Meu AdoroCinema
    Coletivo feminista demanda remoção de estátua de Woody Allen na Espanha
    Por Renato Furtado — 27/01/2018 às 09:23
    facebook Tweet

    A petição foi iniciada após o ressurgimento da controvérsia envolvendo o diretor, acusado de abuso sexual por sua filha, Dylan Farrow.

    Celebrado mundialmente por causa de sua vasta e influente filmografia, Woody Allen recebeu uma importante honraria da cidade de Oviedo, na Espanha, em 2003: uma estátua de bronze em tamanho real, erguida em uma rua de comércio do local para homenagear o criador de filmes como Noivo Neurótico, Noiva NervosaHannah e Suas Irmãs - posteriormente, o realizador devolveria a cortesia ao município espanhol, elegendo-o como um dos cenários de Vicky Cristina Barcelona. Entretanto, mesmo um sólido tributo como uma estátua pode ser desaparecer. É esta a intenção de um coletivo de mulheres espanhol - a Organização Feminista de Astúrias -, que demanda a remoção da estátua de Allen por causa das denúncias de abuso sexual contra o cineasta feitas por sua própria filha, Dylan Farrow (via O Globo).

    De acordo com a associação, a remoção da estátua seria uma forma de encerrar a homenagem ao "abusador e pervertido" Allen; representas da cidade de Oviedo já declararam que vão considerar a solicitação nas próximas reuniões municipais. Caso o pedido do coletivo seja acatado, a remoção da estátua representará mais um capítulo da trajetória de reveses sofridos pelo realizador desde que os assédios sexuais do ex-produtor Harvey Weinstein foram revelados no último mês de outubro, iniciando um amplo e poderoso movimento contra abusos sexuais em Hollywood. Não demorou, então, para que o caso Farrow-Allen fosse trazido de volta à baila e para que as alegações da filha do cineasta provocassem uma inédita onda de rejeição ao diretor e à sua filmografia.

    Woody Allen se pronuncia sobre as acusações de abuso sexual de sua filha, Dylan Farrow

    Nos últimos meses, atores como Timothée ChalametRebecca Hall - que fazem parte do elenco de A Rainy Day in New York, vindouro filme do nova-iorquino - doaram os cachês recebidos durante a produção para o movimento Time's Up, organizado para apoiar as vítimas de assédios sexuais; as atrizes Greta Gerwig e Ellen Page, por sua vez, manifestarem arrependimento por terem trabalhado com Allen. E além de ter perdido apoio de colaboradores antigos e da reprovação de coletivos feministas, Allen também foi criticado por Natalie Portman e Reese Witherspoon, que pediram para que seus colegas parassem de aceitar papéis nos filmes de Allen e declararam acreditar nas alegações de Farrow. As denúncias da filha do cineasta foram investigadas, ainda na década de 1990, pelo departamento de serviço social de Nova Iorque e por uma junta de médicos especializada em abuso infantil, mas nenhum índicio de molestamento foi encontrado.

    Fontes da Vulture acreditam que o lançamento de A Rainy Day in New York - que supostamente inclui uma cena de sexo entre uma adolescente e um homem de meia-idade, uma fantasia constante nos controversos arquivos pessoais de Allen - possa ser prejudicado pelo ressurgimento das alegações. Segundo a reportagem, o Amazon Studios, companhia responsável pela produção e distribuição de A Rainy Day in New York, estaria estudando lançar o longa apenas na plataforma de streaming da empresa, o Amazon Prime. Entretanto, outras fontes consultadas pela reportagem acreditam que a estreia da vindoura obra nos cinemas não será afetada.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    Era uma Vez em... Hollywood Trailer (1) Legendado
    Patrocinado
    Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw Trailer (3) Legendado
    Ted Bundy - A Irresistível Face do Mal Trailer Legendado
    As Trapaceiras Trailer Legendado
    O Mistério do Gato Chinês Trailer Legendado
    As Rainhas da Torcida Trailer Legendado
    Todos os últimos trailers
    Últimas notícias de cinema
    Era uma Vez em... Hollywood: O que sabemos sobre o novo filme de Quentin Tarantino
    NOTÍCIAS - Visto na Web
    terça-feira, 25 de dezembro de 2018
    Patrocinado
    Dicas do Dia: Deadpool e Homem de Ferro 3 são os destaques de hoje
    NOTÍCIAS - Lançamentos
    domingo, 21 de julho de 2019
    San Diego Comic-Con 2019: Saiba todos os filmes e séries da Marvel até 2021
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    domingo, 21 de julho de 2019
    Últimas notícias de cinema
    Melhores filmes em cartaz
    O Rei Leão
    4,4
    Diretor: Jon Favreau
    Trailer
    Toy Story 4
    4,4
    Diretor: Josh Cooley
    Trailer
    Homem-Aranha: Longe de Casa
    4,3
    Diretor: Jon Watts
    Elenco: Tom Holland, Jake Gyllenhaal, Zendaya
    Trailer
    Turma da Mônica - Laços
    Turma da Mônica - Laços
    4,0
    Diretor: Daniel Rezende
    Elenco: Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo
    Trailer
    Pets - A Vida Secreta dos Bichos 2
    Pets - A Vida Secreta dos Bichos 2
    3,8
    Diretor: Chris Renaud
    Trailer
    Annabelle 3: De Volta para Casa
    Annabelle 3: De Volta para Casa
    3,8
    Diretor: Gary Dauberman
    Elenco: Mckenna Grace, Madison Iseman, Katie Sarife
    Trailer
    Todos os melhores filmes em cartaz
    Back to Top