Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Qual será o futuro do Universo Estendido DC no cinema? (Análise)
    Por Vitória Pratini — 02/02/2019 às 09:12
    facebook Tweet

    O que a saída de Ben Affleck e a ascensão de Mulher-Maravilha, Aquaman e Arlequina vão influenciar nos futuros filmes da Warner?

    Qualquer fã de quadrinhos que se preze quer ver seus personagens favoritos adaptados em carne e osso para as telonas, desde que seja tanto fiel quanto de qualidade. Há cerca de seis anos a Warner e a DC Comics trabalham juntas para desenvolver um universo compartilhado coeso, que atenda tanto aos interesses dos fãs quanto à expectativa de altas bilheterias. Entretanto, no meio do caminho, algo deu errado. E a decisão em mudar o curso tem deixado muita gente confusa.

    O pontapé inicial do Universo Estendido DC (DCEU, na sigla em inglês) começou em 2013, com O Homem de Aço, e seguiu três anos depois, com os lançamentos de Batman Vs Superman - A Origem da Justiça e Esquadrão Suicida. No entanto, somente Mulher-Maravilha (2017) e Aquaman (2018) tiveram força o suficiente para balançar as bilheterias. Nem mesmo a união de todos os seus principais heróis, em Liga da Justiça (2017), teve impulso para superar a esperada casa do bilhão.

    Warner

    Da programação original do Universo Estendido DC, apenas AquamanShazam! mantiveram suas datas de estreia. Tanto The Flash quanto os filmes solo do Ciborgue e do Lanterna Verde foram adiados, por tempo indeterminado — assim como Liga da Justiça 2, que seria também dirigido por Zack SnyderHenry Cavill deixou de ser o Superman e, agora, Ben Affleck também aposentou o manto do Homem-Morcego — até quando, ninguém sabe.

    Após tantas decepções, a Warner resolveu fazer mudanças drásticas no Universo Estendido DC. No lugar do calendário original, surgiram projetos autônomos envolvendo o Coringa e a Arlequina, além de um novo Batman, em início de carreira. Mas como estes novos filmes se encaixam com o que já havia sido planejado, e não foi abandonado?

    Warner

    A resposta a essa pergunta passa por Mulher-Maravilha 1984, que apenas chegará aos cinemas em 2020. Apontado como um reboot do Universo Estendido DC, o longa incorporaria um arco narrativo da produção semelhante ao "Flashpoint" nas HQs, que mudaria completamente a linha temporal iniciada em O Homem de Aço. Como, por exemplo, Diana Prince (Gal Gadot) salvar Steve Trevor (Chris Pine), alterando o curso de eventos exibidos no primeiro filme da princesa amazona.

    É curioso notar que a Warner não queira esperar pelo lançamento do filme do Flash, ainda sem data marcada, cuja trama abordaria o Flashpoint com uma narrativa no estilo De Volta para o Futuro. Esta seria a produção ideal, em termos de roteiro, para reiniciar a narrativa do DCEU.

    Warner

    Ao invés disso, o longa estrelado por Ezra Miller não está nem perto de acontecer. As filmagens foram adiadas devido à produção de Animais Fantásticos 3, que conta com o ator no elenco. Entretanto, recentemente, as gravações do spin-off de Harry Potter também mudaram de data, e não houve nenhuma notícia sobre como isso influencia The Flash. Hoje, não se sabe se o filme realmente será produzido.

    Soma-se a isso uma clara mudança de tom no Universo Estendido DC, no sentido de fugir (um pouco) da ambientação sombria. Se Joss Whedon já ensaiou tal proposta em Liga da Justiça, o ápice veio com Aquaman e seu visual multicolorido, que resultou no recorde de bilheteria dentre todos os filmes de super-heróis do estúdio, e no ainda inédito Shazam!, de forte tom cômico ao apostar na empolgação de uma criança que se descobre super-herói. Aquaman 2, claro, é mera questão de tempo.

    Warner Bros.

    A aposta em personagens femininas fortes é outra tendência. Não por acaso, Aves de Rapina reúne cinco delas: Canário Negro, Caçadora, Renée Montoya, Cassandra Cain e, é claro, Arlequina. O fascínio em torno da personagem interpretada por Margot Robbie é uma das forças do atual momento, não só por sua popularidade mas também pela representatividade — lição esta muito bem ensinada (e compreendida) por Mulher-Maravilha. Mulheres também querem se ver como super-heroínas, e daí já se fala em um terceiro filme estrelado por Gal Gadot.

    Arlequina está cotada para aparecer não só em Birds of Prey (no original) mas também nos spin-offs ainda não confirmados Gotham City Sirens, dirigido por David Ayer, um filme do Coringa e da Harley Quinn, e no reboot de Esquadrão Suicida, que deve ser dirigido por James Gunn — rumores apontam que Robbie e Viola Davis, intérprete de Amanda Waller, serão as únicas do elenco original que serão aproveitadas. Mais um sinal de que as mulheres ganharão mais espaço no DCEU.

