Minha conta
    Festival do Rio 2017: Com Daniel de Oliveira, Aos Teus Olhos traz à tona o debate do linchamento virtual

    Filme de Carolina Jabor que aborda suspeita de pedofilia atualiza temática do dinamarquês A Caça.

    Culpado ou inocente? Numa época em que o linchamento virtual pipoca nas redes sociais, a diretora Carolina Jabor (Boa Sorte) apresenta uma trama que parece ter sido filmada ontem, de tão atual. Aos Teus Olhos conta a história de um professor de natação, vivido por Daniel de Oliveira, que é acusado de beijar um aluno na boca. O filme estreou no Festival do Rio na noite deste sábado, 07, competindo na Première Brasil.

    "Para mim, o que interessa, no cinema, quando a realidade é tão avassaladora, é falar sobre o que está acontecendo, a vida que a gente está vivendo", declarou a diretora ao AdoroCinema, no tapete vermelho. Na trama, assim que o menino de 11 anos diz para a mãe (Stella Rabelo) que foi beijado pelo instrutor, ela logo explana o caso nos grupos dos pais no WhatsApp e Facebook.

    "O filme se passa todo em um dia só, então os personagens não têm muito tempo de raciocínio", adianta a atriz Malu Galli, que vive a diretora do clube onde Rubens (Daniel) trabalha. "Eu acho que a gente ainda não sabe lidar [com essa rapidez da 'informação']", conclui.

    Aos Teus Olhos é baseado em um texto para o teatro assinado pelo autor catalão Josep Maria Miró. "A peça era sobre uma condenação antes do julgamento e isso é filho da internet, do estado virtual que a gente vive hoje. As pessoas lincham sem saber, comentam sem ver", opina Jabor.

    No cinema, a trama ecoa o ótimo A Caça (2012), do diretor dinamarquês Thomas Vinterberg, indicado ao Oscar de filme estrangeiro - e que rendeu a Mads Mikkelsen (Doutor Estranho) o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes. Daniel não recusa a comparação. "A Caça é um grande filme. A gente usou [como referência], mas foi contar a nossa própria história".

    Numa edição que tem sete entre os nove filmes selecionados para a Première Brasil dirigidos - ou codirigidos - por mulheres, Carolina Jabor diz que lida com naturalidade com o destaque feminino. Mas, apesar das mulheres serem minoria, ainda, por trás das câmeras, ela também comemora: "Um pouco de esperança há de se ter".

    Aos Teus Olhos ainda não tem data de estreia fixada.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top