Minha conta
    Festival do Rio 2017: Abertura conta com emocionante defesa da cultura e protesto contra censura

    Começou!

    "Está aberta a maratona cinéfila do Rio de Janeiro!"

    A tradicional frase de abertura do Festival do Rio neste ano trouxe contornos mais políticos. Não apenas devido à crise econômica, que tem (também) afetado todos os eventos culturais realizados no país, mas especialmente pelos protestos acerca da recente proibição a mostras e exposições no Rio de Janeiro. Vale lembrar que a polêmica exposição Queermuseu, encerrada abruptamente em Porto Alegre, estava programada para o Museu de Arte do Rio e foi repentinamente cancelada, devido ao veto do prefeito Marcelo Crivella.

    Com cartazes onde se lia "Censura Nunca +", artistas como o diretor Luiz Carlos Lacerda e as atrizes Mariana XimenesDébora Bloch desfilavam pelo Odeon, palco da abertura do Festival do Rio. Em discurso emocionado, a diretora artística Ilda Santiago clamou pelo apoio à cultura.

    "A gente aposta naquilo que somos capazes de fazer. Apostamos não na tolerância, mas no amor e no exercício do diferente, do novo. O exercício do que incomoda. É isso que todos nós precisamos aprender. [..] O Festival do Rio é na verdade um presente em que a gente entrega para a cidade em um ano que, realmente, entregar este presente é mais importante do que tudo. Temos um país nas mãos, por favor avancem e apoiem a cultura. É muito importante."

    A escolha do filme de abertura não poderia ser mais oportuno. Vencedor do Festival de VenezaA Forma da Água é um verdadeiro libelo ao amor livre, através de uma fábula ao mesmo tempo nostálgica e corajosa, pela inserção de elementos envolvendo sexo e violência. Confira nossa crítica!

    Pelo quinto ano consecutivo, o AdoroCinema é parceiro oficial do Festival do Rio e, a partir de hoje, trará a você uma ampla cobertura que contará com notícias, críticas e entrevistas no site e também os bastidores da nossa maratona através do Instagram Stories, em @adorocinema. Fique de olho, a maratona cinéfila está só começando ;-)

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top