    Warner

    Enquanto isso, o Coringa vai ganhar outra versão nas telas, estrelada por Joaquin Phoenix. A trama reimagina a origem do Palhaço do Crime como um homem desprezado pela sociedade. O filme solo será o primeiro lançamento da iniciativa DC Dark, que deve ter filmes separados do Universo Estendido DC. Assim, pode ser que Jared Leto volte a viver o vilão nas telonas e, com isso, existam duas versões diferentes do personagem, ao mesmo tempo.

    O mesmo pode acontecer com o Batman. O futuro filme solo do Homem-Morcego busca um ator mais novo para viver Bruce Wayne, e promete focar nas habilidades de detetive do herói. Resta saber como essas novas versões dos personagens vão se encaixar com o restante dos filmes já lançados, considerando principalmente que Mulher-Maravilha, Aquaman e Arlequina conheceram o Batman de Ben Affleck. Enquanto isso pode significar que o reboot promovido por Mulher-Maravilha 1984 de fato mude a linha temporal, é possível que esse novo Batman exista completamente a parte do restante dos filmes. Nesse caso, Batfleck pode voltar a aparecer nos cinemas.

    Warner

    Curiosamente, no momento atual, a DC não está focada em seus heróis mais famosos, como Superman e Batman. Ainda não se sabe quando veremos uma nova versão do Homem de Aço nas telonas, mas tal aparição é inevitável: não se abandona facilmente um personagem do porte de Clark Kent. Ainda assim, é interessante e promissor ver que a Warner está dando mais espaço para personagens que não tiveram tanto destaque nos quadrinhos e, nas telonas, demonstraram seu potencial.

