Minha conta
    A Internet é um perigo? 20 filmes sobre o lado sombrio do mundo virtual

    Deseja se conectar?

    A estreia do drama Aos Teus Olhos escancara um problema típico dos nossos tempos: o perigo da Internet e das redes sociais quando caem nas mãos erradas, ou são usadas pelas pessoas para disseminar o ódio e informações falsas.

    Mas o filme brasileiro não é o único a demonstrar as derivas do mundo conectado. Abaixo, o AdoroCinema seleciona 20 produções - entre ficção e documentário, entre drama e terror - que exploram a questão. Qual é a sua preferida?

    1. Aos Teus Olhos (2017)

    A rotina do professor de natação Rubens (Daniel de Oliveira) se transforma no dia em que um aluno o acusa de tê-lo beijado. Antes mesmo que uma investigação policial ocorra, os pais da criança começam uma campanha de linchamento na Internet, exigindo a demissão do professor e incitando os outros pais a fazerem o mesmo. A diretora Carolina Jabor expõe a pressa nos julgamentos e a "presunção de culpa". Assista à nossa entrevista com a equipe.

    2. Ferrugem (2018)

    O drama dirigido por Aly Muritiba ainda nem estreou nos nossos cinemas, mas tem despertado críticas entusiasmadas em festivais pelo mundo afora. Enquanto Aos Teus Olhos mostra a questão da Internet nas mãos dos adultos, esta outra história se concentra no poder destruidor do bullying entre adolescentes. Julgando pelo teaser, Tati (Tiffanny Dopke) tem um vídeo - íntimo, aparentemente - vazado na Internet. Ela parte para acertar as contas com uma arma na mão...

    3. Nossa Vida Exposta (2008)

    O documentário de Ondi Timoner parte de uma iniciativa artística para falar sobre a exposição de si mesmo na Internet. O artista Josh Harris investiu fundos privados na criação de uma "sociedade alternativa", com pessoas vivendo juntas e aceitando ser filmadas o tempo inteiro. Algo como um proto-Big Brother, mas sem a recompensa, nem o sentido do espetáculo ou as intrigas plantadas entre eles. Com cinco mil horas filmadas, Harris condensou um panorama de como a tecnologia transformou as nossa vidas.

    4. Amizade Desfeita (2015)

    Entre as ficções, o terror tem sido o gênero que se apropria com maior frequência dos perigos da Internet - por enquanto, com resultados de bilheteria pouco expressivos. Pelo jeito, os usuários de Internet não estão dispostos a descobrir maneiras como as redes sociais prejudicam as suas vidas... Neste projeto, uma garota comete suicídio após ter um vídeo íntimo divulgado na Internet. Mas ela volta do além, para assombrar quem a perseguiu.

    5. Menina Má.Com (2005)

    Depois de tantas histórias de pedófilos atacando crianças pela Internet, o suspense de David Slade imagina a vingança das vítimas. A adolescente Hayley (Ellen Page) tem certeza de que o fotógrafo Jeff (Patrick Wilson) é responsável pelo abuso de uma criança. Por isso, oferece a si mesma como isca, na intenção de entrar na casa deles e encontrar provas. Ela corre risco nos dois casos: se estiver certa, se encontrará diante de um criminoso potencialmente perigoso, se estiver errada, estará invadindo a privacidade um homem inocente.

    6. Homens, Mulheres e Filhos (2014)

    O drama de Jason Reitman decide mostrar que todos estão conectados, até demais - seja os pais ausentes, os filhos rebeldes, as pessoas traumatizadas. Todos expõem as suas dores na Internet, ou usam o mundo virtual para fugir da triste realidade. Entre eles se encontram um casal em crise (Adam Sandler e Rosemarie DeWitt), uma mãe superprotetora (Jennifer Garner) e uma jovem bulímica (Elena Kampouris). O tom é alarmista, como uma versão mais melancólica da série Black Mirror.

    7. Confiar (2010)

    O diretor David Schwimmer (mais conhecido como o Ross de Friends) revela neste drama a maneira como o namoro pela Internet pode ser nocivo aos jovens - e as famílias, por extensão. A adolescente Annie (Liana Liberato) começa a se corresponder com um garoto num chat, mas quando eles finalmente se encontram, o par romântico não é nada do que ela imaginava. E as intenções também eram outras... Depois de uma noite traumatizante, as consequências são expostas na Internet e arriscam a vida de Annie.

    8. Friend Request (2016)

    Atualmente, desfazer uma amizade indesejada no Facebook pode ser um ato corriqueiro, mas nesta trama de terror, a decisão de Laura (Alycia Debnam-Carrey) tem consequências nefastas. A amiga rejeitada se suicida e passa a atormentar Laura, mesmo depois de morta. O filme dirigido por Simon Verhoeven usa a Internet para resgatar a figura clássica das entidades sobrenaturais perturbando jovens garotas. Mal recebido pelos críticos e pelo público, ele sequer foi lançado nos cinemas brasileiros.

    9. Eu, Você e Todos Nós (2005)

    O drama vencedor do prêmio Camera D'Or em Cannes retrata diversas histórias interligadas sobre a solidão e a fragilidade dos laços contemporâneos. Uma dessas histórias envolve uma mulher adulta que acredita estar se comunicando com outro adulto pela Internet. Mas ela nem desconfia que seu correspondente é um garotinho pequeno, incapaz de compreender as referências sexuais enviadas por ela.

    10. Happy End (2017)

    Mais um caso de múltiplas histórias destinadas a criticar o individualismo e a falta de autoridade dos adultos sobre as crianças. Nesta história dirigida por Michael Haneke, uma garotinha negligenciada pelos pais desenvolve fortes tendências sádicas e passa a manifestar seu prazer perverso com um celular na mão. Enquanto o avô cadeirante se afoga no mar, ela não ajuda - mas pega o celular e grava tudo num vídeo, para postar nas redes sociais depois.

    Continua na próxima página!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top