Minha conta
    Jedicon: Confira como foi o evento de fãs de Star Wars

    Casamento Jedi, presença de autor internacional, arena Jedi para as crianças, cosplayers... Vem ver as fotos!

    A principal convenção brasileira de fãs de Star Wars aconteceu neste fim de semana, dias 28 e 29 de novembro, no Planetário do Rio de Janeiro. Para quem não sabe, estamos falando da Jedicon.

    Organizada pelo Conselho Jedi RJ (CJRJ), a 11ª edição do evento foi realizada graças ao financiamento coletivo de fãs. Segundo um dos fundadores do CJRJ, Henrique Granado contou ao AdoroCinema que em 2014 a Jedicon não ocorreu, porque eles não conseguiram aprovação da Lei Rouanet a tempo e, como consequência, não conseguiram patrocínio. Sem dinheiro e com medo de não satisfazer a expectativa do público, eles decidiram que não fariam o evento.

    "Mas, dessa não realização, vieram várias mensagens de apoio, várias sugestões bem bacanas de fãs e tal, entre elas, essa ideia do crowdfunding [financiamento coletivo], que a gente já conhece mas em nenhum momento tinha pensado em fazer", afirma. Resultado: conseguiram quase chegar à terceira meta estipulada, atingindo mais de 40 mil reais. O financiamento foi uma ótima oportunidade de chamar a atenção de empresas que "passaram a acreditar mais no evento este ano" e resolveram patrocinar a Jedicon.

    A grande festa em comemoração aos 18 anos do Conselho Jedi RJ contou com a apresentação do humorista Fernando Caruso e da radialista Mariana Mel, além de inúmeros fãs fantasiados - tanto crianças quanto adultos. Entre as atrações, estiveram palestras; concursos de cosplay; um espaço temático para os jovens padawans - com arena Jedi, contação de histórias Jedi e oficina de sabre de luz -, e o lançamento do livro Almanaque Jedi, feito por Henrique e por Brian Moura, membros fundadores do CCRJ. Sobre a ideia do livro, Granado contou que foi uma surpresa e a oportunidade de mostrar o poder que o fã tem hoje em dia: "a gente recebeu um convite da editora Leya pra escrever um almanaque, uma coletânea de curiosidades e dicas e coisas sobre fãs, escrito por fãs. A gente tem muita bagagem de fã. Se for contar todas as conversas de bar que a gente teve nesses 18 anos, a quantidade de informação legal que a gente tem pra passar é absurda, dá pra fazer 20 almanaques. Esse livro mostra o poder que o fã 'tá' construindo como formador de opinião".

    Um dos principais destaques foi a presença da primeira atração internacional da Jedicon, Timothy Zahn, autor da Trilogia Thrawn, que expande o universo de Star Wars em livros e quadrinhos. Em breve, você confere uma entrevista exclusiva com o autor, aqui no AdoroCinema.

    Sobre a vinda do escritor, Granado explica que o nome de Zahn é cogitado desde a primeira edição do evento: "A gente falava 'deve ser impossível trazer um George Lucas, um Mark Hamill, um Harrison Ford', não parecia uma coisa muito realista trazer um grande ator como esse. Então, a gente pensou: 'quem são os caras que a gente consegue trazer?' Ou um ator coadjuvante ou alguém que não está ligado aos filmes diretamente. O Timothy Zahn sempre foi o ídolo do universo expandido, a estrela maior, porque os livros dele são os mais cultuados. E nós todos somos muito fãs do Zahn, então o nome dele já é falado desde 99. Ter a oportunidade de trazê-lo como a primeira atração internacional é quase que uma profecia cumprida, sabe?". 

    Além disso, outra importante atração foi o primeiro Casamento Jedi do mundo, ministrado por ninguém menos que Darth Vader. O casal Vivian Mariano e Francisco Dos Anjos entraram ao som da trilha de John Williams e trocaram alianças - temáticas, é claro! - na cúlpula Galileu Galilei do Planetário. A cobertura completa do evento você vai conferir em breve aqui no site.

    Veja na galeria acima algumas imagens do evento.

    Star Wars - O Despertar da Força vem aí em 17 dias! Preparados para o dia 17 de dezembro?!

    A entrada da Jedicon!

    Um Tusken, do Povo da Areia.

    Yoda crescido.

    Anakin Skywalker e Rainha Amidala.

    A abertura da Jedicon contou com apresentação do humorista Fernando Caruso e da radialista Mariana Mel e, é claro, com a presença dos membros do Conselho Jedi RJ Brian Moura e Henrique Granado.

    Parte dos painéis do evento ocorreu na Cúpula Carl Sagan, do Planetário do Rio de Janeiro.

    Mini Rey e Jedi.

    Lord Sith, Princesa Leia Escrava e Jedi.

    Clone de Hayden Christensen, quer dizer, Anakin Skywalker, ao lado da Senadora Amidala.

    Darth Maul.

    Jedi.

    O AdoroCinema entrevistou Timothy Zahn, o autor da Trilogia Thrawn, livros que expandem o universo de Star Wars. A entrevista você confere em breve aqui no site.

    Timothy Zahn enfrenta Anakin Skywalker.

    Espaço Padawan: área infantil da Jedicon.

    Mini Darth Vader luta com Mini Anakin Skywalker.

    Luta de sabres de luz.

    Amarelinha de uma galáxia muito, muito distante.

    Na Arena Jedi, os jovens padawans enfrentam o mestre em uma luta de sabres de luz.

    Mini Darth Vader Stormtrooper mini Jedi.

    Princesa Leia.

    Darth Maul, Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker.

    Kylo Ren.

    Rey e Senadora Amidala.

    Han Solo e Princesa Leia.

    Uma das exposições do evento era a Rio de Jedi, com imagens de Fabio Seixo, do Jornal O Globo, mostrando personagens de Star Wars em pontos turísticos do Rio de Janeiro.

    Outra era a exposição de Esculturas de Papel. Na imagem: Doctor Who e um Dalek.

    Curso de design de jogos com moldes feitos na hora.

    O Jedicon foi palco do primeiro Casamento Jedi da galáxia.

    A cobertura completa da cerimônia você vai conferir em breve aqui no AdoroCinema. Na foto: nosso editor Francisco Russo e os noivos Vivian e Francisco.

    A noiva Vivian Mariano, caracterizada de Princesa Leia.

    O noivo Francisco Dos Anjos, vestido de Jedi.

    A certidão de Casamento Jedi.

    Recepção de Sabres de Luz na saída da cerimônia.

    O bolo, em formato de R2-D2, trazia como enfeite bonequinhos de Han e Leia.

    Os noivos cortando o bolo e celebrando o seu matrimônio.

    Na decoração, não podia faltar o capacete de Darth Vader.

    Agora adivinha quem realizou o casório. Lord Vader, é claro!

    E quem levou as alianças? R2-D2 em tamanho natural, que anda igual ao robozinho no filme. Antes da cerimônia, tinha até fila para tirar foto com ele!

    O AdoroCinema fez uma cobertura especial do evento e perguntou aos fãs sobre a expectativa do novo filme, Star Wars - O Despertar da Força. Entre os entrevistados, esteve Darth Vader...

    E, também, um stormtrooper.

    Sem contar em Kylo Ren e Rey (será que o Lado Negro e o Lado da Luz podem formar um casal?!).

    E em uma dupla de Jedi que acompanhava a Princesa Leia. O vídeo você confere em breve aqui no AdoroCinema.

    Para encerrar a convenção, o show da banda Stormtroopers do Sucesso, tocando sucessos do cinema e TV em ritmo de rock 'n' roll.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top