Minha conta
    Godzilla vs Kong: Visitamos o set do novo filme da Warner Bros. Pictures

    Trazendo o épico duelo entre os maiores monstros do cinema, a sequência de Godzilla II: Rei dos Monstros estreia em março!

    Visitar o imenso set de um filme sobre monstros míticos na Austrália não é uma atividade tão comum na vida de um jornalista. Na verdade, é extremamente incomum! Mas, em março de 2019, pude vivenciar isso durante uma cobertura para o AdoroCinema. Há cerca de dois anos eu chegava à Gold Coast a convite da Warner Bros. Pictures e pude conhecer todo o processo de um filme de Hollywood -- da teoria à prática.

    O filme em questão é Godzilla vs Kong, uma produção "gigante" não apenas no que se diz respeito ao título como também a cada ambiente de filmagem que visitei. Apesar de não ter presenciado um duelo de titãs no local, eu e os demais jornalistas ali presentes nos impressionamos com a riqueza de detalhes apresentada pela equipe de produção ao longo do dia.

    Godzilla vs Kong: Novo trailer mostra duelo de titãs ao som de trilha que quebra tradições

    Da chamada War Room ("sala de guerra" onde estão reunidos todos os detalhes e artes relacionados ao visual de personagens, assim como cenários e objetos que os compõem) até os Sound Stages (sets de filmagens a prova de som, alguns com 2 ou 3 quilômetros de extensão), pude conversar com profissionais que atuam na frente e atrás das câmeras.

    A aguardada sequência de Godzilla: Rei dos Monstros -- que já havia sido rodada também no Havaí -- conquistou total dedicação dos profissionais de cinema do local com o uso de 8 dos 9 Sound Stages disponíveis no Village Roadshow Studio (mesmo local em que AquamanThor: Ragnarok foram filmados tempos antes).

    E, não importa o quanto você seja fã de cinema: pisar em um grande estúdio de outro país (ou melhor: continente!) é uma experiência especial que te deixa muito próximo da magia da Sétima Arte -- especialmente se tratando de um blockbuster hollywoodiano.

    Na visita ao set de Godzilla vs Kong (que se passa 5 anos após os eventos de Rei dos Monstros), o diretor Adam Wingard (Você é o PróximoBruxa de BlairDeath Note) e os atores Démian BichirJulian Dennison conversaram com a imprensa dentro do Sound Stage 8, em que se encontrava um cenário impressionante: um laboratório envolto do crânio gigante de Rei Ghidorah, kaiju derrotado com muito custo por Godzilla.

    O esqueleto realmente possui um tamanho colossal e imponente, visto que o estúdio em que foi montado é um dos maiores dentro do Village Roadshow. Naquele dia, acompanhamos algumas cenas com a atriz Millie Bobby Brown (que não pode conversar com a imprensa), Dennison e Shun Oguri. Nelas, observamos a tentativa de Madison (Bobby Brown) em infiltrar o esqueleto de Ghidorah a fim de descobrir as intenções reais da empresa APEX, que será introduzida no longa.

    Após os takes, a equipe da Warner nos guiou para observar de perto os detalhes daquele que outrora foi Ghidorah. Os profissionais explicaram que os detalhes do monstro foram esculpidos de forma meticulosa. O resultado é impressionante e, ao vivo, ele parecia um fóssil de dinossauro. Dos dentes gigantes aos fios que o conectavam ao laboratório, os detalhes eram tantos que foi impossível dar apenas uma rápida olhada.

    TECNOLOGIA VS ANCESTRALIDADE

    Entre um "ação!" e outro, um dos pontos que Wingard e a equipe de criação de Godzilla vs. Kong tocaram é que o longa apresentará um visual sombrio e de estilo antigo, ao mesmo tempo que trará como contraponto a tecnologia da misteriosa empresa APEX.

    Ainda não se sabe se a corporação atuará como a vilã da narrativa ou se é apenas uma derivação da Monarch, mas tudo indica que sim: a APEX pode ser "do mal". Ao lado do visual moderno inserido na figura mítica de Ghidorah, tudo indica que o filme irá garantir equilíbrio entre passado e futuro, humanidade e tecnologia.

    Dentro da War Room, um dos locais mais secretos dentro de qualquer produção de Hollywood, eu e jornalistas de diferentes partes do mundo tivemos acesso às artes conceituais da superprodução.

