Minha conta
    Cine Ceará 2017: Dose dupla de filmes ruins

    Triste dia na programação do festival.

    "Qual foi o pior filme da noite, o brasileiro ou o dominicano?" Ó dúvida cruel...

    Esta era a pergunta inevitável que rondava os jornalistas logo após a programação desta quarta do Cine Ceará. A única noite em que dois longas foram exibidos foi também aquela de pior qualidade. Tanto o brasileiro Pedro Sob a Cama quanto o dominicano O Homem que Cuida possuem problemas sérios, tanto técnicos quanto narrativos.

    Dirigido por Paulo Pons (Vingança), Pedro Sob a Cama traz a história de uma tragédia familiar que afasta por anos um homem, seu filho e o enteado. Com problemas de enquadramento, na captação do som e até mesmo de foco, o longa protagonizado por Fernando Alves Pinto sofre com as limitações técnicas, em parte decorrentes de seu mínimo orçamento de R$ 150 mil. Para piorar, a qualidade da cópia enviada ao festival foi bastante problemática, prejudicando ainda mais o longa-metragem.

    O segundo filme da noite foi a coprodução República Dominicana/Brasil O Homem que Cuida, dirigida por Alejandro Andújar, que aborda vários tipos de preconceito - de cor, de gênero e de classe social - ao acompanhar o cotidiano de Juan (Héctor Aníbal, inexpressivo), que cuida de uma casa à beira-mar. Por mais que as intenções sejam bastante semelhantes às do brasileiro A Frente Fria que a Chuva Traz, no sentido de apontar - e, indiretamente, criticar - o comportamento da elite jovem local, o filme empaca no desenvolvimento da narrativa, que transcorre sem qualquer conflito. Trata-se de um mero retrato passivo da situação, agravado pela má atuação de boa parte do elenco. Confira nossa crítica!

    O Cine Ceará segue nesta quinta-feira, com a exibição de três curtas e o longa cubano Últimos Dias em Havana. Acompanhe nossa cobertura diária no AdoroCinema, pelo site e também pelo Instagram Stories (@adorocinema).

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top