Minha conta
    Exclusivo: Conversamos com Timothy Zahn, autor de livros do universo Star Wars, na Jedicon

    Escritor veio ao Brasil divulgar a Trilogia Thrawn.

    Você pode até não saber mas Star Wars vai muito além dos filmes e das séries de TV voltadas para as crianças. A franquia de Guerra nas Estrelas está presente também na literatura e nos quadrinhos. Um dos principais autores de obras que expandem o universo criado por George Lucas é Timothy Zahn.

    O escritor americano veio ao Brasil para divulgar os livros da "Trilogia Thrawn" (que consiste em "Herdeiros do Império", "Ascensão da Força Sombria" e "O Último Comando"), lançados originalmente de 1991 a 1993 e relançados com uma nova tradução para o português em 2014 e 2015.

    Zahn esteve presente na Jedicon, convenção de fãs de Star Wars que aconteceu no último fim de semana. O simpático autor bateu um papo exclusivo com o AdoroCinema. Ele falou sobre sua inspiração para escrever os livros, comentou sobre a expectativa do novo filme e contou como foi ser a primeira atração internacional da história do evento.

    Sobre a Jedicon

    Zahn contou que ser convidado para a Jedicon foi "uma grande honra", afinal, ele já estava agendado para vir à Comic-Con Experience (CCXP), que acontece no próximo fim de semana em São Paulo, e ficou sabendo que, uma semana antes, aconteceria a convenção de Star Wars. Então, aproveitou a oportunidade.

    Ele e a esposa vieram ao Brasil no ano passado, na primeira edição da CCXP, e Zahn afirmou que, em todos os encontros brasileiros, os fãs foram "muito entusiasmados, acolhedores, amigáveis, pessoas muito legais. Nós gostamos desse país".

    Inspiração

    O autor contou que ama Star Wars e aprecia muito poder escrever esses livros, que são considerados por muitos fãs como a continuação oficial da trilogia original, passado depois de O Retorno de Jedi. Quanto à inspiração para suas histórias, ele disse que olha o universo Star Wars e pensa "o que poderia acontecer aqui? Qual seria uma trama interessante, com personagens interessantes?". "É meu trabalho criar esse tipo de narrativa e descobrir como escrevê-la", explicou.

    Ele também comentou o fato de o livro ter sido lançado no início dos anos 90 nos Estados Unidos e no Brasil e publicados novamente no ano passado, com a nova tradução brasileira. Zahn afirmou que a reação dos fãs tem sido incrível, especialmente porque os livros são novos para muitos leitores brasileiros.

    Sobre Star Wars - O Despertar da Força

    Quando perguntado sobre o novo filme da franquia, Timothy Zahn comentou: "Eu não sei nada sobre ele [Star Wars - O Despertar da Força], exceto os trailers. Eu evito os spoilers e outras informações, porque eu quero assistir sabendo o mínimo possível. Parece que vai ser bom. Estou esperando que seja a mesma experiência que eu tive em 1977 quando o primeiro Guerra nas Estrelas chegou às telas. Então, estou esperando o melhor. Certamente, estarei lá para ver".

    O autor também afirmou que não sabe se o enredo do Episódio VII terá algum elemento de seus próprios livros: "Eles [Lucasfilm] disseram que não vão seguir o enredo de nenhum dos livros ou quadrinhos, mas podem pegar emprestado alguns pedaços, personagens ou cenas, termos, coisas assim. Nós [autores de livros] não sabemos o que eles vão fazer. Eles não precisam falar com os escritores sobre isso porque são donos de todo o material de Star Wars. Então, se algo meu ou de outro autor for usado, ficaremos muito contentes mas não saberemos até vermos nas telas nós mesmos".

    Divulgação/Conselho Jedi RJ

    Representação nas telas e em produtos de Star Wars

    Segundo Zahn, muitas pessoas de fato lhe falaram que gostariam de ver algo dos livros e quadrinhos nos filmes e em outros produtos, mas que nem mesmo ele sabe se isso vai acontecer, pois a Lucasfilm é muito silenciosa sobre revelar informações. "Alguns personagens meus apareceram nos videogames de Star Wars há muitos anos e eles nunca me falaram nada sobre isso. Eu tive que esperar que alguém jogasse o jogo e me dissesse 'oh, o seu personagem Thrawn está neste videogame!'", afirmou. "Então, será a mesma coisa com os filmes. Se tiver algo meu lá, eu não saberei até ver."

    Quando perguntado sobre qual personagem seu ele gostaria de ver nas telonas, Zahn disse: "Eu provavelmente colocaria Mara Jade ou o Grande Almirante Thrawn, mas eu acho que, para efeitos de um filme, Thrawn provavelmente seria melhor, porque acho que seria mais fácil para ele se encaixar na grande batalha épica da saga, como Rebelde Vs Império ou Nova República Vs seja quem for. Eu gostaria de ver qualquer um desses dois, mas qualquer personagem meu... Talon Karrde, eu me contentaria com Ghent, o hacker de computador... Seria ótimo ter qualquer coisa minha lá [nas telas]. Mas teremos que esperar para ver."

    Para quem não sabe, na trilogia de livros de Zahn, Mara Jade é uma agente do Imperador Palpatine enviada para matar Luke Skywalker. Após enfrentá-lo diversas vezes, os dois acabam se apaixonando. Thrawn é o último grande comandante do Império Galático, sendo um inimigo da Nova República e dos Jedi, após a queda do Imperador. Já Talon Karrde é um contrabandista que dominou o mercado de informações do submundo, enquanto Ghent é um associado de Karrde, também contrabandista, cuja especialidade é hackiar computadores.

    Vale lembrar que Star Wars - O Despertar da Força chega aos cinemas dia 17 de dezembro.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top