    Além do mistério da APEX, desde Kong: Ilha da Caveira há uma teoria ganhando espaço no MonsterVerse da Warner: o conceito da Terra Oca, local que pode ter originado Godzilla, Kong e todos os monstros da ficção. Será que veremos o aguardado local na telona?

    Expectativas à parte, algo que ficou claro nas imagens conceituais é o crescimento de Kong. O monstro da Ilha da Caveira está maior e, segundo a equipe, isso se deve ao crescimento natural da criatura, que inclusive foi citado no filme de 2017. Contando com a menção de um crescimento esperado dentro da franquia de monstros, a produção se ateve a isso.

    TIME GODZILLA E TIME KING KONG

    Segundo Adam Wingard, o elenco (que também conta com Alexander Skarsgard e Rebecca Hall) irá trazer divisões na narrativa e, mais do que isso, certa "predileção" a um dos monstros. Ou seja: não é só o público que vai defender um dos lados! O diretor, que sempre foi fã de ambos os monstros, explicou que este detalhe é importante para o andamento da história como um todo.

    "O time de Godzilla é liderado por Maddie (Bobby Brown). Já o time de Kong terá total relação à jornada do personagem de Skarsgard. É o ponto culminante de suas jornadas, pois todos estão tentando desvendar a história", conta Wingard. No entanto, o diretor também destacou que o público verá mais criaturas na tela além das esperadas.

    Godzilla vs Kong: Afinal, quem venceria essa luta?

    A VISÃO DO ELENCO SOBRE A HISTÓRIA E O CLIMA NO SET

    Com esta divisão de arcos, o roteiro de Godzilla vs Kong ganhou um potencial aos olhos do elenco: o de dar mais camadas e complexidade. Nas entrevistas entre as filmagens, foi Démian Bichir (A Freira) quem destacou este ponto à imprensa.

    "A história é muito, muito interessante e importante. Tem a ver com a forma como lidamos com nosso próprio destino como seres humanos. Os monstros podem representar muitas coisas diferentes", diz o ator que interpreta o misterioso bilionário Walter Simmons.

    "Estes [os monstros] são os próprios fantasmas e demônios com os quais todos lidamos; seja guerra, fome, discriminação, racismo, todos os tipos de coisas. Claro, o filme não é sobre isso, mas você pode interpretá-lo da maneira que quiser. A obra possui um conjunto muito bom de personagens, então qualquer um que goste de filmes ficará satisfeito. E será muito fácil para todos se relacionarem com alguns dos personagens. Talvez alguns de nós se identifiquem com o próprio Kong ou Godzilla, de maneiras diferentes. Especialmente se nos sentimos deixados de fora, sentirmos que somos minoria", afirma.

    Após a entrevista com Bichir, retornamos ao set para observar mais algumas cenas com Bobby Brown e Dennison. Através de uma TV que nos mostrava como a cena estava sendo filmada, acompanhamos alguns takes de uma sequência tensa que antecedia um embate entre o elenco-mirim e alguns soldados (seriam da APEX?).

    Godzilla vs Kong: Entenda o confronto ao longo das décadas no cinema

    Entre pausas, o jovem ator de Deadpool 2 deu detalhes sobre sua experiência no set com Adam Wingard: "Ele se mostra realmente aberto a nos ouvir. Adam não chega ao set dizendo 'vamos fazer deste jeito', pois ele quer saber o que nós gostaríamos de fazer. Adam é capaz de nos deixar trazer um pouco de luz ou um pouco do que queremos para o personagem. E eu realmente aprecio isso", diz.

    A IMPORTÂNCIA DE HONG KONG NA TRAMA DE GODZILLA VS KONG

    No trailer divulgado pela Warner Bros., Pictures em janeiro, é possível ver trechos em uma cidade escura, cheia de outdoors e efeitos neon. Trata-se de Hong Kong, local que será o palco da luta final de Godzilla e Kong. Para o diretor, era preciso encontrar um cenário que já tivesse um aspecto futurista como base.

    "Nosso filme se passa um pouco no futuro, em uma realidade diferente e alternativa da qual estamos. Desde o início, eu já imaginei que o filme seria um pouco mais futurista, mesmo não tendo uma data exata. Da mesma forma que eu sempre imaginei fazer uma grande cena de luta entre Kong e Godzilla em uma cidade grande e com neon em volta, com tons turquesa, azul e rosa", explica Wingard.

    Como o trailer já indica, essa luta tem tudo para ser realmente épica e deve agradar bastante os fãs de kaijus. Ao menos a espera está cada ficando cada vez mais curta: Godzilla vs Kong estreia em 25 de março!

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top