Minha conta
    Pantera Negra: Primeiras reações da crítica internacional são só elogios ao novo filme da Marvel

    Destaque para Michael B. Jordan, Danai Gurira e Letitia Wright.

    Wakanda vive! Aconteceu nesta segunda-feira (29) a pré-estreia de Pantera Negra no tradicional Dolby Theatre em Los Angeles, e as primeiras reações da crítica são tudo o que esperávamos e mais um pouco.

    Entre os maiores elogios recebidos pelo filme dirigido por Ryan Coogler, a imprensa presente destaca a representatividade negra, a mensagem do filme e o vilão de Michael B. Jordan. Muitos críticos exaltam também uma intensa dedicação do filme aos laços familiares, e às personagens de Letitia Wright, que vive Shuri, a irmã de T'Challa (Chadwick Boseman), e Danai Gurira, como a guerreira Okoye.

    Natasha Alford, editora do site The Grio, destacou:

    "As nuances e os detalhes na narrativa de Pantera Negra são impecáveis. Não senti indulgência, estereótipo ou desinteresse. Eu me senti incrivelmente orgulhosa a cada momento e com esses personagens fictícios. Isso é uma conquista e tanto.

    Se você não entende o poder da representação, imagine crescer sem nunca ter visto um super-herói que se parece com você. Quando as bonecas American Dolls foram lançadas, eu sempre escolhia a Addy que tinha escapado da escravidão. Mas agora as crianças têm Nakia, Shuri e Okoye. Excelente em muitos níveis."

    Tre'vell Anderson, do Los Angeles Times, elogia:

    "Pantera Negra é uma carta de amor sobre negritude, para um mundo que frequentemente a marginaliza sem perceber que é sobre as costas dos negros que este planeta gira.

    A sobrevivência desse mundo está no nosso sangue."

    Já ReBecca Theodore-Vachon, que escreve ocasionalmente para a EW, Forbes e New York Times, diz:

    "A direção de arte de Hannah Beachler é adorável - e a fotografia de Rachel Morrison, whew! De longe o melhor visual em qualquer filme do MCU.

    E a representação de mulheres negras fez eu me sentir vista, de uma forma que nenhum outro filme de super-herói fez bem. Shuri, interpretada por Letitia Wright, é absolutamente incrível. Eu amo que Shuri está tão confortável com seu brilhantismo e genialidade. Suas cenas com T'Challa são muito divertidas.

    Lupita Nyong'o e Danai Gurira esquentam as coisas. Suas cenas de ação fazem o público torcer e aplaudir. Amei cada segundo.

    E os elogios para Eric Killmonger também não param.

    "Michael B. Jordan é o melhor vilão do UCM até agora. Seus comentários sobre colonialismo e suas motivações definidas pelo imperialismo... yo", comentou Brandon Norwood, revelando também que há um enorme potencial de spin-off dentro e fora de Wakanda com os personagens.

    "O arco de Eric Killmonger vai ressoar com cada afro-americano que cresceu aqui. Me fez lacrimejar, trancar os dentes, e me destruiu antes dos créditos", revelou o roteirista Mellow Marketer.

    Peter Sciretta, do SlashFilm, escreveu:

    "Pantera Negra é completamente diferente de qualquer outro filme da Marvel até agora. É um banquete visualmente. Wakanda é maravilhosa, o antagonista de fato tem um arco com motivações emocionais. O filme mais político da Marvel."

    Erick Ohn, do IndieWire, destacou: "Pantera Negra é atraente em muitos níveis: visualmente incrível, mas o mais importante, tão imprevisível. Incrível assistir a um grande blockbuster celebrar sua negritude enquanto explora o seu relacionamento com várias facetas da cultura pop."

    Kyle Buchanan, da Vulture, comenta:

    "A MPV [jogadora mais valiosa] de Pantera Negra é a efervescente e hilária Shuri, de Letitia Wright. Quero uma edição da Shuri, um spinoff da Shuri, uma coleção de roupas esportivas da Shuri na Cerimônia de Abertura, e quero isso tudo agora!

    Teria janeiro já nos dado um favorito ao Oscar? Porque boa sorte a qualquer um que tentar tirar o troféu de melhor figurino da figurinista de Pantera Negra, Ruth Carter. As Dora Milaje gostariam de uma palavra. "

    Jen Yamato, do Los Angeles Times, conta:

    "Pantera Negra é incrível, cinético, com propósito. Um filme de super-herói sobre o porquê de representação e identidade serem importantes, e o quão trágico é quando essas coisas são negadas às pessoas. O primeiro filme do UCM sobre algo real; o Killmonger de Michael B. Jordan me fez lacrimejar e ele é o VILÃO."

    Steven Weintraub, do Collider, conta:

    "Marvel fez isso de novo com Pantera Negra. Muito impressionado com a história e com a cinematografia. Michael B. Jordan destrói como vilão e é o melhor desde Loki. E a Danai Gurira arrasa tanto e eu amo cada segundo de tudo isso. Vai lucrar muito."

    Já David Ehrlich, do IndieWire, foi ligeiramente contra a corrente:

    "Pantera Negra é como um filme da Marvel, só que melhor. A ação é previsivelmente ruim, mas este é o primeiro filme do UCM que tem de verdade algum senso de identidade, história e musicalidade. Wakanda vive. Todo o elenco é ótimo mas as mulheres roubam a cena — Danai Gurira!"

    Pantera Negra estreia em 15 de fevereiro.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top