Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Coletivo feminista demanda remoção de estátua de Woody Allen na Espanha
    Por Renato Furtado — 27/01/2018 às 09:23
    facebook Tweet

    A petição foi iniciada após o ressurgimento da controvérsia envolvendo o diretor, acusado de abuso sexual por sua filha, Dylan Farrow.

    Celebrado mundialmente por causa de sua vasta e influente filmografia, Woody Allen recebeu uma importante honraria da cidade de Oviedo, na Espanha, em 2003: uma estátua de bronze em tamanho real, erguida em uma rua de comércio do local para homenagear o criador de filmes como Noivo Neurótico, Noiva NervosaHannah e Suas Irmãs - posteriormente, o realizador devolveria a cortesia ao município espanhol, elegendo-o como um dos cenários de Vicky Cristina Barcelona. Entretanto, mesmo um sólido tributo como uma estátua pode ser desaparecer. É esta a intenção de um coletivo de mulheres espanhol - a Organização Feminista de Astúrias -, que demanda a remoção da estátua de Allen por causa das denúncias de abuso sexual contra o cineasta feitas por sua própria filha, Dylan Farrow (via O Globo).

    De acordo com a associação, a remoção da estátua seria uma forma de encerrar a homenagem ao "abusador e pervertido" Allen; representas da cidade de Oviedo já declararam que vão considerar a solicitação nas próximas reuniões municipais. Caso o pedido do coletivo seja acatado, a remoção da estátua representará mais um capítulo da trajetória de reveses sofridos pelo realizador desde que os assédios sexuais do ex-produtor Harvey Weinstein foram revelados no último mês de outubro, iniciando um amplo e poderoso movimento contra abusos sexuais em Hollywood. Não demorou, então, para que o caso Farrow-Allen fosse trazido de volta à baila e para que as alegações da filha do cineasta provocassem uma inédita onda de rejeição ao diretor e à sua filmografia.

    Woody Allen se pronuncia sobre as acusações de abuso sexual de sua filha, Dylan Farrow

    Nos últimos meses, atores como Timothée ChalametRebecca Hall - que fazem parte do elenco de A Rainy Day in New York, vindouro filme do nova-iorquino - doaram os cachês recebidos durante a produção para o movimento Time's Up, organizado para apoiar as vítimas de assédios sexuais; as atrizes Greta Gerwig e Ellen Page, por sua vez, manifestarem arrependimento por terem trabalhado com Allen. E além de ter perdido apoio de colaboradores antigos e da reprovação de coletivos feministas, Allen também foi criticado por Natalie Portman e Reese Witherspoon, que pediram para que seus colegas parassem de aceitar papéis nos filmes de Allen e declararam acreditar nas alegações de Farrow. As denúncias da filha do cineasta foram investigadas, ainda na década de 1990, pelo departamento de serviço social de Nova Iorque e por uma junta de médicos especializada em abuso infantil, mas nenhum índicio de molestamento foi encontrado.

