Minha conta
    11 de setembro: 6 filmes para entender o que aconteceu nos Estados Unidos em 2001
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    Hoje marca 20 anos desde a tragédia que provocou mais de 3 mil mortes nos Estados Unidos.

    Hoje, dia 11 de setembro, data exatos 20 anos desde o ataque às Torres Gêmeas nos Estados Unidos, em 2001. Naquela manhã, às 8h45 de uma terça-feira, a aeronave Boeing 767, da American Airlines, carregada com 20 mil galões de combustível colidiu com a torre norte do World Trade Center na cidade de Nova York.

    Dois dos aviões atingiram as torres, uma terceira aeronave entrou em colisão com o Pentágono nos arredores de Washington e, por fim, um quarto transporte caiu em um campo em Shanksville, na Pensilvânia — ocasionando, em sua totalidade, a morte de quase 3 mil pessoas e outras centenas presas nos andares mais altos.

    Mitos do Pop: A cultura pop "previu" os atentados de 11 de setembro?

    A tragédia tomou conta das manchetes naquele ano e até hoje é relembrado, mas nem todos sabem exatamente os impactos causados pelos ataques. Por isso, o AdoroCinema preparou uma lista com filmes de extrema didática para quem deseja entender tudo sobre o fatídico 11 de setembro e suas ramificações na vida da população nos Estados Unidos.

    Quanto Vale?

    Disponível na Netflix, Quanto Vale? acompanha o advogado Kenneth Feinberg (Michael Keaton) nos meses que se seguiram após 11 de setembro de 2001. Na trama, ele foi encarregado de uma tarefa aparentemente impossível: colocar uma quantia em dólares na perda incalculável para as pessoas que perderam alguém importante nos ataques terroristas. O filme é baseado na história real do advogado homônimo que fazia parte do controverso Fundo de Compensação às Vítimas do 11 de setembro, organizado pelo governo dos EUA. Também estrelado por Stanley Tucci e Amy Ryan, o drama conta um testemunho raramente ouvido.

    Quanto Vale?
    Quanto Vale?
    Data de lançamento 5 de setembro de 2021 | 1h 58min
    Criador(es): Sara Colangelo
    Com Michael Keaton, Amy Ryan, Stanley Tucci
    Usuários
    3,5
    Assistir em streaming

    Homecoming King

    O 11 de setembro foi uma tragédia imensurável para todos os estadunidenses. Para os muçulmanos-americanos, o fatídico acontecimento veio com a bagagem adicional do aumento repentino, intenso e perigoso da islamofobia que varreu a nação (e o mundo) após o ataque às Torres Gêmeas. No stand-up Homecoming King, também disponível na Netflix, Hasan Minhaj ofereceu um pouco dessa perspectiva em um discurso emocional sobre como o ataque e o preconceito que se seguiu impactaram sua família de imigrantes.

    O Relatório

    O Relatório é um filme da Amazon Prime Video lançado em 2019 e ambientado após os ataques em 11 de setembro, quando George W. Bush recorreu a “técnicas aprimoradas de interrogatório” (lê-se tortura) para extrair informações de terroristas reais ou suspeitos. Trabalhando para a senadora Dianne Feinstein (Annette Bening), o agente Daniel J. Jones (Adam Driver) inicia, em 2007, uma investigação interna acerca de denúncias sobre a destruição de fitas de interrogatório por parte da CIA, divulgadas através de reportagem publicada pelo jornal New York Times. Durante o trabalho, ele descobre evidências de que a CIA deturpou seus métodos, o número de detidos torturados e a qualidade das informações que obteve.

    O Relatório
    O Relatório
    Data de lançamento 29 de novembro de 2019 | 2h 00min
    Criador(es): Scott Z. Burns
    Com Adam Driver, Annette Bening, Jon Hamm
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    3,8
    Adorocinema
    2,5
    Assista agora

    Vôo United 93

    Quatro aviões foram sequestrados em 11 de setembro. Três deles atingiram seus alvos. O quarto, United 93, caiu em um campo em Shanksville, depois que seus passageiros lutaram para retomar o controle e evitar que os planos terroristas fossem concluídos. No filme Vôo United 93, o diretor Paul Greenglass recria a história do voo condenado em tempo real, usando comunicações com o controle de tráfego aéreo, ligações de passageiros para seus entes queridos e entrevistas com as famílias envolvidas. O longa-metragem está disponível no Telecine.

    Vôo United 93
    Vôo United 93
    Data de lançamento 1 de setembro de 2006 | 1h 45min
    Criador(es): Paul Greengrass
    Com Christian Clemenson, Cheyenne Jackson, David Alan Basche
    Usuários
    3,6
    Assista agora

    9/11: A Vida Sob Ataque

    Apresentando imagens inéditas, 9/11: A Vida Sob Ataque é um documentário composto inteiramente de gravações de vídeo e áudio de ligações privadas, serviços de emergência, controle de tráfego aéreo, companhias aéreas e fontes militares, retratando os momentos de tensão vívidos pelas pessoas presentes na tragédia de 11 de setembro. O filme pode ser assistido na Globoplay.

    9/11

    Na manhã de 11 de setembro de 2001, um mensageiro canta "parabéns a você" para a filha, um bilionário discute com sua esposa em uma audiência de divórcio, um trabalhador de manutenção começa seu dia e uma jovem russa termina com seu namorado. Em 9/11, quando o primeiro avião atinge o World Trade Center, esses cinco passageiros de elevador ficam presos. Forçados a se unir, eles lutam contra todas as probabilidades para escapar antes que ocorra o colapso iminente e inevitável. O filme está disponível em VOD pelo Youtube.

    9/11
    9/11
    Criador(es): Martin Guigui
    Com Charlie Sheen, Whoopi Goldberg, Gina Gershon
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top