Minha conta
    Top 10: As maiores personalidades do cinema brasileiro em 2016

    Terceira edição.

    Não é só de reuniões de famílias, presentes que serão trocados (sua tia não acerta mesmo o seu número, não é?) e rabanadas que se faz um fim de ano. Dezembro está aí e, além do calor, o último mês do calendário gregoriano faz chover uma infinidade de listas retrospectivas.

     

    No AdoroCinema não é diferente. E, para inaugurar o inventário de 2016, divulgamos o já tradicional (é terceiro ano consecutivo, vai...) top 10 das maiores personalidades do cinema brasileiro.

    Escolhidos pelos editores do portal, são nomes que estiveram no centro dos debates (amigáveis ou não); que deram a volta por cima; que comeram pelas beiradas; que apontaram tendências; que emendaram um lançamento no outro; que, enfim, emocionaram de alguma forma, contribuindo para a longevidade do nosso cinema.

    Chegou a hora de reconhecer essa gente bronzeada que mostrou seu valor no ano que (quase) passou.

    10. Juliana Rojas

    Depois da parceria com Marco Dutra em curtas-metragens e no premiado Trabalhar Cansa, Juliana Rojas voou solo na direção de um longa-metragem de ficção com um musical (!) de horror (!!) Lançado em abril, Sinfonia da Necrópole (que ela assina como diretora, roteirista e compositora da trilha) trouxe um baita frescor para o cinema nacional, depois de ter sido premiado nos festivais de Paulínia, Gramado e Vitória. Em 2016, Juliana ainda fez parte do badalado time de autores do texto de Supermax, da TV Globo. Para 2017, ela retoma a sociedade com Dutra em As Boas Maneiras, história de uma criança misteriosa da qual nenhuma babá dá conta. Olho nela.

    9. Kéfera

    Com a gritante (literalmente?) audiência dos youtubers, não demorou para que os produtores e distribuidores brasileiros resolvessem investir na migração dos astros da internet da telinha do celular para a tela grande do cinema. Se havia alguma dúvida (plataformas diferentes; linguagens distintas; público divergente; sim, havia várias) de que o upgrade, por assim dizer, não funcionaria, os fãs de Kéfera Buchmann compareceram em peso para tranquilizar o mercado. O sucesso de É Fada, com mais de 1,5 milhões de ingressos vendidos, impulsionou um nicho que segue agora com o lançamento de Eu Fico LokoInternet – O Filme já em janeiro de 2017. De quebra, ela ainda conseguiu desengavetar a estreia do drama O Amor de Catarina, rodado em 2014.

    8. Halder Gomes

    James Cameron do Ceará conseguiu de novo. Três anos depois de atrair mais público do que Titanic aos cinemas do estado nordestino, com Cine Holliúdy, Halder Gomes reencontrou o sucesso. Lançado em outubro, O Shaolin do Sertão foi visto por mais de 600 mil espectadores, cerca de cem mil a mais do que a produção anterior, feito que é um verdadeiro papôco de pai d´égua. Com tanta brilhantura, as aventuras de Aluísio Li (Edmilson Filho) já têm sequência garantida.

    7. Eryk Rocha

    O filho do lendário Glauber Rocha foi buscar no passado o motivo que o tornou tão relevante em 2016. Cinema Novo estreou no prestigiado Festival de Cannes e saiu da Riviera Francesa com o prêmio L'Oeil d'Or (“Olho de ouro”) de melhor documentário. Selecionado para abrir a última edição do tradicional Festival de Brasília, o longa-metragem de Eryk Rocha sobre o movimento cinematográfico dos anos 1960 “oferece uma reflexão sobre o cinema brasileiro no sentido de buscar um cinema popular e as dificuldades em ser visto pelo próprio público”, atesta o AdoroCinema.  

    6. Erlanes Duarte

    Quem?! Você pode até nunca ter ouvido falar de Erlanes Duarte, mas só se você não mora no Maranhão. Lá – e só até o último dia 6 –, Muleque Té Doido 2: A Lenda de Dom Sebastião já tinha sido visto por mais de 55 mil espectadores. Detalhe: o filme está em cartaz em apenas seis salas. E, caso você esteja se perguntando, sim, se trata de uma continuação. O primeiro, Muleque Té Doido, foi lançado em 2014. Ou seja, se Halder Gomes é o James Cameron do Ceará, seria Erlanes Duarte o Halder Gomes do Maranhão? Hein?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top