    Fontes da Vulture acreditam que o lançamento de A Rainy Day in New York - que supostamente inclui uma cena de sexo entre uma adolescente e um homem de meia-idade, uma fantasia constante nos controversos arquivos pessoais de Allen - possa ser prejudicado pelo ressurgimento das alegações. Segundo a reportagem, o Amazon Studios, companhia responsável pela produção e distribuição de A Rainy Day in New York, estaria estudando lançar o longa apenas na plataforma de streaming da empresa, o Amazon Prime. Entretanto, outras fontes consultadas pela reportagem acreditam que a estreia da vindoura obra nos cinemas não será afetada.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Elias Sandes
      Bem,não estou do lado de Feministas nem de Woody Allen,mas essa coisa de empresas reduzirem o número de funcionárias é péssimo e chato. Espero poder ver nos próximos anos uma calmaria e mais maturidade em tudo que está ocorrendo no mundo em geral e mais respeito e valorização a aqueles que amamos,inclusive no relaciomento entre pais e filhos.
    • Bruno Sampaio
      ``decepções e imoralidades`` causadas por essas feministas, depois dessa onda de acusações varias empresas reduzirão o numero de fucionarios do sexo feminino.
    • Elias Sandes
      Bem,o alvo da polemica foca-sse na filha dele,que o acusa de abusos. Pessoas como nós,que nem fazemos parte da família dele, não estamos lá nos esforçando para comprovar se é verdade ou não,mas os fatos estão aparendo e inundando os tabloides, entre outros casos casos semelhantes. Pessoas como ''NÓS'' não vamos acusar falsamente pessoas com Allen,mas também não vamos ignorar os fatos e continuar mantendo um sorrisinho qualquer. Por isso existe a dúvida para aqueles que realmente tem algum apego ao trabalho desse cinesta,e para mim,só resta lamentar o ocorrido e rezar todos os dias para a MINHA filha crescer e se desenvolver em um mundo onde não haja tantas decepções e imoralidades.
    • Danilo
      Na boa....o cara foi acusado, investigado e inocentado!!! E muita sacanagem colocar ele no mesmo balaio do Harvey Weinstein, que assediou estuprou e montou uma verdadeira máquina de guerra, pra impedir suas vítimas de se pronunciar e comprou o silêncio, muito conveniente e conivente, dessas mesmas pessoas que agora querem pregar o Allen numa cruz!!! Estão certas ?! É claro que estão!!! Os errados são aqueles que veem o Woody Allen ser execrado publicamente por um crime que já foi inocentado e não fazem nada!!!
    • Bruno Sampaio
      Vergonha é fica do lado dessas pessoas que acusam falsamente pessoas como Allen.
    • Bruno Sampaio
      Elas não querem direitos iguais, querem pvilegios.
    • Bruno Sampaio
      James Franco foi uma das vítimas delas.
    • Pessoa
      Na mídia que crucifica Woody Allen só saem as reações negativas mas ignora as mais sensatas como a de Cherry Jones, atriz ganhadora do Tony e Emmy que também trabalhou em “Rainy Day”.Ela disse: Há aqueles confortáveis em suas certezas, Eu não estou. Eu não conheço a verdade. Quando condenamos por instinto nossa democracia está numa ladeira escorregadia.”
    • Peter Spielberg
      A senhora já tomou seu gadernal hoje ?Olha a menstruação deve tá atrasada , vá se tratar.
    • Pedro M.
      Como dizia um certo filme: Reputação. Uma vida pra construir, um segundo pra destruir.
    • Vitor
      Feminista, eca!!!
    • Nicolas_RS
      Tenho a impressão que todo homem que não simpatiza com essa causa nojenta das feministas é acusado de ser estuprador.
    • Junior
      Feministo detect! tapete de fêmea detect!!!sai de reto bicho ruim.
    • Elias Sandes
      Não sei que comentário faria a respeito,apenas peço RESPEITO as mulheres. Por outro lado,apesar de desde a juventude acompanhar o trabalho desse cineasta e não ter muita afeição por seus filmes,muitos chatos se comparados a diversos dramas de comédia feitos por outros diretores,creio que isso de remover estátuas é perda de tempo,ou não. Não sei. Se querem remover,que removam logo de uma vez. Agora,se tem algo que posso mesmo dizer são duas coisas: me decepcionando cada vez mais com ''ídolos'' que admirava bastante; e observando como tais polemicas tem degradado bastante ao que se refere a sétima arte nos EUA. Queria fechar os olhos a cada noticia e ''revelação'' surgida,mas seria o mesmo que ignorar tantos fatos hediondos relacionados a assédios. Sinto muita vergonha,sinceramente.
    • Peter Spielberg
      Tem que ter muita determinação pra visitar a Espanha só por causa de um filme de Woody Allen
    • Peter Spielberg
      Nossa a senhora desocupada tá revoltada
    • Jc V.
      Podem tirar, desde que devolvam pra ele os milhões de euros em turismo que Vicky Cristina Barcelona gerou pra Espanha. Daí seria justo
    • Junior
      Ah claro! só por que um band* de desocupad*s feminist*s quiseram a estatua sera removida. Quem liga para essas doent*s!? são bich*s despr*zíveis.
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    O Poço Trailer Original
    Minha Mãe É uma Peça 3 Trailer
    Dois Irmãos - Uma Jornada Fantástica Trailer (3) Dublado
    Aves de Rapina Trailer Legendado
    Sonic - O Filme Trailer (2) Legendado
    Velozes & Furiosos 9 Trailer Legendado
    Todos os últimos trailers
    Últimas notícias de cinema
    8 filmes do Studio Ghibli para ver na Netflix
    NOTÍCIAS - Visto na Web
    sexta-feira, 3 de abril de 2020
    SXSW: Após ser cancelado, festival irá acontecer na Amazon Prime
    NOTÍCIAS - Visto na Web
    sexta-feira, 3 de abril de 2020
    Candyman, novo filme de Jordan Peele, é adiado por causa do Coronavírus
    NOTÍCIAS - Visto na Web
    sexta-feira, 3 de abril de 2020
    Últimas notícias de cinema
    Melhores filmes em cartaz
    O Destino Bate à sua Porta
    3,5
    Diretor: Bob Rafelson
    Elenco: Jack Nicholson, Jessica Lange, John Colicos
    Sinfonia da Necrópole
    3,2
    Diretor: Juliana Rojas
    Elenco: Eduardo Gomes, Luciana Paes, Hugo Villavicenzio
    Trailer
    Sangue Azul
    3,1
    Diretor: Lírio Ferreira
    Elenco: Daniel de Oliveira, Caroline Abras, Sandra Corveloni
    Trailer
    Jardim de Guerra
    Jardim de Guerra
    3,0
    Diretor: Neville D'Almeida
    Elenco: Joel Barcellos, Zózimo Bulbul, Hugo Carvana
    Rio Babilônia
    Rio Babilônia
    2,9
    Diretor: Neville D'Almeida
    Elenco: Joel Barcellos, Christiane Torloni, Jardel Filho
    Castanha
    Castanha
    3,3
    Diretor: Davi Pretto
    Elenco: João Carlos Castanha, Celina Castanha, Francisco Jairo da Silva
    Trailer
    Todos os melhores filmes em cartaz
    Back to Top