Minha conta
    Quentin Tarantino dá resposta afiada aos críticos da cena com Bruce Lee em Era Uma Vez em... Hollywood

    Tarantino foi criticado pelo público e pela própria filha de Bruce Lee devido à representação dada ao ator em seu último filme.

    Desde o lançamento de Era Uma Vez em... Hollywood, Quentin Tarantino tem se envolvido em polêmicas com Shannon Lee, filha de Bruce Lee, devido às cenas ironizando o icônico ator, conhecido por suas artes marciais realistas nos cinemas. Representando-o como uma pessoa arrogante, o cineasta foi alvo de críticas da herdeira de Lee e do público, que alegou imprecisão na retratação do astro.

    Era uma Vez em... Hollywood
    Era uma Vez em... Hollywood
    Criador(es): Quentin Tarantino
    Com Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, Margot Robbie
    Data de lançamento 15 de agosto de 2019
    Assista agora em Paramount+

    Em recente conversa com o podcast do site IndieWire, Quentin Tarantino promoveu seu novo livro, baseado em Era Uma Vez em... Hollywood, e voltou a rebater os comentários negativos sobre seu filme lançado em 2019. O diretor disse: “Posso entender que a filha [de Bruce Lee] tenha um problema com isso. É a p*rra do pai dela, certo, eu entendo. Agora, todo o restante: Vá chupar um p*u.”

    5 filmes de sucesso que irritaram as famílias dos retratados

    No filme, há uma cena de luta, nos bastidores da série de ação O Besouro Verde, entre Bruce Lee, vivido por Mike Moh, e o dublê Cliff Booth, interpretado por Brad Pitt. Na recente entrevista, Quentin Tarantino disse que o filme deixa “óbvio que Cliff o enganou” e venceu a disputa, acrescentando que a cena é mais bem explicada em seu novo livro.

    “Ele não ofereceu resistência alguma a Bruce e Bruce bateu no traseiro de Cliff. Existem quatro maneiras diferentes de Bruce ter atacado ele pela segunda vez, e Cliff teria pouca defesa. Mas na maioria das vezes, se um cara tem um movimento específico e parece que o outro cara é um falastrão que não consegue se defender, eles fazem o primeiro movimento novamente. Mas agora Cliff sabe o que é. Ele se prepara para isso e joga a bunda [de Bruce] no carro. Ele apenas o enganou. Bruce percebe que foi enganado.”

    Dublês odiavam Bruce Lee?

    Ao mencionar a cena, Quentin Tarantino diz que os dublês odiavam trabalhar com Bruce Lee durante a gravação do seriado, citando o livro de Matthew Polly sobre o ator como referência para corroborar com sua afirmação.

    “Bruce não tinha nada além de desrespeito pelos dublês. Ele estava sempre batendo neles com os pés, estava sempre pegando — chama-se marcação quando você atinge um dublê de verdade. E ele estava sempre os marcando com os pés, sempre os marcava com o punho, e chegou a um ponto onde [os dublês diziam]: ‘Eu me recuso a trabalhar com ele’. E ele não tinha nada além de desrespeito pelos dublês americanos.”

    6 filmes de ação cujas cenas de luta foram influenciadas por Jackie Chan

    Em 2019, quando Era Uma Vez em... Hollywood foi lançado e a polêmica começou a ganhar vida, Shannon Lee respondeu aos comentários de Quentin Tarantino sobre o seu pai, durante entrevista ao site Variety.

    “Ele poderia calar a boca sobre isso. Isso seria muito bom. Ou ele poderia se desculpar ou dizer: "Eu realmente não sei como Bruce Lee era. Acabei de escrever para o meu filme. Mas isso não deve ser interpretado como ele realmente era.”

    Quentin Tarantino pretende se aposentar

    Há muito tempo, Quentin Tarantino tem feito declarações dizendo que deseja se aposentar em seu décimo filme — ou seja, apenas mais um longa-metragem depois de Era Uma Vez em... Hollywood. Estrelado por Brad Pitt, Leonardo DiCaprio e Margot Robbie, a trama é ambientada na Los Angeles de 1969, onde tudo está em fase de transformação na indústria do cinema quando o astro Rick Dalton e seu dublê Cliff Booth fazem seus nomes nos momentos finais da era de ouro de Hollywood.

    Após lançar o filme citado no parágrafo acima, Quentin Tarantino vem reiterando sua vontade de deixar de ser diretor de cinema porque, segundo ele, a maioria dos grandes cineastas, ao longo da história, fez seus piores filmes no final de sua carreira — e ele quer evitar ser vítima do mesmo destino.

    "A maioria dos caras tem últimos filmes horríveis. Normalmente, seus piores filmes são os últimos. E esse é o caso da maioria dos diretores da Era de Ouro que acabaram fazendo seus últimos longas no final dos anos 60 e 70, e acabou sendo o mesmo para a maioria dos novos Diretores de Hollywood que fizeram seus últimos filmes no final dos anos 80 e nos anos 90.”

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top