uma Vez na América
    Era uma Vez na América
    Data de lançamento 19 de outubro de 1984 | 3h 49min
    Criador(es): Sergio Leone
    Com Robert De Niro, James Woods, Elizabeth McGovern
    Usuários
    4,4
    Assista agora em Star +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top