    O futuro do Universo Estendido DC, com muitos outros projetos em desenvolvimento, segue em aberto. BatgirlOs Novos Deuses e inclusive Homem-Borracha (!) são apenas algumas das ideias que volta e meia são mencionadas mas, até o momento, não receberam sinal verde do estúdio — isso sem falar na possível retomada dos filmes solo do Lanterna Verde e Ciborgue. Resta esperar os próximos passos da Warner.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    • Cinthya Dorileo
      Eu ainda acho que o Henry vai voltar sim a ser o superman, a prova disso tá nessa notícia de que o superman vai aparecer em Shazam, mas não vai ser mostrado o rosto dele, se o Henry não fosse mais ser o herói, eles simplesmente colocariam outro ator. O fato de eles não mostrarem o rosto quer dizer que as notícias sobre a negociação da Warner com o Henry são verdadeiras...Eu sinceramente acho que a chance dele voltar pra um Homem de Aço 2 são de 90%
    • Jonathan Kennedy
      A DC está encontrando o seu caminho aos poucos.
    • MAURO DE KHRISZAOR
      Esqueceram de dizer isso a X-Men e Guardiões da Galáxia.
    • MAURO DE KHRISZAOR
      Pra um recomeço no cinema acho que Man of Steel se saiu bem em bilheteria. Mas aos olhos da Warner se não fez mais de 700 milhões tá fora. Ainda bem que Iron-Man e Thor estão na rival.
    • MAURO DE KHRISZAOR
      Aquela mesma história de que tava ruim porque era sombrio e PONTO. Então uma dobra no tempo é o melhor filme do mundo. Colore BvS pra ver se o filme fica bom ou deixa Batmam e Robin escuro.Flashpoint não conserta universo ele bagunça ainda mais e cria outro universo.
    • Isabel
      Esta febre deverá acabar,por isso devem aproveitar.Os filmes catástrofes arrebentaram nos cinemas como :Destino do Poseidon, Tubarão,Inferno na Torre,Terremoto.As mentiras tem pernas curtas e no cinema acabam saturando.
    • Daniel Bruno
      Concordo
    • Fabio
      Ach oque nem deveria tem de ter coisas diferente, o importante é fazer filmes bons e se voce for seguir os filmes da Marvel também tem muita coisa que não se encaixa então não é 100% perfeito o que faz a Marvel se da bem com as criticas é fazer filmes que funciona que tem inicio meio e fim. A DC não funcionou por que colocaram um incompetente do Snyder que nunca tinha feito um filme se quer bom para comandar os maiores heróis
    • Fabio
      Discordo acho que o importante é ter filmes bons, MOS, BVS, Esquadrão Suicida e Liga da Justiça foram filmes ruins
    • Fabio
      Henry Cavillé bem fraco para papel tem atores melhores deveria aproveitar que vai troca batman trocar super tambem
    • Fabio
      No entanto, somente Mulher-Maravilha (2017) e Aquaman (2018)tiveram força o suficiente para balançar as bilheteriasDiscordo deste texto todos filme fizerem boas bilheteria tirando liga da justiça que foi um fracasso pela valor da produção e os heróis que fazem parte do filme.Os filmes produzido e dirigido por Snyder tiveram criticas muito ruins e foram filmes bem fracos mas fizeram dinheiro
    • Fabio
      Olha criticar e não por argumento fica meio vago, os filmes MOS, BVS e Esquadrão suicida foram ruins sim pela visão do Snyder Mas Mulher Maravilha e Aquamam foram bons filmes. Todos os filmes tirando Liga de justiça foram sucesso de bilheteria
    • Eliseu AD
      Resumindo, tá uma porcaria!
    • Wagner Agnello
      Acho que a pior coisa que Snyder/DC/Warner fizeram foi apressar as coisas e não focar no desenvolvimento de cada personagem.Por conta disso, só agora saberemos quem é a Mulher Maravilha de Patty Jenkins/Gal Gadot (isso partindo da premissa de que Gal Gadot seria a escolhida pela diretora), não saberemos como seria um Aquaman totalmente saído da cabeça de James Wan, enfim.Imagina um filme da Liga depois do Aquaman do James Wan, depois dos filmes do Batman e dos demais heróis. Seria totalmente diferente.
    • Wagner Agnello
      Acho que deveriam rebutar tudo exceto Mulher Maravilha e Aquaman (por mim rebutaria até esses pra dar coerência).Eu acho um erro atribuir ao tom sombrio/realista a culpa pelo insucesso crítico tanto de HdA quanto de BvS. Esquadrão Suicida é a prova de que cores e humor não é tudo que importa e a trilogia do Nolan de que super heróis sombrios são problemáticos. Mesmo Corpo Fechado é um excelente exemplo de filme de super herói sombrio e realista. A propósito, gostaria de ver algo assim feito com o Superman.Apesar de achar que Snyder cometeu muitos erros e ele mesmo nao ser a pessoa mais indicada para carrear o DCEU, é preciso reconhecer sua coragem e acerto em trazer um novo superman mais errático.Acho que ha pecados graves principalmente no roteiro do filme, que é onde as duas obras mais perdem.Ademais, acho que a DC não deveria abrir mão de ter um universo pra chamar de seu.Ate porque estou à espera de um filme da Liga. Porque aquele...
    • Paulo Souza
      Os 6 filmes da DC custaram mais do que os 6 primeiros filmes da Marvel e ainda assim fizeram mais lucro. A DC não se estabeleceu pra fazer 2 bi com um filme como foi com Infinity War, mas é algo natural, se compararmos a idade dos dois universos. As coisas vão se ajeitar.
    • Hey B
      O Adoro Cinema ama falar mal da DC, todos os boatos ruins eles publicam mas os boatos bons eles se fazem de cegos, o Omelete é do mesmo jeito. Eles querem a todo custo desmoralizar a DC.
    • Hey B
      No entanto, somente Mulher-Maravilha (2017) e Aquaman (2018)tiveram força o suficiente para balançar as bilheterias Está parte me fez rir, parece que a pessoa que escreveu esse texto não soube pesquisar sobre as bilheterias dos filmes ou quis esconder para falar mal da DC. O Filme Batman vs Superman teve uma bilheteria de 872,7 milhões, Esquadrão suicida teve 746,8 milhões, portanto esses dois filmes foram um sucesso nas bilheterias. Os primeiros filmes da DCU arrecadaram bem mais que os primeiros filmes do universo da Marvel. O primeiro filme do capitao América teve uma bilheteria de apenas US$ 370.569.774 e o primeiro filme do Homem de Ferro apenas 585,2 milhões . Portando podemos dizer que a DC começou com ótimas bilheterias comparado aos primeiros filmes da Marvel.
    • Augusto Rodrigues
      Tá Superman O MAIS FAMOSO KHShkSHKSHKSHKHKS
    • Maverick F.
      Verdade! Até irrita ler o Adorocinema insistir num mero boato que já foi desmentido por todos os envolvidos.
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    Perdida Teaser Original
    Te Quiero, Imbécil Trailer Oficial
    Um Crime para Dois Trailer Legendado
    Emma Trailer Legendado
    The Vast of Night Trailer Original
    Mulher-Maravilha 1984 Trailer Legendado
    Todos os últimos trailers
    Notícias de cinema Pré-Produção
    The Batman: Como o traje se compara com o de Cavaleiros das Trevas
    NOTÍCIAS - Pré-Produção
    quinta-feira, 4 de junho de 2020
    Missão Impossível 7 vai retomar as filmagens em setembro
    NOTÍCIAS - Pré-Produção
    terça-feira, 2 de junho de 2020
    Netflix vai produzir adaptação de A Escola do Bem e do Mal
    NOTÍCIAS - Pré-Produção
    sexta-feira, 29 de maio de 2020
    Arlequina: Margot Robbie começa negociações para novo filme de Harley Quinn
    NOTÍCIAS - Pré-Produção
    sexta-feira, 29 de maio de 2020
    Sonic - O Filme vai ganhar sequência
    NOTÍCIAS - Pré-Produção
    quinta-feira, 28 de maio de 2020
    Sonic - O Filme vai ganhar sequência
    Frozen 2: Referências que você perdeu na animação da Disney
    NOTÍCIAS - Pré-Produção
    quinta-feira, 28 de maio de 2020
    Frozen 2: Referências que você perdeu na animação da Disney
    Últimas notícias de cinema Pré-Produção
    Filmes mais esperados
    Filmes mais esperados
    Back to Top