Minha conta
    7 Filmes e séries recentes sobre máfia e gângsteres

    Os melhores deste século!

    Se tem uma coisa que os apaixonados por filmes de máfia sabem, é que as décadas de 70, 80 e 90 foram extremamente importantes para o desenvolvimento e reconhecimento do subgênero na indústria de Hollywood. De Scarface a Bons Companheiros, muitos são os exemplos que reforçam esta ideia no imaginário do grande público.

    No entanto, os tempos mudam e as obras também. Neste novo século, não apenas os filmes de máfia se atualizaram e trouxeram uma perspectiva mais contemporânea, mas também chegou a vez do universo das séries mostrar para que veio e trazer narrativas diferenciadas sobre o tema. Pensando nisso, o AdoroCinema separou uma lista especial com 7 filmes e séries recentes de máfia e gângsteres!

    PEAKY BLINDERS

    A ordem dos Peaky Blinders é um sucesso tão grande que a exibição de sua quinta temporada praticamente duplicou o número de espectadores em relação ao ano anterior — e ainda vem muito mais por aí

    Estrelada por Cillian Murphy na pele do ambicioso e calculista Thomas Shelby, a série conta a história real de uma das mais importantes gangues da Inglaterra, os Peaky Blinders, criados em decorrência a forte crise econômica que levava diversas famílias a cometerem atos violentos e pequenos assaltos em lojas para sobreviverem. 

    O IRLANDÊS

    Mais recente filme desta lista, O Irlandês traz de volta Martin Scorsese em uma de suas obras mais pessoas até agora, evidenciando o universo da máfia sob a perspectiva do envelhecimento, usando inclusive uma tecnologia inédita de rejunescimento de seu elenco.

    Conhecido como "O Irlandês", Frank Sheeran (Robert De Niro) é um veterano de guerra cheio de condecorações que concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel número um da máfia. Promovido a líder sindical, ele torna-se o principal suspeito quando o mais famoso ex-presidente da associação desaparece misteriosamente.

    LILYHAMMER

    Mesmo dividindo opiniões entre a crítica, Lilyhammer fez história por se tornar a primeira aposta original da Netflix, que até então era apenas uma "locadora online". Durando três temporadas, a série deu o pontapé para uma forte mudança mercadológica dos streamings.

    A série conta a história de Frank (Steven Van Zandt), um mafioso que entra para um programa de proteção às testemunhas após testemunhar contra seu chefe em Nova York. O governo americano consegue uma propriedade para ele na Noruega, onde Frank muda de nome e passa a atender por Giovanni Henriksen e pretende passar o resto de sua vida. Mas seu comportamento continua sendo seu maior inimigo, e ele acaba criando outros problemas. 

    OS INFILTRADOS

    Novamente trazendo Scorsese na direção, Os Infiltrados saiu um pouco da máfia clássica em si e voltou sua trama para quadrilhas e gangues modernas que mandavam indiretamente na cidade, inclusive na própria polícia.

    No enredo, Blly Costigan (Leonardo DiCaprio), um jovem policial, recebe a missão de se infiltrar na máfia, mais especificamente no grupo comandado por Frank Costello (Jack Nicholson). Aos poucos Billy conquista sua confiança, ao mesmo tempo em que Colin Sullivan (Matt Damon), um criminoso que foi infiltrado na polícia como informante de Costello, também ascende dentro da corporação. Tanto Billy quanto Colin sentem-se aflitos devido à vida dupla que levam, tendo a obrigação de sempre obter informações. Porém quando a máfia e a polícia descobrem que entre eles há um espião, a vida de ambos passa a correr perigo.

    MCMAFIA

    A recente McMafia, produzida pela BBC, conta com uma participação brasileira em sua trama! O ator Caio Blat apareceu como um importante chefe de uma das "famílais" mafiosas locais. Nesta série, o universo dos mafiosos ganha um ar mais industrial, mostrando como seus tentáculos são muito maiores do que se imagina.

    Alex Godman (James Norton) cresceu na Inglaterra, mas a história de sua família ultrapassa as fronteiras britânicas. Filho de um casal de russos exilados e que já tiveram conexão com a máfia, Alex tenta recomeçar sua vida de forma honesta ao lado da namorada Rebecca (Juliet Rylance), mas cartéis de drogas e contrabandistas insistem em persegui-lo. Agora, ele precisa enfrentar esses fantasmas do passado para proteger as pessoas que ele mais ama.

    GOMORRA (FILME E SÉRIE)

    Para finalizar a lista, nossa indicação será dupla, já que "Gomorra" dá título tanto a um filme de 2008 e uma série de 2014, ambos bastante interessantes. Na série, Savastano é um dos clãs mais poderosos da máfia italiana camorra. Pietro (Fortunato Cerlino), seu lider, impõe respeito e é ajudado por Ciro Di Marzio (Marco D'Amore), seu braço direito. Mas, quando os dois passam a divergir sobre certos assuntos, Ciro vai tentar tomar o poder para si, por mais que isso coloque sua família em posição de risco.

    Já no filme, Toto (Salvatore Abruzzese) tem 13 anos e trabalha como mensageiro de um grupo de traficantes de drogas e armas. Pasquale (Salvatore Cantalupo), alfaiate contratado secretamente por chineses para formar operários, descobre subitamente que sua vida corre perigo. Don Ciro (Gianfelice Imparato) é responsável por levar dinheiro a famílias cujos membros estão presos ou mortos. Como eles, outros tantos habitantes de Nápoles e da região da Campanha têm suas vidas regidas pela Camorra, a tradicional máfia local que alimenta uma espiral de violência sem fim.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top